sábado, 9 de novembro de 2013

Semana Zero km

Ou "Parece que sou feito de cristal..."

Esta semana corri a estonteante distância de zero km. Nenhum, aucun, ningún, kein...


 Depois de na semana passada ter descoberto a adrenalina de correr nos trilhos, esta semana foi um completo anti-climax em que tive de me "atar" à cadeira para não ir correr.

No sábado passado fui fazer o treino organizado pelo Correr na Cidade com o título de "Let's Get Dirty" pelos trilhos do complexo do Jamor. Podem ver  a relado e as fotos "oficiais" aqui. Foi um treino muito interessante e divertido com exceção que na ponta final torci, mais uma vez, o pé direito.


Podem estar a pensar "há e tal correr à maluca em trilhos dá nisso" mas a verdade é que não foi nada assim. Quer dizer, efectivamente andámos feitos bodes da montanha na mata do Jamor e que incluiu uma descida bem emocionante. Aqui o pé esteve sempre bem. O ponto de encontro, e por consequência o final do treino foi em Algés. Já no regresso, no caminho paralelo à linha do comboio, PLANO, e num ritmo CONFORTÁVEL, pimbas, torço o pé.

 Ia distraído na conversar e não percebi o motivo, quando dei por ela já estava agarrado ao pé a gemer. Não foi tão mau como da última vez, acho que até daria para continuar a correr, mas achei que era melhor antecipar o fim do treino. Ainda pior foi que o resto do pessoal também parou e fez os últimos metros a caminhar comigo... Foi muito simpático da parte deles, mas eu já estava em baixo por ter torcido o pé e ainda fiquei pior por saber que estavam a interromper o treino deles por minha causa...

Desde a última vez, fiquei com a sensação que o tornozelo não tinha voltado ao normal, mas como não existia dor ao correr minimizei a situação. Na altura, a pouco mais de uma semana da Maratona não fiz grande descanso e isso "talvez" tenha influenciado a recuperação. Desta vez, embora provavelmente tivesse sido possível correr uns dias depois, decidi que iria descansar até não ter qualquer dor e recuperar toda a capacidade de rotação do pé.

Foi uma semana infernal, sempre a pensar em ir correr sem poder e passar os dias no Facebook a ver os treinos dos outros... Não era capaz de ficar completamente quieto e por isso acabei por ir quase todos os dias ao ginásio. Posso perder a forma de corrida mas fico com um Core de aço com a quantidade de aulas de Pilates a que fui esta semana.

Outro dos motivos que também decidi fazer esta semana de pausa é porque estou farto de sentir que sou feito de cristal. Desde a lesão no joelho no início do ano que não me consigo libertar desta sensação. Ou é uma dor no pé, ou tornozelo inchado, ou uma impressão no joelho, ou uma pontada na anca... Nunca me sinto a 100% e estou sempre com medo de fazer algum movimento mais brusco e "partir" qualquer coisa. Deixei de me sentir livre.

Ontem fui comprar um pé elástico, possivelmente não tem grande função para correr, mas ao menos ajuda na parte psicológica a sentir-me mais seguro. Amanhã vou  fazer uma corridinha de teste, vamos lá ver como corre...


10 comentários:

  1. Lol! Cheira-me a PDI... As melhoras e um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio, mas tens de dizer o que significa PDI...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não pode ser! Ainda sou um jovem e cada vez estou mais novo! :P Hoje o treino até correu bem... pode ser que esta semana apareça nos Esquilos... :) Abraço.

      Eliminar
  3. Então Rui???? Como é que é? Se já tás assim aos vinte e poucos, quando chegares à minha idade tás lixado :P
    Abraço....já vi que hoje voltaste a correr :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinte acabadinhos de fazer... Acho que vou começar a fazer pranchas para ver se ajuda! :P
      Também já estive a cuscar o moves, os dados da tua Matatona foram para o céu dos dados de corrida? :)
      Abraço!

      Eliminar
    2. Foram...vou colocar à "unha" um dia destes..:)
      O que vale é que tenho um diploma para comprovar tudo....mas espera lá, tb pode alguém ter corrido com o meu dorsal, não é :)

      Eliminar
  4. A meia elástica ajuda bastante na parte fisica e também na parte psicológica. Foi uma boa aquisição. As melhoras.... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta. Sim, hoje até correu bem e a meia elástica não atrapalhou. O meu problema com este tipo de coisas é que perdemos alguma sensibilidade e podemos ignorar os sinais que o corpo nos está a dar.
      Boas corridas! Bjnhs.

      Eliminar
  5. Olá Rui,
    Mesmo com cuidado elas acontecem, rápidas melhoras.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar