Bem antes da Marginal se transformar nisto
|
Pista/Ciclovia/Passeio/Ginásio/Palco na Marginal |
Eu fui fazer a minha versão de "Mexer-me na Marginal".
No final da semana passada, estava eu a planear o meu treino de fim de semana, quando finalmente foi publicado o regulamento da próxima prova do Troféu das Localidades de Oeiras. A próxima prova será realizada no Complexo do Estádio Nacional. Até agora todas as provas do troféu têm sido de "estrada", mas pelo croqui do regulamento parece que na próxima vamos ter um cheirinho de corta mato. A verdade é que embora o Jamor seja praticamente no meu quintal (metafórico porque moro em Oeiras) e passe por ele todos os dias nunca fui correr para lá. Por esse motivo decidi que este fim de semana haveria de ir fazer um reconhecimento!
Talvez motivado pelo
treino da semana passada e como a Marginal ia estar fechada e seria difícil ir de carro até ao Jamor (grande desculpa...), ficou claro que a
única forma de o fazer seria ir a correr! São 6km até lá, depois dou uma volta pelo percurso da prova, mais 3km e depois volto. Fiquei tão entusiasmado com a minha ideia, claramente fenomenal, que fiquei mais ansioso do que para algumas provas.
Como jurei que nunca mais saía para um treino longo (pela minha medida) sem mantimentos, na véspera, tal era o entusiasmo, fui logo preparar uns cubinhos de marmelada e água para o caminho. E agora atenção, como tinha "deveres familiares" e "queria" estar de volta às 9h, coloquei o despertador para as 6h50 de um DOMINGO (só para poderem aferir o meu estado de espírito).
E assim, pouco depois das 7 da manhã, estava a sair para o meu treino. O dia estava perfeito para correr, céu limpo e àquela hora ainda estava fresquinho. A Marginal ainda estava aberta ao carros, pelo que, na ida tive de ir pelo passeio. Desta vez sabia que ia ser um treino longo e por isso fui moderando o ritmo para um "confortável plus".
Ao 6km chegou a subida do alto da boa viagem, literalmente o ponto "alto" do treino. Mas como estava tão ansioso por entrar no Jamor nem custou assim tanto. Já na mata, o que mais gostei foi correr nos carreiros. Aquela sensação de comunhão com a Natureza sem ver ou ouvir vivalma,
priceless...
|
Se na semana passada vi duas lebres, desta vez vi dezenas de coelhos! |
Ainda sou muito verdinho nisto dos blogs, mas não atino com o engenho de tirar fotografias a correr... Sinceramente não sei como certos bloggers têm sempre fotografias espectaculares para acompanhar o texto. A fotografia acima foi a melhor que consegui (os coelhos já estavam a km's de distância) e tive de parar completamente (o que me aborrece profundamente).
No regresso a Marginal já estava fechada e tinha-a quase só para mim.
|
Imaginem a Corrida Tejo mas com menos 9999 pessoas! :) |
Pelo caminho ia passando por várias ilhas de agitação que as organizações dos vários eventos se apressavam a montar. Passei pela meta da Corrida Mulher, da Caminhada pela infertilidade, do circuito dos FitnessHut Games e pelos vários palcos ao longo do percurso.
Cheguei ao cruzamento para a minha casa no 15km, mas estava a sentir-me tão bem que decidi continuar em frente e aproveitar mais um pouco. Acabei por fazer 17,7km em 1h32m.