quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resumo Mensal - Junho 2013

Mais um mês passou e está na hora do habitual resumo. Este foi um mês muito mais regular que o anterior, onde praticamente fiz todas as semanas o mesmo ciclo. Felizmente as lesões parecem ter ficado para trás e consegui recuperar a forma pré lesão.

Este é o mapa das minhas actividades em Junho.


Com a seguinte distribuição temporal pelas 4 actividades que pratico (Corrida, IndoorCycling, Pilates e Musculação).


Este mês ficou claramente marcado pelo número record de provas em que participei - 5 - e pelo facto de ter conseguido estar em todas a 100%. Fiquei bastante satisfeito com as minhas prestações mas claramente a mais marcante foi o Troféu Localidades de Oeiras - GP Estádio Nacional, pela novidade de uma prova de corta mato, pelo percurso, pela organização e claro, por ter sido a prova com o ritmo mais elevado que alguma vez fiz (ui a adrenalina...).

Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 20
Distância: 187km
Tempo: 15:29:39s
Passo Médio: 4:58 min/km
Ganho de Elevação: 1305m
Frequência Cardiaca Média: 165 bpm
Calorias: 13626 cal

No mês passado falei de planos e objectivos mas estava um pouco renitente em expor aqui, porque todos sabem a  "pressão" depois de publicarmos um objectivo. Queria primeiro testar-me em treinos mais longos porque nos últimos meses o meu treino foi muito focado na velocidade para as provas do troféu. Mas a verdade é que quero correr a Maratona de Lisboa.
Pronto já disse (Agora só já faltam 95 dias...)
Desde que comecei a correr, a maratona sempre esteve no meu horizonte (longínquo). O ponto de "aproximação" foi mesmo quando comecei a ler os blogs e deparei-me com pessoas perfeitamente normais (como eu e não super atletas) a falarem da sua experiência ou a prepararem-se para a grande prova. Quando fiquei a saber que o percurso ia passar à porta de casa a curiosidade transformou-se num desejo enorme. De um momento para o outro parecia que toda a gente se estava a inscrever para a prova, era como quando se compra um carro e de repente parece que existem milhões de carros iguais!

Ainda não me inscrevi (porque ainda não estou totalmente confiante) mas já estou em plena preparação. Aumentei o número de treinos de corrida(para 4 por semana), aumentei as distâncias percorridas (este mês dupliquei a distância total em relação ao mês de Maio) e reduzi substancialmente a velocidade média (para algo mais parecido com um ritmo para a maratona). Depois de muito pesquisar e de ver os mais diferentes planos de preparação decidi adaptar um que se adequasse mais à minha rotina e disponibilidade (dando a tónica principal ao aumento progressivo de distância nos treinos longos). 

Assim o meu "ciclo semanal" é:
Sábado: Treino Longo 
Domingo: Descanso
Segunda: IndoorCycling (Crosstrainning)
Terça: Corrida (Séries) + Musculação 
Quarta: Corrida (Recuperação)
Quinta: Corrida (Médio-Longo fortalecimento)
Sexta: Pilates

Agora é só seguir a preparação e esperar que não (re)apareça nenhuma lesão.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado João! Agora é meter e meter km nas pernas!

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  2. Sábado lá estaremos nesse treino longo! Um abraço

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    1. Há pois é! :) Até já fui comprar uma mochila para garantir a hidratação! Até Sábado, um abraço.

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  3. Ah valente! Votos de excelentes treinos para a Maratona!

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  4. Obrigado! Amanhã vai ser já um, deixa lá ver se não derretemos pelo caminho! Em Monsanto é capaz de estar menos tórrido... :) Boa prova!

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