quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resumo Mensal - Julho 2013

Embora já estejamos a meio do mês, devido ao período estival, ainda não tinha tido oportunidade de escrever o habitual resumo mensal.

Julho foi dedicado exclusivamente à preparação para a maratona. Não participei em nenhuma prova o que facilitou a ter não ter "distracções" ao cumprimento do plano.

Foi o mês dos records. A cada sábado, no treino longo, era consecutivamente batido o meu record de distância e duração (22km, 24km, 26km e 28km). Como seria de esperar no final do mês a distância acumulada era também um novo record mensal com 276km.

Fui tentando manter as outras actividades físicas mas cada vez mais a minha mente está focada na maratona e com pouca motivação para andar pelas máquinas do ginásio.
Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 18
Distância: 276km
Tempo: 23:33:43s
Passo Médio: 5:05 min/km
Ganho de Elevação: 1263m
Frequência Cardiaca Média: 158 bpm
Calorias: 19203 cal

Como já referi noutros posts, os treinos longos passaram a ser os meus favoritos. Acordar ainda antes do nascer do Sol e ir correr quando a cidade ainda dorme. Tenho aprendido bastante com estes treinos, sobre o meu corpo e sobre a minha mente. 

Uma das funcionalidades do meu relógio (Suunto Quest) é medir o EPOC (Excess PostExercise Oxygen Consumption) que de uma forma simples representa a taxa de esforço do exercício. Quanto mais intenso é o exercício mais rapidamente cresce e quanto mais cresce significa que mais cansado estou. Num treino normal (por exemplo 1h ritmado) esta métrica cresce progressivamente alcançado o máximo no final do treino. Mas nestes treinos longos ocorre um fenómeno diferente. O EPOC cresce até aproximadamente aos 50min e depois estabiliza e começa a diminuir. Não percebo muito de fisiologia mas penso que esteja relacionado com o facto de o corpo entrar num regime mais aeróbico. Também reparo que é a partir deste ponto que começa a custar menos manter o ritmo e a corrida fica mais fácil. Para o final do treino a métrica volta a crescer e fisicamente começo a sentir-me cansado.
Evolução do EPOC no treino longo de 29km (2h34)
Peço desculpa por todo este texto mas é um "mal" de formação (sou engenheiro). Analisar exaustivamente todos os dados disponíveis, fazer gráficos e perceber o porquê por detrás deles é para mim uma funcionalidade "de origem" :)

6 comentários:

  1. Foi um valente mês!!
    Analisar nunca é mau, aliás só tem coisas boas, mas secalhar também é da minha natureza (seremos colegas Sr. Engenheiro) ;)
    Continuação de bons treinos!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, foi um mês super certinho! E sim, apenas coloquei um pouquinho das análises que faço aos meus dados!
      Boas Corridas.

      Eliminar
  2. Estou a ver que está tudo em cima para amanhã...belo mês de preparação, sim senhor - assim a Maratona está no papo.. Os Suuntos são umas belas maquinas.
    Vemo-nos amanhã!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suunto Rules! :) Pelo menos estou super confiante. Agora é "só" continuar a cumprir o plano!
      Um Abraço.

      Eliminar
  3. Para mim isso faz todo o sentido.
    Não tenho essas "ferramentas" mas reparo muitas vezes que os primeiros km's de um treino custam-se sempre um bocado. Parece que vamos em mais esforço e por vezes até a correr mais devagar, até que de repente uma pessoa parece sentir-se mais leve e já correr mais facilmente. Quando já tem mais km's em cima e o treino já vai na sua fase final, começa a custar novamente.

    Parabéns pela evolução! A correr assim e a essa velocidade vais fazer uma grande estreia na maratona.
    Força!

    Beijinhos e continuação de bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Isa. Isso foi o que eu achei fantástico, ver num gráfico em números a percepção do meu cansaço. Agora estou a ficar muito confiante que vou conseguir "vencer" a maratona! Tic-tac-tic-tac só já faltam 45 dias! :) Bons treinos!

      Eliminar