Esta é uma das minhas provas de 10km favoritas e, a par da Corrida do Tejo, uma que tento nunca falhar apesar do meu recente interesse por outro tipo de desafios.
Mais do que uma corrida é um momento de socialização. Como referi no post do ano passado, não só trabalho no aeroporto como o ginásio que dá apoio ao evento é o ginásio que frequento. Desde modo para além da malta do trabalho que nos últimos tempos tenho "desencaminhado", nesta corrida o número de pessoas conhecidas é enorme e é sempre uma grande festa.
Outra fantástica característica desta prova, que se está a tornar habitual nas corridas organizadas pela HMS, é que tem uma grande componente familiar. Desde as corridas para os mais pequenos como a disponibilização de uma área vedada com as mais variadas actividades para as crianças ficarem enquanto os mais crescidos faziam a sua prova. Obviamente que inscrevi a Margarida e desta vez nem tive de falsear a data de nascimento uma vez que já é uma "Bambi" de pleno direito!
![]() |
A Bambi em grande estilo! (Foto: Gustavo Figueiredo Photography) |
Infelizmente o pai da atleta é um néscio e meteu na cabeça que as provas das crianças eram às 9h30. Afinal eram às 9h15 e quando chegámos ao Terminal de Carga já os bambis estavam alinhados na partida... Com uma grande sensação de dejavu lá fomos a correr para a partida e depois de explicar a situação a um simpático elemento da organização fomos correr com os mais crescidos. Assim, a minha bambi correu o dobro da distancia devida, num grupo de atletas mais crescidos e conseguiu não ficar em último!
![]() |
Muito envergonhada a receber o seu prémio. (Foto: Gustavo Figueiredo Photography) |
Passado o stress inicial da corrida da Margarida era altura de começar a pensar na minha prova. O meu objectivo era simples: diverti-me! Depois da loucura que foi a Corrida do Tejo, queria fazer uma prova sem sofrimento e apenas pelo prazer de correr com amigos. Juntei-me ao Duarte e ao Carlos e combinámos correr juntos para um tempo próximo dos 50min.
Num ápice estavam a dar a partida e lá seguimos nós todos contentes. O 1ºkm foi o mais lento de toda a prova. A confusão inicial habitual e o facto de começarmos logo a subir não estarão isentos de culpa. Mas depois entrámos no ritmo e fomos sempre muito certinhos, ligeiramente mais rápido do que os 5'/km. Ligeiramente mais rápidos nas descidas, e mais lentos nas subidas.
![]() |
Os atletas! (e um gajo de azul) |
Este ano o percurso era um pouco diferente mas mantinha os pontos de interesse como a passagem na Pista Moniz Pereira, no Parque Urbano da Alta de Lisboa com a sua ponte de madeira e pelo Parque das Conchas. A maior diferença foi a retirada das voltinhas pelos caminhos de terra da Quinta das Conchas e para compensar uma ida pela nova avenida até quase à 2ªCircular. Eu acho que assim ficou muito melhor. Aquelas subidas íngremes em terra batida pareciam um pouco fora de contexto numa prova de 10km de estrada. Mesmo assim a subida acumulada aumentou ligeiramente em relação ao ano passado. Em relação ao percurso o único ponto mais fraco é mesmo a passagem pela rua que dá acesso à Quinta das Conchas, muito inclinada e em empedrado o que a torna liminarmente perigosa. O percurso desta prova não é propriamente plano, mas como o meu amigo Duarte diz: quando corremos 1'/km acima das nossas capacidades toda a subida parece uma descida com uma inclinação esquisita.
Desta vez decidi levar a câmara, fica aqui o registo muito pessoal da Corrida do Aeroporto 2014.
Fui sempre a chagar para mantermos o ritmo e chegámos ao 9ºkm com uma folga bastante confortável para o nosso objectivo. O problema era que o último km era sempre a subir e quando o relógio apitou para os 10km ainda estávamos a uns bons 200m da meta. Para mim, este foi o único ponto menos bom de uma organização irrepreensível (na altura ainda dei o benefício da dúvida pois o relógio tem a precisão que se sabe, mas depois outros atletas queixaram-se do mesmo e já em casa verifiquei que a distância foi mesmo 10,2km).
Nos últimos metros o "Coração de Cavalo" (aka Duarte) larga no seu sprint louco e mesmo com o relógio a marcar uma velocidade instantânea abaixo dos 3'/km não o consigo acompanhar. No entanto, desta vez, espera por mim reduz a velocidade e passamos a meta juntos com um tempo de 49m28s. Pouco tempo depois chega o Carlos que tinha ficado ligeiramente para trás.
![]() |
Acabadinhos de chegar! Jorge, fizeste quanto tempo? :P |