domingo, 3 de novembro de 2013

Há Esquilos em Monsanto!

Não, não me dediquei à observação da fauna de Monsanto. Os "Esquilos" a que me refiro não são os pequenos mamíferos roedores que habitam a floresta mas uma outra espécie. Uma espécie em clara expansão, uns "loucos" que diariamente invadem Monsanto às 6h da manhã, e com os seus pirilampos à cabeça deambulam pelos trilhos.
Cartaz retirado do grupo do Facebook
O mundo é feito de coincidências, mas acabamos sempre por nos surpreender quando nos acontecem a nós. Nestes últimos tempos tenho sofrido de uma "maleita" conhecida por "apelo dos trilhos". Começou com uma vontade de fazer rampas, mas depressa escalou para a procura de provas em trilhos e finalmente a procura de locais para treinar. Meti na cabeça que havia de ir treinar para Monsanto, mas como conheço muito mal o local fui à procura de percursos no Explorer do Sporttracker. Comecei a clicar em alguns treinos aleatoriamente e começo a reparar que existem imensos, e de utilizadores diferentes, com a label "Treino dos Esquilos". Fiquei curioso e fui procurar na net. Encontrei algumas referências mas nada de muito concreto. 

No final desse mesmo dia, ao actualizar o meu treino no Endomondo, fui cuscar os treinos no Sílvio. Qual é o meu espanto quando reparo que um dos seus últimos treinos também contem a palavra "Esquilos". Envio-lhe longo um email a pedir mais informações. Nesse mesmo dia sai no "SOL" uma reportagem sobre Corrida, em que um dos temas abordados são os treinos à hora do Esquilo. E foi deste modo que tomei conhecimento do grupo do Facebook denominado "Loucos Trail Running" que dinamizam todos os dias, à "Hora do Esquilo", das 6h às 7h da manhã, treinos pelos trilhos de Monsanto.

Foto da reportagem do SOL
Mais uns emails trocados, uma ida a correr na segunda-feira à noite à Decathlon para comprar um frontal, e terça-feira às 6h estou a estacionar o carro na estrada do penedo para o meu primeiro treino com os "Esquilos".

E que treino... Foi fantástico. Acho que nunca me tinha divertido tanto a correr como naquela manhã. Foram trilhos como eu nunca tinha feito (e que sozinho nunca teria a coragem de os fazer...). Era um sobe e desce constante com a adrenalina sempre a bombar. E a cereja no topo foi o correr à noite. Embora já tivesse corrido sem Sol, era sempre por alcatrão e com a presença de candeeiros, correr no breu por carreiros só com a luz do frontal é toda uma nova injeção de adrenalina. Na minha perspectiva foi um treino duro, mas como após cada súbida mais exigente aguardava-mos que o grupo se reunisse dava para recuperar um pouco (a opinião dos experts é que tinha sido um treino "sereno"...).
Acabámos com o nascer do Sol e uma vista magnifica sobre Lisboa.
No final do dia ainda tinha o sorriso na boca e no trabalho já ninguém me podia ouvir falar das maravilhas de ir correr às 6h da manhã...

Cheguei a casa e após engulir o meu orgulho fui criar um perfil no Facebook só para poder aderir ao grupo. Sempre fui um "facebook-excluido" por opção e um cético das redes sociais por convicção. Mas a "pancada" foi tão forte que tive de rever as minhas crenças e no dia seguinte aturar a zombaria dos meus caros colegas.

Mal podia esperar por voltar, e na sexta-feira voltei a correr com os "Esquilos". Acho que estou viciado...

14 comentários:

  1. É viciante não é? :) Esta semana devo ir na 4f ou 5f. Lá nos encontraremos. 1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito viciante... Em principio vou ter que passar esta semana para ver se ponho o pé bom, não quero voltar a atrasar o grupo por minha causa...
      Boas corridas! Um abraço.

