quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Throwback Thursday: Rock'n'Roll Maratona de Lisboa 2014 - 5 Outubro 2014


Como podem ter reparado voltei ao activo aqui no blog. Durante a fase de hibernação comecei vários posts mas devido ao carácter temporal dos temas, provas, ao fim de algumas semanas sem conseguir progredir, não só perdia a motivação para os terminar como perdia o timing para os publicar.

Assim, ao longo destes meses fui coleccionando posts inacabados. Agora que estou a tentar colocar a coisa nos eixos lembrei-me de uma expressão que costumava ler nos blogs em língua inglesa (na altura em que ainda tinha tempo para ler blogs, agora só consigo mesmo ler os blockbuster dos blogs de corrida nacional): Throwback Thursday. Numa tradução livre é algo do género "Recordar à Quinta-Feira". O conceito é publicar às quintas-feiras algo do passado que tenha marcado o visado. Ora todos os posts inacabados deixaram uma marca em mim, porque por mais pequenos que sejam, ao ritmo a que escrevo, de certeza que ocuparam um grande espaço de tempo na minha vida! 

Como podem compreender, terminar relatos com meses de iato, leva a que a maioria dos pequenos pormenores já não existam. Por isso não se admirem se alguns destes posts terminem de forma mais abrupta.

Um dos posts que deixei inacabado foi o da Maratona, algo imperdoável! Por isso, e pelo facto de estar a pouco mais de uma semana de voltar ao mesmo percurso foi a escolha óbvia para iniciar esta nova rubrica aqui no botequim.


Rock'n'Roll Maratona de Lisboa 2014 - 5 Outubro 2014

Um ano depois voltei ao "meu quintal" para correr os 42,195 km pela 2ª vez.

A mesma distância, o mesmo percurso, a mesma tshirt mas uma experiência completamente diferente do ano anterior.

Primeiro, e como expliquei no post anterior, a preparação. Ou antes a falta dela, dos treinos longos e da adaptação do corpo ao esforço constante. A confiança não era muita e dai à defesa quer na colocação de objectivos relativamente acessíveis - igualar o tempo do ano passado - quer na aproximação jocosa de forma a manter as expectativas bem baixinhas.

Depois, quase por acaso, nas vésperas da prova arranjo uns companheiros fenomenais. Malta dos treinos em Monsanto que como eu decidiram fazer um intervalo dos trilhos para completar a distância rainha das provas de estrada. Embora tenhamos ritmos muito semelhantes entre os 3 sei de antemão que a minha "preparação" não me vai permitir acompanha-los até ao fim, mas esse "detalhe" não irá impedir-me de tentar.
Os meus grande companheiros de empreitada!
Ainda com as cãibras do ano passado na memória, este ano decido pensar antecipadamente e com tempo os abastecimentos. No ano passado levava as mantimentos mas não tinha plano, ia confiante que seria capaz de ir controlando a coisa mas com a adrenalina perdi um pouco o controlo e às tantas já não me lembrava do que tinha comido e do que precisava. Este ano planei tudo ao detalhe, onde iria beber o isotónico, onde ficaria a fruta e onde comeria as minhas marmeladas. Este ano voltei a fazer uma maratona sem géis.

Um dos problemas que achei na organização do ano passado era o facto de existirem poucos pontos de abastecimento de isotónico. Pode ser psicológico, mas acredito que a ingestão de isotónico está directamente associada às cãibras que tenho e por isso é um ponto fundamental para mim. Daí este ano decidi que iria levar a minha própria provisão. O que implicava levar o cinto ou a mochila.

A mochila era demasiado peso e o cinto não tem espaço para sólidos e sempre que o tenho utilizado para treinos mais longos acaba por me fazer assaduras nas costas. Acabo por me decidir pelo cinto sabendo que vou ter de pagar o preço.
Momento épico em Santo Amaro de Oeiras.
Uma das maiores criticas o ano passado foi a hora de inicio da prova. A provar que é sempre possível melhorar, a organização colocou o inicio da prova para umas muito mais simpáticas 8:30. Outra alteração de peso foi o percurso. Em vez de termos as voltinhas no Estoril e em Oeiras, a organização alterou o ponto da partida e colocou a distância pelas ruas de Cascais. Se por um lado a ideia foi boa, evitar a subida no Estoril e o percurso em Oeiras que envolvia uma passagem no parque em terra e um empedrado, é sempre positivo (embora pessoalmente eu gostasse muito de passar na minha terra adoptiva). Por outro o percurso inicial em Cascais com idas e retornos  na mesma rua, com os carros estacionados e o pelotão ainda muito denso tornaram o inicio algo caótico.

Às 8h30 lá estávamos os 3 prontos para atacar a Dª Maratona. Muita gente conhecida e após deixarmos os sacos no camião de apoio lá fomos para a partida, onde nos colocámos mesmo juntinho da bandeira das 3h45. Este ano a partida era na entrada do Hipódromo e não sei se é da minha cabeça mas é tudo muito apertado. Se o ano passado saí nas calmas, estes ano foi um stress só para conseguir passar o pórtico da partida. Fruto da alteração do percurso e do caos associado o 1km é feito a um ritmo muito baixo, e sempre a tentar ultrapassagens, energia que não se quer desperdiçar logo no inicio de uma maratona!

