Mostrar mensagens com a etiqueta Resumo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Resumo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Adeus 2014...

Truz truz truz... Está ai alguém? Ouvi dizer que isto é um blog de corrida mas posts está quieto... Se calhar já punhas um "trespassasse" na entrada... Pode ser a tua resolução de Ano Novo!



É verdade, mea culpa, nos últimos meses tenho andado muito desleixado. Podia culpar a falta de tempo ou mesmo o facto de não ter participado em nenhuma prova nos últimos meses, mas a verdade é que tenho tido muita preguiça. Eu até começo a escrever, como são testemunho os 3 ou 4 posts que tenho semi escritos, mas depois o momento passa e acabo por desistir e não os terminar.

Mas embora a actividade literária tenha esmorecido na ponta final do ano, a actividade física tem continuado em bom ritmo. Ainda hoje completei mais um dos meus treinos especiais "2/3 Maratona Rise&Shine", o último de 2014. Foram 28km pelas ruas adormecidas de Lisboa com o nascer do sol à beira Tejo. Acordar de madrugada a meio da noite tornou-se uma necessidade para conseguir encaixar estes treinos, e devido à "logística", nunca consegui convencer ninguém a acompanhar-me. Mas até tem sido bom. Dizem que sou o gajo introspectivo e estas horas permitem-me tempo para assentar ideias. Em oposição às corridas em trilhos em que um só cérebro é insuficiente para coordenar toda a actividade e assim evitar testar o principio físico da gravidade.

Tenho continuado a balancear os treinos de estrada com os de trilhos, e embora não tenha participado em provas nos dois últimos meses, fiz dois treinos épicos em Sintra com a malta da "Hora do Esquilo".
Sintra Non Stop - Grande treino com a elite dos "Esquilos"... Um "rolador" com 1150m D+ num ritmo no limiar do RedLine! 
Mula-GuinchoVelho-Peninha
Mas este é o dia dos balanços e dos números e por isso não posso passar ao lado de alguns.

Se 2013 foi o ano da Maratona, 2014 foi o ano da Ultra-Maratona! Na realidade foram 2 oficiais e mais 1 não oficial, sem contar com a repetição da Maratona de estrada em Lisboa. Mas se tivesse de escolher uma palavra para 2014 teria de ser "Trail". Depois de anos a desdenhar o pessoal que largava a estrada para se dedicar aos trilhos, também eu caí no engodo e fiquei agarrado. Muito graças às companhias. Perdi a conta às vezes que acordei às 5:25 para ir correr para Monsanto com uns "loucos" e até arranjei um outro louco para me acompanhar das minhas ultra loucuras. Continuo a gostar de correr em alcatrão e mais de metade dos km's de 2014 foram feitos com sapatilhas de estrada.

Mas chega de conversa e vamos lá aos números!

Corridas: 225
Distância: 2898 km (1718 em estrada, 1180 em trilhos)
Tempo: 278h 
Ganho de elevação: 46750m

Quando olho para os "objectivos" que escrevi no início do blog quase me dá vontade de rir. Foram mais 1000km que em 2013 e se o ano tivesse mais uma semana alcançava a barreira dos 3000. Foram em média quase 5 treinos por semana a que ainda é preciso juntar as 26 aulas de Spinning e outras tantas de Pilates. Foi sem dúvida o ano mais activo de sempre e os resultados surgiram, não só na conquistas das distâncias mas também com novos RP nos 10km, Meia e Maratona.

Mais uma vez contei com a paciência e o apoio da minha linda esposa. Embora tente sempre minimizar o impacto na vida familiar é ela a minha pedra angular. Obrigado!

A todos um grande 2015 com saúde e cheio de boas corridas! Termino com o resumo do último treino de 2014 e um convite para me acompanhar num próximo "Lisboa Rise and Shine!".

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Janeiro e inicio de uma nova paixão...

Já tinha mais ou menos desistido de escrever resumos mensais. Primeiro porque o tempo para escrever é agora muito curto e eu continuo uma lesma a escrever. Depois porque na maior parte das vezes para as situações interessantes já crio posts específicos e o resto dos treinos não são assim tão notáveis.

No entanto este mês foi algo diferente. Foi um dos meses mais activos em termos de treinos, em grande parte devido às idas aos treinos à "Hora do Esquilo", ou simplesmente "Esquilos". Depois dos vários problemas com os entorses, finalmente parece que consegui ganhar o mínimo de técnica para que não ocorram problemas em todos os treinos, o que tem deixado espaço para apreciar as correrias loucas pelos trilhos escuros e lamacentos de Monsanto!

São treinos muito duros (à terça e à quinta, às sextas é mais acessível e o dia perfeito para experimentarem ;) ). Só para dar uma perspectiva eu vou apenas quando a convocatória não inclui as palavras "RedLine", "Infernal", "Sangue na boca" ou "Diabólico". E mesmo assim só apareço quando tenho a certeza que vão alguns dos elementos com um ritmo parecido ao meu, para desta forma ter companhia no fim do grupo. Sim, neste grupo vou quase sempre a fazer de grilheta aos tubarões (a sorte é que a malta mais rápida vai esperando nos cruzamentos senão já tinha ficado perdido em Monsanto). Mas no fim fica sempre um pontinho de orgulho por ter conseguido (minimamente) seguir o grupo. Houve um momento sem preço quando, no fim de um treino, passámos por um outro grupo de corrida que estava a começar e ouvi um "lá vêm os esquilos".
Um dos pontos obrigatórios é a foto no final, já estou a ficar com uma bela colecção!
Dado que a "Hora do Esquilo" é das 6h às 7h e já não dá para voltar a casa, sigo directo para o ginásio e aproveito o tempo para fazer mais qualquer coisa. Um género de bi-diário mas muito juntinho. Estas loucuras actividades permitiram ter o mês com mais horas de exercício. Isso, e claro a aventura de 5,5 horas em Sintra. :)

A paixão pelo Trail atacou em força em Janeiro, e embora o número de km em estrada tenha sido um pouco superior aos km em trail, em tempo o trail ganhou destacado!


Outro ponto interessante foi a subida acumulada. Em Janeiro alcançou os 5015m o que representa metade da subida acumulada DE TODO O ANO DE 2013! 

Foram quase 245km, o que eleva este mês ao 3º lugar no pódio dos meses com mais km (apenas superado pelos 2 meses de preparação para a Maratona).

E claro, não podia terminar o resumo do mês sem mencionar o companheiro de grande parte destes treinos o Sílvio,  sem o qual estes não seriam possíveis (não me sinto confortável em ir para os trilhos sozinho e para além disso com companhia é muito mais divertido!). Obrigado e siga para mais que o ultra objectivo ainda não está completamente foram de questão ;)

Treininho 5* em Monsanto!


terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A última de 2013...


Acabei de chegar do último treino de 2013. A minha voltinha pelo Passeio Maritimo de Oeiras e Carcavelos. Era suposto serem 12km preguiçosos, bem ao jeito de como tenho andado nos últimos tempos. Mas mesmo antes de sair tive uma sessão de motivação como a minha linda esposa: 
Ela:Onde vais?!?
Eu:Vou só dar uma corridinha, a última do ano.
Ela: E quanto tempo vais levar? Olha que temos de ir dar banho à Mafalda e ainda não temos nada preparado para o jantar.
Eu: Hum.... Menos de 1 hora.
E pronto, 12km preguiçosos passaram a 12km muito rápidos. Acabou por ser um dos treinos mais rápidos dos últimos tempos. Nada como uma dose de motivação conjugal. Enquanto corria ia-me lembrando do ano e "escrevi" este post.

Em termos desportivos este foi um ano muito bom e muito mau.