      Eliminar
  2. AHAHAHA O Rui já tem facebook!!!
    (só porque a "zombaria" não pára por ser fim de semana!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, efectivamente um deve assumir as suas falhas, e a verdade é que há algo de corruptivo no FB que nos faz querer adicionar mais e mais amigos... :P
      Boas corridas caso não sejas um dos meus colegas, e vai mas é correr se fores!

      Eliminar
  3. Ahahaha....olha outro...até nisso somos parecidos. Andei a "fugir" das redes sociais enquanto pude, até que descobri que ficava de fora de muita coisa relacionada com a corrida e converti-me :)
    Pronto...já tens aí uns amigos com quem treinar e evoluir pelos trilhos fora....pelo menos até nascer a tua filhota :) (esta agora foi das rasteiras, com direito a cartão vermelho e tudo :D).
    Grande abraço Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, ia responder ao teu comentário mas a minha linda esposa já se antecipou ;)
      Boa recuperação do empeno de ontem. Abraço!

      Eliminar
  4. Olá, já há muito que ando para comentar por aqui...e já o tinha dito ao Rui :) nem de propósito o comentário do Carlos :D Já avisei o Rui que o vício vai durar pouco tempo, o vício maior será acordar à "hora do esquilo" mas para mudar fraldas :D Quando tudo estiver mais calmo depois pode voltar aos vícios antigos.

    Carlos li uma vez que não tinhas consegui converter a tua Inês às corridas, mas o Rui conseguiu ;) , eu já corria e estava a gostar mas como deves calcular tive que parar desde Março...agora vou querer começar tudo de novo e o Rui vai ter que entrar em acção...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês....é assim mesmo, rédea curta aí no homem :) .... e não te preocupes, pq com as noites mal dormidas ele não vai ter grande vontade em dar à sola...lol....tou a brincar...tudo se resolve, haverá tempo para tudo.
      O mais importante é que vai correr tudo bem, a miúda vai ser calminha e dar pouco trabalho...assim tu podes voltar às corridas enquanto o menino Rui fica a dar o biberão, a mudar a fralda, adormece-la, mudar a fralda, ela fica com soluços pq apanhou frio ao mudar a fralda, lá tem que beber mais um bocadinho de leite quentinho, depois adormece-la de novo, etc, etc, etc...entretanto ela adormece como um anjo quando chegas da tua corridinha...enquanto tomas o teu banho, o menino Rui equipa-se à pressa para ir fazer aquele treininho que tanto aguardava a 4 dias, e quando vai a sair de casa todo contente, chegam visitas :)....hehehe.....
      Beijinhos para ti e para a Margarida (é não é?) e um grande abraço ao Rui

      Que corra tudo bem :)

      Eliminar
    2. Olá Carlos :) é mais ou menos isso...se a Mafalda for como a mana estamos safos e será bastante pacífico, o pior é se sai o tiro pela culatra e ... vamos ver, o Rui dará noticias aqui pelo blog de certeza :))
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Correr às 6 da manhã por Monsanto? Muito bom! Deve ter sido uma bela experiência.
    Cambada de viciados....hehehehe :)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns "loucos"! Tens de experimentar (mas cuidado porque é altamente viciante) e dar largas à tua veia "trilhista"! Às sextas costumam ser "Ladies Friendly day", muito acessivel.
      Boas Corridas!

      Eliminar
  6. hahahaha, tudo maluco esses esquilos e aqueles que o seguem. =P
    Bons treinos, divirta-se, é muito bom ter uma turma para compartilhar alegrias.
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber se um casal, sem preparação física há alguns anos, tem condições para acompanhar os esquilos, se sim, como fazemos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima. O lema na Hora do Esquilo é "Ninguém fica sozinho", no entanto diria que é um grupo de corrida em trilhos (que é diferente de correr em estrada) para pessoas com alguma experiência. Sugiro que adiras ao grupo no Facebook e experimentes a ir num dia em que a convocatória seja mais moderada. Há convocatórias todos os dias com o programa para o dia seguinte. Para participar? :) Basta aparecer às 6h no parque de estacionamento da estrada do Penedo (junto às antenas).

      Eliminar