quarta-feira, 5 de março de 2014

Copo de papel e os abastecimentos

Tenho lido por essa blogosfera fora alguns comentários menos positivos sobre os abastecimentos em copos de papel, nomeadamente no rescaldo da Maratona de Sevilha. Embora seja pouco usual cá no nosso rectângulo é muito comum nos grandes eventos internacionais.

Eu também era um céptico, mas quando estava obcecar preparar a Maratona vi centenas alguns videos sobre tudo o que estivesse minimamente relacionado com a prova. E ao contrário de outras figuras mitológicas que não fizeram parte da Maratona de Lisboa (como a linha azul ou as esponjas), a bebida isotónica foi distribuída em copos de papel e a coisa correu bem muito graças ao facto de ter visto este video.


Obviamente que a parte de receber o copo do voluntário não se aplicou aos copos porque estavam pousados nas mesas (embora o "truque" seja útil quando recebemos as garrafas) mas a técnica de "fechar" o copo e fazer um funil é muito boa.

Pessoalmente acho que os copos são melhores que as garrafas (principalmente porque nunca carrego as garrafas enquanto corro). Têm uma quantidade menor e por isso não há tanto desperdício (eu quase nunca bebo a garrafa toda e acabo por deitar fora ainda com água o que me faz doer o coração), produzem menos lixo e principalmente NÃO TÊM TAMPAS! :)

6 comentários:

  1. Secalhar o problema foi meu, por não ter visto videos nenhuns destes (nunca tinha estado numa prova em que SÓ dão copos de papel, normalmente só acontece com os isotonicos que não bebo), mas tenho que dizer que detesto os tais copos! Aliás, em Sevilha tive bastantes problemas com desidratação por causa disso. Normalmente carrego as garrafas de água por 3 ou 4km e vou bebendo. Faço isto em todos os abastecimentos, quer tenha ou não sede (isto nas maratonas claro), e em Sevilha bebi um gole de 5 em 5km, claro que me ressenti.. A técnica do funil deve ajudar, mas tenha muitíssimas duvidas que seja tão eficaz como as garrafas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Quando escrevi este post era mesmo para incentivar a discórdia! ;) Não tenho assim tanta experiência com os copos, mas achei que valia a pena partilhar o video.
      Na Maratona de Lisboa, mesmo com o calor que estava, bebi apenas nos abastecimentos e achei que era suficiente. Normalmente, nas corridas de 10km nem costumo beber nos abastecimentos a não ser que esteja muito calor. Deve ser a minha costela alentejana!
      Abraço!

      Eliminar
    2. Pois, em provas de 10km também não bebo! Nos meus longos transporto é sempre uma garrafa com 0.75l, já estou habituado a transportar. Quanto à desidratação, em Sevilha senti pela primeira vez os efeitos. Até consigo ver no gráfico da minha FC. Quando um treinador de atletismo o viu disse logo que a partir de determinada altura comecei a desidratar, já que o ritmo e altimetria não variaram e esta aumentou substancialmente. Enfim, da próxima vez faço o funil, pode ser que resulte eheheh

      Eliminar
  2. Eu prefiro as garrafas, pois costumo levar a garrafa (ou duas) comigo durante grande parte da prova, em Maratonas levo de abastecimento em abastecimento. Habituei-me a transportar garrafas na mão em treino, e agora não me custa nada. Com os copos isso não é possível.
    Abraço Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou "alérgico" a carregar garrafas na mão! Parece que perco o equilíbrio e os meus ombros, já habitualmente demasiado tensos, ficam ainda mais contraídos. Uma vez ainda tentei levar uma garrafa no bolso dos calções, obviamente que nem 30 segundos aguentou e caiu-me do bolso.
      Boas corridas.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Nunca tive a experiência dos copos em prova. A dica do funil parece bastante útil.

    Nos treinos até 10 kms não bebo água e nos maiores transporto uma garrafa de 500 ml à cintura. Nas provas costumo levar a garrafa comigo durante 3 a 4 kms pois tal como o Carlos, habituei-me a fazê-lo nos treinos, nos montes de Castelo Branco antes de comprar o cinto porta garrafa.

    P.S. - Agora imaginem que neste fim de semana na Corrida das Lezírias, onde a garrafa era de 0,75 cl. eheheheh!!

    Abraço e bons treinos,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar