segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Corrida do Sporting 2013 - 01 Dezembro 2013

************************************************************************
Sim, estão a ler bem, este é o meu report da Corrida do sporting... Quase um mês depois... E incompleto... Podia colocar as culpas na falta de tempo (o que é verdade), ou na época festiva (o que também é verdade) ou ainda no Blogger andar a boicotar-me (infelizmente também é verdade, passo a vida a ver "Ocorreu um erro..."). Mas a realidade é que tenho andado muito preguiçoso para escrever. Às vezes pergunto-me porque carga de água é que decidi escrever um blog quando o acto de escrever é em mim tão natural como um elefante a andar de bicicleta... Enfim...
************************************************************************

Não, não sou sportinguista, nem tive um episódio de esquizofrenia (à lá interprete de linguagem gestual)... Conhecem a expressão "Só fazia isso se me pagassem...", pois... Por diversas vezes a utilizei para esta corrida no passado e desta vez alguem decidiu cobrar o meu bluf. Forreta Poupado como sou era para mim impossível não ir participar numa prova à borla, e por isso lá tive de engolir em seco e ir para Alvalade no Domingo de manhã.
Eu bem tentei colocar um fundo lindo mas mesmo assim não foi suficiente... ;)
Era suposto ir com o meu sogro, que também faz umas corridinhas mas nunca participou em provas. Ele é sportinguista e seria a oportunidade ideal, mas na véspera não pode ir e fiquei com um dorsal a mais. Ir à prova já seria um "sacrifício", mas ir sozinho seria desumano. Qual seria a companhia ideal? O meu amigo benfiquista Duarte! Até parecia uma daquelas piadas: "Era uma vez um benfiquista, um Portista e 4000 sportinguistas...".

Entre o empeno da Corrida do Monge, um pico de trabalho, as consultas pré-nascimento e o nascimento da Mafalda, não tinha treinado muito nas semanas anteriores à prova e como tinha desafiado o Duarte decidi que iria fazer a prova com ele.

Não tinha pesquisado muito sobre a prova mas lembrava-me vagamente de ler que a corrida terminava dentro do estádio, e isso era o pormenor que tornava esta corrida interessante.

Cedo começaram as desculpas: "Ah e tal não corro há muito tempo, estou com o nariz entupido... Mas quando as pernas começaram a mexer conseguimos manter um bom ritmo. Isto claro depois de termos parado ao fim de 300m devido a um afunilamento incompreensivel logo a seguir ao portico da partida. Aliado a termos saido no bloco  "+60min" o 1ºkm foi feito nuns estonteantes 6'13''. No entanto, nos km's seguintes conseguimos manter-nos em torno do 5'30''. Ainda não era desta que iamos atacar os 50min... mas para a proxima não há desculpa!
Nos 1ºs km (ainda havia sorrisos) e sim, sou o gajo com a tshirt da cor mais linda... 
A prova teve duas fases: a ida em que o Duarte falou o tempo todo e a volta em que eu ia tentanto manter uma conversa para me certificar que ainda lhe chegava oxigénio ao cérebro...

A vantagem de termos partido tão atrás é que fomos ultrapassando atletas toda a prova o que é sempre motivador. Para além das personagens já habituais nestas provas, achei imensa piada a duas atletas que envergavam tshirts da corrida do benfica... Fiquei indeciso se seria um acto de coragem ou um ímpeto suicida...
Perto do km8 onde já escasseavam os sorrisos...

Terminámos ao sprint em 55'10''. Logo ao passar a meta travagem brusca visto estar uma multidão na zona da chegada... Esperámos e esperámos ao frio e eu já imaginava os brindes fantáticos que nos esperavam depois de tão grande espera... uma água, uma maça e um copo de bebida isotónica... Sem comentários.

Mas o pior foi mesmo termos ficado do lado de fora do estádio. Se era apenas para correr na Avenida da Républica há bastantes alternativas...

Muito obrigado ao Duarte por me ter feito companhia o que tornou esta prova uma das mais divertidas de 2013.

Já agora também estou farto de dizer que só vou à corrida do benfica se me pagarem... Só para o caso de haver alguém interessado em patrocinar a minha participação. ;)


5 comentários:

  1. A mim não me apanham nessa corrida! Domingo vamos "dar um passeio" até Sintra? ;) Um abraço e até domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não devo ir a Sintra este FS... Já gastei os créditos familiares todos com a Corrida SS...
      Abraço.

      Eliminar
  2. Shame on you....buuuuuu.....se ainda tivesses ganho aquilo e fosses receber o troféu com a camisola do nosso Porto.....pelo menos deixaste lá uma bomba?
    Ai de ti se um dia fores à Corrida do Benfica :)
    Aquele abraço e um grande 2014 para ti e para as tuas meninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui, mas sob protesto! :) E tentei deixar bem claro no post a minha revolta... Não sei se reparaste nos pequenos pormenores subliminares mas coloquei letra minúscula nesses clubes que não são o grande FCP. :)
      Retorno o abraço e os votos de uma óptimo 2014!

      Eliminar
  3. Bom regresso ao mundo dos blogues! :)

    Com o desejo dum óptimo 2014

    Um abraço

    ps - E só para picar alguns, e dado que não sou de nenhum dos chamados 3 grandes, ao menos já terminei duas corridas na pista de atletismo do estádio do meu clube. Agora descubram qual é! :) (sim, porque o estádio do meu clube tem pista de atletismo ao contrário de qualquer dos 3 "grandes", ih ih ih)

    ResponderEliminar