Mau, porque após quase 3 anos a fazer desporto com regularidade fui assolado por lesões, sendo a mais desesperante o "Joelho de Corredor" ou Síndrome da banda iliotibial. Entre Março e Maio estive 8 semanas praticamente parado o que quase me levou à loucura. Até ficarmos incapacitados de treinar não damos valor ao simples acto de calçar as sapatilhas e correr. Nos restantes meses torçi o pé pelo menos 3 vezes, tive uma contracção no gémeo e andei 2 meses com uma dor no pé esquerdo que penso que terá sido uma fratura de stress num metatarso.

Bom, porque não só superei grande parte dos meus objectivos como completei outros que nem sonhava no inicio de 2013. Alcancei a minha melhor forma de sempre e participei em 26 provas, um aumento de quase 500% em relação ao ano anterior. Queria correr 1000km e fiz 1843km em 154h (média de 5'01''/km).


Pode dizer-se que este ano teve 3 andamentos.
Vivace: Entre Janeiro e junho participei no Torneio das Localidades de Oeiras. Foram 14 provas muito interessantes, que devido à relativa curta distância e aguerrido nível competitivo eram autênticas provas de velocidade. Nestas provas o coração ia sempre no red line e consegui as médias de velocidade mais rápidas de sempre em prova.

Andante: Nos finais de Junho meti na cabeça que iria correr uma Maratona e no meses seguintes foi tempo de treinar para isso. O objectivo passava então pelo aumento da distância percorrida e a velocidade ficou para segundo plano. Quando antes considerava um treino de 15km como longo  e algo apenas feito nas vésperas das Meias, passou a ser um treino de recuperação dos treinos verdadeiramente longos de fim de semana. Fui progressivamente aumentando a distância até culminar no grande dia 6 de Outubro quando corri a Maratona em menos de 4h (espero que o meu professor de Educação Física esteja a ler este post, o aluno a que dava sempre 3 correu uma Maratona!).

Adagio: Depois de toda a emoção e persistência do treino para a Maratona fiquei um pouco apático, e entre outros afazeres acabei por me desleixar um pouco. Novembro foi um dos meses com menos km's mas foi tambem o mês em que descobri a emoção do Trail. Começou com um treino à "Hora do Esquilo" e culminou com a grande Corrida do Monge.

Para 2014 só espero poder continuar, este agora, estilo de vida e com ajuda da minha família continuar a desfrutar do prazer de correr.

Bom 2014 para todos e boas Corridas!


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Resumo Mensal - Setembro 2013

Setembro foi o quarto e último mês de preparação para a Maratona, mas infelizmente não teve a regularidade e a intensidade que estava planeada.


Até começou bem, logo com um treino longo de 32km, batendo o meu record de distância, que espero vir a quebrar no próximo Domingo. :)

Mas depois começaram os contratempos. Neste último mês, fruto da intensidade dos treinos (caimbra no gémeo direito) e alguma má sorte (torcer o pé) tive de abortar 3 treinos e perder outros tantos para recuperar.

Como se não bastasse, a três semanas da Maratona, fui participar na Corrida do Tejo. Ao principio o plano era engloba-la num treino longo, mas depois acabei por fazer apenas os 10km da prova ao meu ritmo para essa distância. No dia seguinte ainda tentei remediar a coisa com um treino de 19km bem ritmado (no total foram 29km a 4:38 em menos de  20h), mas não é a mesma coisa. O último treino longo foi no dia 8 de Setembro...

Devido a estes contratempos acabei por passar mais tempo no ginásio do que estava planeado.


Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 17
Distância: 220km
Tempo: 19:17:58s
Passo Médio: 5:15 min/km
Ganho de Elevação: 1614m
Frequência Cardiaca Média: 157 bpm
Calorias: 15487 cal

Foi um mês com muitos altos e baixos em termos de motivação e moral. Se comecei o mês super positivo, a cada "susto" lá ia a confiança cá para baixo. Depois vinha um treino bom e recuperava um pouco a disposição. O facto de o último treino longo ter sido a 8 de Setembro também não ajuda a minha confiança (o plano contemplava mais 2). Acho que se a Maratona tivesse sido a 6 de Setembro em vez de 6 de Outubro estaria muito melhor, pelo menos psicologicamente (o treino de dia 8 foi épico, em Beja, 32.6km em 2h48, com os BPM certinhos e só 4min na zona 4).

Esta semana tem sido muito ligeira mas tem corrido bem, o importante é não estragar tudo agora que estou praticamente na linha da partida. As borboletas na barriga já começaram a fervilhar...

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resumo Mensal - Julho 2013

Embora já estejamos a meio do mês, devido ao período estival, ainda não tinha tido oportunidade de escrever o habitual resumo mensal.

Julho foi dedicado exclusivamente à preparação para a maratona. Não participei em nenhuma prova o que facilitou a ter não ter "distracções" ao cumprimento do plano.

Foi o mês dos records. A cada sábado, no treino longo, era consecutivamente batido o meu record de distância e duração (22km, 24km, 26km e 28km). Como seria de esperar no final do mês a distância acumulada era também um novo record mensal com 276km.

Fui tentando manter as outras actividades físicas mas cada vez mais a minha mente está focada na maratona e com pouca motivação para andar pelas máquinas do ginásio.
Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 18
Distância: 276km
Tempo: 23:33:43s
Passo Médio: 5:05 min/km
Ganho de Elevação: 1263m
Frequência Cardiaca Média: 158 bpm
Calorias: 19203 cal

Como já referi noutros posts, os treinos longos passaram a ser os meus favoritos. Acordar ainda antes do nascer do Sol e ir correr quando a cidade ainda dorme. Tenho aprendido bastante com estes treinos, sobre o meu corpo e sobre a minha mente. 

Uma das funcionalidades do meu relógio (Suunto Quest) é medir o EPOC (Excess PostExercise Oxygen Consumption) que de uma forma simples representa a taxa de esforço do exercício. Quanto mais intenso é o exercício mais rapidamente cresce e quanto mais cresce significa que mais cansado estou. Num treino normal (por exemplo 1h ritmado) esta métrica cresce progressivamente alcançado o máximo no final do treino. Mas nestes treinos longos ocorre um fenómeno diferente. O EPOC cresce até aproximadamente aos 50min e depois estabiliza e começa a diminuir. Não percebo muito de fisiologia mas penso que esteja relacionado com o facto de o corpo entrar num regime mais aeróbico. Também reparo que é a partir deste ponto que começa a custar menos manter o ritmo e a corrida fica mais fácil. Para o final do treino a métrica volta a crescer e fisicamente começo a sentir-me cansado.
Evolução do EPOC no treino longo de 29km (2h34)
Peço desculpa por todo este texto mas é um "mal" de formação (sou engenheiro). Analisar exaustivamente todos os dados disponíveis, fazer gráficos e perceber o porquê por detrás deles é para mim uma funcionalidade "de origem" :)

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resumo Mensal - Junho 2013

Mais um mês passou e está na hora do habitual resumo. Este foi um mês muito mais regular que o anterior, onde praticamente fiz todas as semanas o mesmo ciclo. Felizmente as lesões parecem ter ficado para trás e consegui recuperar a forma pré lesão.

Este é o mapa das minhas actividades em Junho.


Com a seguinte distribuição temporal pelas 4 actividades que pratico (Corrida, IndoorCycling, Pilates e Musculação).


Este mês ficou claramente marcado pelo número record de provas em que participei - 5 - e pelo facto de ter conseguido estar em todas a 100%. Fiquei bastante satisfeito com as minhas prestações mas claramente a mais marcante foi o Troféu Localidades de Oeiras - GP Estádio Nacional, pela novidade de uma prova de corta mato, pelo percurso, pela organização e claro, por ter sido a prova com o ritmo mais elevado que alguma vez fiz (ui a adrenalina...).

Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 20
Distância: 187km
Tempo: 15:29:39s
Passo Médio: 4:58 min/km
Ganho de Elevação: 1305m
Frequência Cardiaca Média: 165 bpm
Calorias: 13626 cal

No mês passado falei de planos e objectivos mas estava um pouco renitente em expor aqui, porque todos sabem a  "pressão" depois de publicarmos um objectivo. Queria primeiro testar-me em treinos mais longos porque nos últimos meses o meu treino foi muito focado na velocidade para as provas do troféu. Mas a verdade é que quero correr a Maratona de Lisboa.
Pronto já disse (Agora só já faltam 95 dias...)
Desde que comecei a correr, a maratona sempre esteve no meu horizonte (longínquo). O ponto de "aproximação" foi mesmo quando comecei a ler os blogs e deparei-me com pessoas perfeitamente normais (como eu e não super atletas) a falarem da sua experiência ou a prepararem-se para a grande prova. Quando fiquei a saber que o percurso ia passar à porta de casa a curiosidade transformou-se num desejo enorme. De um momento para o outro parecia que toda a gente se estava a inscrever para a prova, era como quando se compra um carro e de repente parece que existem milhões de carros iguais!

Ainda não me inscrevi (porque ainda não estou totalmente confiante) mas já estou em plena preparação. Aumentei o número de treinos de corrida(para 4 por semana), aumentei as distâncias percorridas (este mês dupliquei a distância total em relação ao mês de Maio) e reduzi substancialmente a velocidade média (para algo mais parecido com um ritmo para a maratona). Depois de muito pesquisar e de ver os mais diferentes planos de preparação decidi adaptar um que se adequasse mais à minha rotina e disponibilidade (dando a tónica principal ao aumento progressivo de distância nos treinos longos). 

Assim o meu "ciclo semanal" é:
Sábado: Treino Longo 
Domingo: Descanso
Segunda: IndoorCycling (Crosstrainning)
Terça: Corrida (Séries) + Musculação 
Quarta: Corrida (Recuperação)
Quinta: Corrida (Médio-Longo fortalecimento)
Sexta: Pilates

Agora é só seguir a preparação e esperar que não (re)apareça nenhuma lesão.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resumo Mensal - Maio 2013

Chegámos ao fim do primeiro mês desde que iniciei este blog.

Quando pensei este blog não estava a prever fazer este tipo de resumos. Sempre que os lia noutros blogs achava-os um pouco aborrecidos e repetitivos. No entanto, depois de começar a escrever o blog, percebi que eles são muito relevantes para o próprio! Principalmente se existir um "plano" (e um objectivo, mas chiuuu que ainda é segredo). É importante comparar o planeamento com a realidade. Por isso peço desde já desculpa mas também eu vou fazer resumos mensais (podem sempre ver só as imagens e dispensar o blah blah blah).

Mas passemos ao resumo. Este é o mapa das minhas actividades de Maio.


Basicamente eu faço quatro tipos de actividade física: Aulas de "Indoor Cycling", aulas de "Pilates", exercícios de força e, obviamente, CORRER!


Este foi um mês atípico. O tempo dedicado ao Pilates e Treino de força foi superior ao habitual por duas razões. Na primeira semana ainda estava a recuperar da lesão no joelho, e na semana a seguir à prova de Sintra tive a dor no gémeo que me impossibilitou de correr. Pratico actividade física regular à cerca de três anos e até agora ainda não tinha tido nenhuma lesão que condicionasse os meus treinos, este ano, no espaço de dois meses já tive duas (corpo de tiveres a ler isto vê lá se te atinas!).

Não tinha "plano" para este mês a não ser recuperar (feito!), trabalhar para o objectivo dos 1000km num ano fazendo pelo menos 100km (incompleto, mas ficou perto!) e conseguir ir às três provas que me tinha inscrito (feito!).

Tirando as três provas e o treino da última terça-feira onde fiz séries, os restantes foram feitos a um ritmo baixo, com o objectivo de recuperar a forma perdida com a lesão. Daí que o ritmo médio deste mês seja o mais baixo dos últimos 12 meses.

Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 11
Distância: 91.3km
Tempo: 7:36:05s
Passo Médio: 4:59 min/km
Ganho de Elevação: 834m
Frequência Cardiaca Média: 172 bpm
Calorias: 7063 cal