A partida impropria para claustrofóbicos.
Mas ao fim de 2km lá conseguimos estabilizar o ritmo e alcançar de novo a bandeira. Tendo em conta a minha não preparação, o meu plano era simples: ir num ritmo confortável de 5'15/km o máximo de tempo possível e depois tentar sobreviver o resto da prova. E assim fizemos, sempre uns metros à frente da bandeira lá seguimos Marginal a fora.

Este é um percurso que conheço quase de cor e sem carros a atrapalhar é efectivamente um grande postal que os inúmeros atletas estrangeiros levaram para casa. Em Santo Amaro tenho o melhor momento da prova, com a minha claque à espera. Com as energias renovadas lá seguimos no nosso passinho certo. Na Cruz Quebrada encontrámos o 1º abastecimento de isotónico mas está tudo muito confuso, a mesa com os copos é muito pequena, os copos já foram todos e os voluntários não conseguem repor a tempo. Acabo por pegar numa garrafa inteira e leva-la comigo.

Os três na Marginal no nosso ritmo certinho.
Chegámos ao pórtico da Meia Maratona com 1h50, média de 5'14/km. Perfeito. O problema é que não há milagres, e a partir do 24km, a cada km era mais difícil manter o ritmo. Ainda aguentei mais 6km mas ao 30km rebento. O ritmo baixa e deixo os meus companheiros seguirem para a sua prova. Pouco antes do Cais do Sodré passa por mim a bandeira das 3h45 e entro em modo de sobrevivência.

Curiosamente parece-me que a volta aos Restauradores não custa tanto como o ano passado e começo a desejar ardentemente o abastecimento dos 33km, porque haverá isotónico e toda a minha super estratégia contra as cãibras baseia-se em repor sais pelas bebidas. Mas mesmo antes dos abastecimento chega o choque. Após 34km o pelotão já está muito esticado e desde o Terreiro do Paço que sigo praticamente sozinho, mas de repente estou rodeado por milhares de atletas, é a malta da meia.
E um agradecimento ao patrocinador.
 Sei que houve quem tivesse gostado deste juntar de provas e tenha ganho alento com a os atletas da meia. Mas para mim foi terrível, quer a nível físico como emocional. Por um lado já não tinha energia para andar a competir por abastecimentos com pessoas muito mais frescas. Chegar perto do isotónico foi completamente impossível e até a água tive de andar uns passos para conseguir apanhar. A nível emocional o que me perturbou foi começar a ser ultrapassado e saber que todas aquelas pessoas tinham menos 21km nas pernas. Eu que tenho uma grande capacidade de correr sozinho, tentava desesperadamente encontrar algum atleta da maratona com que pudesse partilhar o meu estado de alma. Mas é quase impossível perceber quem está em que prova. Finalmente encontro um atleta que corre com a tshirt oficial e eu que sou super calado meto conversa.

Seguimos juntos alguns km's mas ele está em grandes dificuldades  e no Braço de Prata tem de caminhar e eu sigo. O ritmo entretanto baixou para perto dos 5'50/km e assim me arrasto até à rotunda do Pavilhão do Conhecimento.
Dedicada à minha mais que tudo...
Já dentro do Parque das Nações cheira-me a meta, ganho novo fôlego e começo a acelerar. Esta zona já está cheia de público e quando finalmente separam os atletas da meia parece que voltei novamente à maratona.

O último km é percorrido em menos de 5' e desta vez até me lembro de dedicar a prova à minha linda esposa e levantar os braços e celebrar.

Levanta os braços e sorri. Levanta os braços e sorri. Levanta os braços e sorri. Ah, e desliga o relógio!
Termino a minha 2ª Maratona com um tempo de 3h47'42''. Menos 10min que o ano anterior, em muito melhor estado e com um treino especifico miserável. Não é um tempo fantástico mas como dizem: não há almoços grátis. Desta vez levei a máquina de filmar e fiz um video sofrível que publiquei aqui.

Uma última palavra para os meus companheiros de empreitada que estiveram muito bem e literalmente que rebocaram naqueles primeiros 30km. Obrigado!

E finalmente a foto do triunfo!

2 comentários:

  1. Para este tipo de relatos ainda vens muito a tempo, ainda mais agora que entramos em época de Maratonas :) .... acho que já te tinha dado os parabéns, mas se não o fiz ficam aqui os meus parabéns com 1 ano de atraso. Fizeste uma bela prova, mesmo sem preparação especifica e tirar 10min é obra. Em todo o caso, muito mudou da 1ª para a 2ª Maratona, pois as longas distâncias, os treinos de trail foram uma constante, e isso ajuda ...
    A de 2016 vai correr melhor ainda :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Com a quantidade de gente que conheço que se vai estrear na maratona e que por estas semanas deve andar a obcecar com o tema, achei que era a altura ideal para publicar este post (e ainda dizem que os engenheiros não percebem nada de marketing). :)
      As provas em trilhos ajudam a acabar a maratona, claro, mas quando se entra na fase de querer fazer tempos é preciso dedicar tempo e treino. Este ano, embora sem grande método, fiz algo mais especifico que espero venha a dar frutos na próxima semana! E se não der tenho sempre outra oportunidade no Porto! ;)
      Grande abraço.

      Eliminar