domingo, 23 de fevereiro de 2014

Insanidades II - A Sequela

Claramente há algo de errado na minha cabeça esta semana... Talvez seja um vírus ou assim...

Pois bem, quase que ainda não tinha clicado no botão para publicar o último post e já andava a navegar na internet nos sites de outras provas. Enquanto a parte racional do meu cérebro se lastimava com a sua má sorte, a metade emocional lia com um nervosinho electrizante que o prazo para a inscrição numa outra prova estava quase a terminar...

E no mesmo dia em que me deu a preguiça e não fui fazer o treino longo que tinha planeado, inscrevi-me em mais uma prova, tipo terapia de choque...
Espero ter um final como o da Pampilhosa: Feliz, exausto e com recepção apoteótica!
E não numa prova qualquer. Aquela que será o meu maior desafio até ao momento e que vivia no meu imaginário desde Outubro.

Lembro-me, há pouco mais de um ano, ver uma reportagem sobre um homem que corria ultras e pensar que aquilo não era para mim. A minha onda eram mais 10km e de preferência aquelas com as tshirts mais vistosas :) Agora, desdenho as provas populares e acabei de me inscrever naquela que será a minha primeira ultra maratona, isto claro se conseguir chegar ao fim! (sim, tornei-me um snob da corrida...)
UTS - Ultra Trail de Sesimbra (ai... ai... ai... onde me fui meter...)
A parte racional do meu cérebro entrou em choque e recolheu-se no recanto mais escondido da minha psique e a parte emocional está a escrever este post! Estou super entusiasmado com a ideia de ir correr 55km. Só espero que tenha pernas para tal e não esteja a meter "a carroça à frente dos bois". Ainda à alguns dias estava temeroso de fazer 42km... Por outro lado, se Almourol não correr bem tenho ainda algumas semanas para trocar a inscrição para a prova mais pequena ;) 

Obviamente que tenho aqui de deixar uma mensagem para o "culpado" de todo este frenesim de inscrições: a 3 de Maio vamos ser ultras! (pensamento positivo)

E noutro tópico igualmente interessante (para mim, óbvio!). Na sexta-feira fiquei com o ego do tamanho do Mundo! No treino à "Hora do Esquilo", no final do treino, vem ter comigo um rapaz que me pergunta se sou o Rui, porque segue o meu blog! Obviamente que fiquei super inchado. Pela primeira vez alguém que eu não conhecia me reconhecia a mim por causa do blog! Obrigado Francisco, fizeste o meu dia!

11 comentários:

  1. Só agora???? Eu estava convencido que já estavas inscrito, a sério. Como sigo o blogue do Silvio tb, e comecei a associar uma coisa à outra, pensava mesmo que já estavam os dois inscritos e que esse seria o grande objectivo este ano.
    Bem...55km é uma distância jeitosa, mas faz-se se se treinar bem o que me parece ser o vosso caso. Existe uma componente importante que é difícil de se treinar..a paciência....é que a distância é "maçuda" e chegas a um ponto em que a prova te começa a "chatear"...tendo uma boa dose de "paciência" a coisa ultrapassa-se.
    Vai ser uma jornada épica e tenho a certeza que vai correr bem. Força nisso!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos! Pois, o Sílvio já esta inscrito à muito e tem-a como objectivo ainda há mais tempo, e tanto me chagou para me inscrever que acabei por faze-lo!
      A única corrida assim mais longa foi em Sintra 5,5h e o grande problema era estar a stressar com o chegar tarde a casa. Na prova tenho de me organizar para não começar a stressar com o estar a levar muito tempo. Este fs o pessoal em Sicó levou 9 horas!
      Boas corridas!
      Abraço!

      Eliminar
    2. Não compares provas de trail pela distância, nem pelos desníveis .... existem tantos outros factores que influenciam...cada prova é diferente....eu fiz a Geira Romana (53km) em pouco mais de 5h30 e os Abutres em quase 10h (47km). E quando fores para estas provas, tens que ir com tempo.....eu sei bem o que isso é...stressar para chegar a casa....como te compreendo meu amigo :)
      Abraço e dá-lhe com força
      Abraço

      Eliminar
  2. Boas Rui!
    Obejctivos de distancias desse genero tambem eu gostava de ter para mim como possiveis e nao olhar para elas como meros sonhos.. Mas cada coisa a seu tempo e passo a passo hei de la chegar..

    Boa sorte nesse teu novo objectivo! São coisas como essas que nos fazem crescer e evoluir!

    Há sempre alguem que lê o que escrevemos e espero que isso te de motivaçao e vontade para continuares os relatos das tuas aventuras em treinos/corridas :).

    Abraço e ate outra "Hora do Esquilo".

    Francisco Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco!
      Não sei há quanto tempo corres mas no outro dia acompanhaste bem principalmente porque não tinhas "luzes"!
      A distância é como qualquer vicio, começas pelas provas mais curtas e rápidas. Depois começas a tomar-lhe e gosto e só queres aumentar e aumentar. E a verdade é que depois, ao olhar para trás, as outrora inalcançaveis distâncias são agora os treinos de fim-de-semana! Um dia espero chegar lá! ;)

      Obrigado pela tua mensagem e está à vontade para ir comentando!

      Espero voltar a ver-te às 6h em Monsanto!

      Boas corridas. Abraço!

      Eliminar
  3. eheheh Estás em grande! Vamos embora meter km nisso! eheh Como eu compreendo as tuas "limitações" familiares... Também passo grande parte dos treinos com problemas de consciência. Mas tu já estás um passo À minha frente, ainda não consigo treinar às 6! Vou ter que começar a fazer isso muito brevemente,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe, eu sempre fui mais de treinar de manhã, principalmente por motivos logísticos , menos transito, menos tempo "roubado" à família e muito menos tempo de sono... Mas uma pessoa habitua-se! ;) E se for para ir treinar com malta impecável acordar às 5h15 até já nem parece muito mau...
      Boas corridas! Abraço.

      Eliminar
  4. Costuma-se dizer não há uma sem duas, nem duas sem três. Qual vai ser a terceira ???

    Continuação de bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha Acho que tão depressa não vai haver a "terceira"... Até porque já esgotei a minha cota de provas até ao Verão!
      Boas corridas.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Fico contente por influenciar positivamente e trazer algum para o lado bom da força que é a corrida. Acho que já encontrei a terceira insanidade para ti, Rui "O Arrábida Ultra Trail é um percurso de 80km, que promove esta práctica desportiva como uma das mais saudáveis e aventureiras actividades." ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estava do lado bom da força! Tu estás é levar-me para o lado negro, longo e enlameado da coisa! :P Mas muito divertido!
      A bem da harmonia familiar não vou pensar em mais provas... pelo menos até à próxima data limite... :)
      Abraço!

      Eliminar