quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Há esquilos em Monsanto II

Fez hoje 2 anos que me estreei na "Hora do Esquilo", e como tal, decidi assinalar aqui a data.

Foi um pequeno acto de fé mas que teve enormes repercussões na minha vida desportiva. Vendo em retrospectiva talvez se tenha aproximado mais da loucura: com praticamente zero experiência em trilhos, correr de noite em Monsanto e ainda por cima com um grupo "avançado". Claro que, na altura, eu não sabia esse pequeno detalhe, nem facebook tinha! Felizmente acertei em cheio no dia para fazer uma estreia. A Convocatória foi:

*** HORA DO ESQUILO *** 29/OUT/2013 ***
Treino em ritmo sereno-tranquilo.
Excelente oportunidade para conhecer a primeira parte do percurso Trepador, mas num ritmo ao alcance de todos, ninguém fica para trás!

29/10/2013 A minha primeira esquilo-foto!
Após 2 anos de idas à "Hora do Esquilo" e em perspectiva foi efectivamente um treino muito "sereno" mas o ideal para me fisgar ao trail. Foi com esta malta que fiz os treinos mais duros e os mais divertidos. Agora lembro com alguma nostalgia os treinos em que completamente desorientado na noite de Monsanto (antes de começar a correr à Hora do Esquilo nunca tinha corrido em Monsanto) com o coração no limite, no fim do grupo a tentar desesperadamente não perder contacto com as luzinhas da frente. Épico.
13/03/2014  <TTT> "Apenas" o treino mais brutal que já fiz nos Esquilos!
Mas acima de tudo o que me prendeu ao grupo é o fantástico ambiente. Sempre a puxar uns pelos outros e a partilhar as várias experiências. É sem dúvida esse o grande sucesso deste treino, com um registo diário nestes 2 anos praticamente imaculado (que me lembre apenas por um par de vezes não houve quórum).
29/05/2014 Neste dia calhou-me a mim tirar a tradicional esquilo-foto.
Como todas as sequelas também esta se deve ao sucesso do post original. Com mais de 950 visualizações é de longe o post mais lido aqui do estabelecimento. Provavelmente muitos dos leitores que aqui vieram parar ou queriam ver fotografias de esquilos verdadeiros ou andavam, tal como eu fiz há 2 anos, à procura de mais informações antes de se aventurarem em irem correr de madrugada para o meio do mato. Por esse motivo decidi escrever este post.

A regra mais básica do grupo é: ninguém fica para trás! Mesmo que isso signifique que os mais rápidos andam a fazer "piscinas" para trás e para a frente. É óbvio que em alguns treinos isso não é confortável quer para os rápidos como para os lentos (porque na realidade a tradução da regra é: o último não descansa!).
04/05/2015 Trepador, Tubarões, Sustos e Fantasmas... Daí a minha cara... 6 da manhã e estava eu já preparado para bater uma sestinha sozinho no parque de estacionamento quando me batem no vidro... 180bpm logo ali e o aquecimento ficou feito. Depois, toca de seguir o Luís, qual rêmora e ouvir tilintar e ver vultos pelos trilhos de Monsanto.
Quando me perguntam sobre se terão preparação física para um treino a minha resposta costuma ser: provavelmente sim afinal de contas eu fui praticamente sem nunca antes ter corrido em trilhos. Mas para primeira vez, sugiro experimentarem a ir num dia em que a convocatória seja mais moderada. Há convocatórias no grupo do Facebook todos os dias com a ementa para o dia seguinte. A descrição costuma ser sempre algo enigmática e cheia de siglas mas com um pouco de pesquisa conseguem descobrir o que se trata. Para primeira vez sugiro que evitem convocatórias com as siglas "SSB" (Sabor a Sangue na Boca), "TTT" (Trepador Time Trial) ou qualquer outra que inclua as palavras "RedLine" ou "Diabólico". Procurem antes um "FF" (Fluffy Friday) ou "RSS" (Rolador Sem Stress) de preferência após uma grande prova do trail nacional, que o pessoal costuma estar mais calminho quando está todo empenado.

Para participar? :) Basta aparecer às 6h no parque de estacionamento da estrada do Penedo (junto às antenas) e dizer "Bom dia"!
29/10/2015 Hora do Esquilo by Drone, hoje até houve tecnologia!
PS - Obrigado grande Timoneiro e boa sorte no novo desafio que se avizinha!

3 comentários:

  1. Eu andei uns bons meses a pensar se teria andamento para essa gente mítica da hora do esquilo... Mesmo quando me aventureiro nao tinha, mas o espírito do grupo cativou-me. Nao me vou esquecer que escolhi uma segunda por ser o dia mais calmo e que arrastei a Patricia Gomes, vimos dois matuloes com ar de quem corre muito ( e nao era só o ar) o João e o Arede, que as 6 en ponto quando estávamos para desistir e ir embora lol (mesmo) bateram no vidro e disseram, bora? Para eles o treino mais soft do ano, para nos sangue na boca : ) 8km de trebador (para nós tiveram de atalhar) e o alívio de chegar as 7h. Dali por diante muitos dias de sangue na boca se seguiram mas já nao havia nada a fazer... Estávamos rendidas à hora do esquilo : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, e agora é pódios e o caraças! :) Estás uma máquina e uma tubarão fêmea por mérito!
      As segundas-feiras são lixadas. Se por um lado são habitualmente mais calminhas por causa da recuperação do fim de semana, por outro devido ao facto de serem estatisticamente os dias com menos afluência habiblitas-te a ir num dia em que só aparecem 2 ou 3 tubarões. :) A foto que tenho com o Luís e Bruno foi numa segunda feira...

      Eliminar
  2. Que retrospectiva fascinante.
    Sem dúvida que "O grupo" é fantástico, mas só assim é porque quem chega trás sempre algo de positivo para acrescentar.
    Amanhã o Grande Timoneiro Pedro Conceição vai fazer o último treino oficial à Hora do Esquilo.
    Depois vai semear o espírito da mesma para longe. Estou convencido que daqui por um mês temos convocatórias bilíngues.
    Felizmente foram plantadas muitas e boas sementes, temos vários Timoneiros capazes de encaminhar os que chegam.
    Bora lá Equipaaaa!!!

    ResponderEliminar