sexta-feira, 14 de junho de 2013

GP Estádio Nacional - 10 Junho 2013

E no dia de Camões fui correr a 12ª prova do Troféu das Localidades de Oeiras, desta vez no Estádio Nacional organizada pelo NucleOeiras/Sportzone. Mal chegámos deu logo para ver que estávamos perante uma organização diferente condizente com a hegemonia do clube organizador (1º lugar do troféu com 6655,o 2º classificado tem 4077).
A zona da partida no Parque do Jamor.
Já chegámos bastante tarde ao local e quando nos aproximámos da partida já estavam a preparar a quarta corrida. Mas foi mesmo a tempo. A semana passada tinha vindo fazer um reconhecimento do terreno da prova mas só ao ver a prova das senhoras é que percebi que íamos andar literalmente às voltas em torno da partida. Esta prova também tem a particularidade de ser (até agora) a única que não é de estrada percorrendo os caminhos no parque do Jamor.

Desta vez decidi não levar música mas mesmo assim fui apanhado de surpresa com o momento da partida (para não variar). Talvez por isso e com toda a adrenalina fiz o 1ºkm a um ritmo alucinante, 3:30. Foi de longe o km mais divertido que alguma vez fiz em provas. A luta para manter a posição, as curvas em descidas acentuadas, e claro, sempre no meio da natureza!
No 1ºkm nem a Natureza me parava (mas tentava colocado ramos no caminho) 
Obviamente que era impossível manter este ritmo, até porque, tudo o que desce tem que subir. Mas estava tão bem e confiante que até na subida (que incluía uma "parede") consegui manter um ritmo de 4:30.

Uma nota muito especial para a minha "claque" que esteve impecável. Sempre a mudar de lugar para me ver passar (e tirar fotos) e a puxar por mim ;)
Eram fotos à direita...

...e eram fotos à esquerda! Estavam imparáveis!
Focagem: Árvore?Check! Senhora de costas?Check! Atleta...
Fiz os 6.6km da prova em 27:11 o que resultou num ritmo médio de 4:06, a prova com a média mais rápida que alguma vez fiz. No entanto, continuou a render apenas o 23º lugar no escalão. Estava com esperança de conseguir voltar ao top20 mas o nível competitivo do troféu está muito forte. Mas tirando isso adorei a prova e adorei correr fora do alcatrão.


Como mencionei aqui, estava doido por ir experimentar as minhas sapatilhas de trail novas e foi o que fiz. Penso que foi uma decisão muito acertada. Embora o terreno não fosse muito difícil, o ritmo da prova foi muito forte e houve algumas situações onde a tracção extra foi fundamental para não ir parar ao chão (numa descida ainda coloquei mal  um pé e torci-o mas não foi nada de especial).
A foto talismã!
Desta vez tivemos direito a brindes de luxo, que incluíam: uma garrafa de água, um saco de pano, um sumol, um bolo, um porta malas e ainda uma t-shirt (e uma cerveja para quem quisesse). Para uma prova gratuita não esteve nada mal!
O bolo não "sobreviveu" à inspecção que a minha filha fez ao saco dos brindes.

8 comentários:

  1. Parabéns Rui pelo excelente tempo, média e incrível 1º km!

    Um abraço e boa continuação

    ResponderEliminar
  2. Boa Rui, grande prova, grande tempo. Isto no fundo é tipo "corta-mato". Faço um por ano pelo meu clube e adoro, por ser diferente de tudo o que costumo fazer - muito curto (4 ou 6km), é dar gás logo desde o primeiro metro, circuito sinuoso, sobe, desce, curva e contracurva e voltas e voltinhas - muita luta e no fim fico sempre no último terço da classificação (mas saio sempre muito satisfeito) pq para este tipo de provas vão os ´"prós" da zona - aquela malta que gosta de fazer umas provas de estrada normalmente não aparece por estas bandas.
    Gostei muito deste post...fez-me recordar essa prova anual que faço.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Carlos! É bom para desanuviar das provas de estrada e enquanto não faço uma de trail a sério dá para ir testando o hardware! Abraço.

      Eliminar
  3. Nem tive conhecimento desta prova, mas pelas fotos colocadas vale a pena!
    1º km a 3:30?! Isso é que foi entusiasmo! :)

    Bjs, boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute, esta prova está incluída no troféu das localidades de Oeiras, que agora já está quase no fim. São provas curtas (muito curtas para as senhoras, esta só tinha 3.7km) mas com a enorme vantagem de ser grátis! Bjnhs.

      Eliminar
  4. Esse 1º quilómetro... Vai lá , vai...
    Muitos parabéns, Rui!
    E parabéns à claque pela foto-reportagem!

    Beijinhos bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anabela. Os parabéns pela foto-reportagem serão retransmitidos! Bjnhs e boas corridas!

      Eliminar