Já algumas vezes tinha passado no Parque do Vale do Silêncio, mas desta vez decidi fazer um treino exclusivamente no local. Quem conhece o parque sabe que a volta do caminho principal é uma autêntica montanha russa! E viva as Rampas! A ideia era fazer 5 voltas ao parque e depois regressar ao clube. O problema é que uma das extremidades do parque termina numa escadaria o que é algo chato, pelo que decidi ignorar as escadas e contornar o quarteirão adjacente (o hospital do SAMS) pelo passeio para as evitar.
O treino estava a correr muito bem, bom ritmo com poucas quebras nas subidas e as rampas a fazerem o seu trabalho a nível cardio.
E agora a razão do titulo. Na última volta, já no ponto de retorno, na zona do hospital a correr no passeio, para me desviar de um senhor com uma criança coloco mal o pé e faço um entorse feio. Só não fui parar ao chão porque me consegui agarrar a um sinal de trânsito. Não consegui continuar. Vi a maratona a ir pelo ar e vieram-me lágrimas aos olhos (e não foi pela dor).
Este ano já tinha torcido este mesmo pé duas vezes, com a diferença que das outras vezes tinha conseguido continuar a correr e após a corrida com um pouco de gelo tinha ficado bem. Desta vez foi um pouco mais agressivo, e após o treino não conseguia andar sem coxear e à noite estava bastante inchado.
Tenho feito gelo e massajado com Voltaren e hoje praticamente não tive dores. Acho que já daria para correr, mas vou ficar bem quietinho (pelo menos até Domingo) para ver se recupero. Agora o problema é saber se ficará suficientemente bem para aguentar a Maratona, e também o facto de não treinar o que é um problema quer físico como psicológico (acho que estou a ficar um pouco “agarrado” e nos dias em que não treino sinto-me mal disposto e quase consigo sentir a cintura a alargar…).
Já estive mais pessimista, agora só me resta esperar e ver como estou em 9 dias.
Olá Rui
ResponderEliminarEspero que isso não passe dum susto (não há preparação de Maratona sem sustos).
A falta que o treino te irá provocar é apenas a nível psicológico. O trabalho físico está feito portanto agora é teres muita paciência e não cederes à tentação de ir correr cedo demais para deixar a coisa consolidar.
FORÇA!
Um abraço
Obrigado João. Hoje foi efectivamente um dia dificil, acho que já conseguia correr, mas tive de me conter para dar mais uns dias para o pé recuperar.
EliminarUm Abraço.
Gelo, descanso, colocar o pé elevado e massagens. Tenta arranjar um pé elástico para estabilizar o pé. As melhoras! um abraço
ResponderEliminarObrigado Sílvio. Não me lembrei do pé elástico, tenho de ver se encontro um que comprei à uns tempos.
EliminarUm abraço.
O João e o Sílvio já disseram praticamente tudo. O treino físico está feito, por isso, o melhor a fazer agora é dar descanso ao pé para recuperar. Se calhar mesmo para a prova o uso de pé elástico é de considerar porque vai ser um esforço grande para uma zona que ainda pode estar fragilizada.
ResponderEliminarAbraço e rápida recuperação
Obrigado Tiago. Não tinha pensado na hipotese de levar um pé elastico para a corrida. Tenho de ir investigar!
EliminarUm abraço.
Rui, é pena esse percalço, não posso dar conselhos porque não entendo do assunto mas já conheço a tua capacidade de recuperação e faço fé nela. Não te iludas porque certamente vais ter que suar com o Sol previsto para o dia da prova. Talvez esse percalço tenha sido a forma de te fazer abrandar na altura certa. Eu desde Domingo ainda não voltei a correr. Talvez hoje um pouco. Abraço e melhoras. Fernando
ResponderEliminarObrigado Fernando. Vamos lá ver se consigo mesmo recuperar, mas pelo menos assim tão tenho a tentação de não abrandar neste últimos dias. Depois do treino de Domingo acho que estas em excelente condição de terminar a Maratona!
EliminarUm grande Abraço.
Oi Rui, espero que já esteja se sentindo melhor e que a dor tenha te abandonado completamente e já tenha retornado os treinos de corrida.
ResponderEliminarBons treinos
Ju
Obrigado Ju. Já estou melhor e praticamente não tenho incomodo no dia a dia, mas estou com receio que tenha ficado com o pé fragilizado para aguentar com a Maratona... Vamos ver...
EliminarBjnhs.
Olá Rui, não há-de ser nada isso do pé. Tem calma, o treino tá feito. Já corri uma vez com um pé elástico e senti-me bem. Tenho a certeza que domingo dia 6 entrarás no clube dos maratonistas.
ResponderEliminarAbraço e boa recuperação
Olá Carlos. Ontem fui finalmente fazer um treino levezinho e correu bem. Eu quero muito acreditar que vai ser possível mas a menos de uma semana começam a aparecer as borboletas na barriga...
EliminarBoas Corridas!
Força Rui! Estamos a torcer pelas tuas melhoras e por uma excelente prova no dia 6 :)
ResponderEliminar(já pensas-te em analisar a passada e verificar se as sapatilhas sao as mais indicadas? nós fizemo-lo em Lisboa e ficamos boaquiabertos :P )
Até já e boas corridas :)
Obrigado! Ainda nunca fiz uma análise "profissional" mas a escolha de sapatilhas foi feita com muito atenção e notei uma grande diferença quando mudei para umas com mais suporte (tenho tendência para pronadar). Mas se calhar vou aproveitar a feira da maratona para fazer essa análise mais pro.
EliminarBoas corridas, Bjnhs.