quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Janeiro e inicio de uma nova paixão...

Já tinha mais ou menos desistido de escrever resumos mensais. Primeiro porque o tempo para escrever é agora muito curto e eu continuo uma lesma a escrever. Depois porque na maior parte das vezes para as situações interessantes já crio posts específicos e o resto dos treinos não são assim tão notáveis.

No entanto este mês foi algo diferente. Foi um dos meses mais activos em termos de treinos, em grande parte devido às idas aos treinos à "Hora do Esquilo", ou simplesmente "Esquilos". Depois dos vários problemas com os entorses, finalmente parece que consegui ganhar o mínimo de técnica para que não ocorram problemas em todos os treinos, o que tem deixado espaço para apreciar as correrias loucas pelos trilhos escuros e lamacentos de Monsanto!

São treinos muito duros (à terça e à quinta, às sextas é mais acessível e o dia perfeito para experimentarem ;) ). Só para dar uma perspectiva eu vou apenas quando a convocatória não inclui as palavras "RedLine", "Infernal", "Sangue na boca" ou "Diabólico". E mesmo assim só apareço quando tenho a certeza que vão alguns dos elementos com um ritmo parecido ao meu, para desta forma ter companhia no fim do grupo. Sim, neste grupo vou quase sempre a fazer de grilheta aos tubarões (a sorte é que a malta mais rápida vai esperando nos cruzamentos senão já tinha ficado perdido em Monsanto). Mas no fim fica sempre um pontinho de orgulho por ter conseguido (minimamente) seguir o grupo. Houve um momento sem preço quando, no fim de um treino, passámos por um outro grupo de corrida que estava a começar e ouvi um "lá vêm os esquilos".
Um dos pontos obrigatórios é a foto no final, já estou a ficar com uma bela colecção!
Dado que a "Hora do Esquilo" é das 6h às 7h e já não dá para voltar a casa, sigo directo para o ginásio e aproveito o tempo para fazer mais qualquer coisa. Um género de bi-diário mas muito juntinho. Estas loucuras actividades permitiram ter o mês com mais horas de exercício. Isso, e claro a aventura de 5,5 horas em Sintra. :)

A paixão pelo Trail atacou em força em Janeiro, e embora o número de km em estrada tenha sido um pouco superior aos km em trail, em tempo o trail ganhou destacado!


Outro ponto interessante foi a subida acumulada. Em Janeiro alcançou os 5015m o que representa metade da subida acumulada DE TODO O ANO DE 2013! 

Foram quase 245km, o que eleva este mês ao 3º lugar no pódio dos meses com mais km (apenas superado pelos 2 meses de preparação para a Maratona).

E claro, não podia terminar o resumo do mês sem mencionar o companheiro de grande parte destes treinos o Sílvio,  sem o qual estes não seriam possíveis (não me sinto confortável em ir para os trilhos sozinho e para além disso com companhia é muito mais divertido!). Obrigado e siga para mais que o ultra objectivo ainda não está completamente foram de questão ;)

Treininho 5* em Monsanto!


8 comentários:

  1. Obrigado Rui! E estamos a meio do caminho para o nosso ultra objectivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu estás a meio do caminho, eu estou mais ali para a berma... :P Vamos lá ver, ainda tenho mais uns dias para me decidir...
      Um dos pensamentos recorrentes em Bucelas era: "Se isto são "só" 25km nem consigo imaginar o que serão 55km...
      Abraço e boa prova nos Montes!

      Eliminar
  2. Assim num grupinho a coisa faz-se melhor...e os outros sendo mais experientes tanto melhor, pq puxam por nos e evoluimos.
    Andas a dar-lhe bem. Forca nisso. Abraco.

    *estou a escrever num teclado alemaio, os acentos andam algures por aqui mas nao os encontro :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grupinho é 5* e têm sido treinos muito "educativos"! Pelo menos para o coração que chega sempre a mil... :) O revés é que agora estou super preguiçoso para ir correr sozinho e qualquer desculpinha (tempestade, granizo ou cansaço...) é razão para ficar no ócio.
      Boas corridas, Abraço!

      Eliminar
  3. Olá Rui,
    Esses treinos em Monsanto são bons para criar resistência, não interessa se chegamos em ultimo, interessa é chegar bem.
    bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel. Efectivamente senti a diferença na subida do Fim da Europa. A velocidade pode ainda não ter sido toda recuperada, mas em resistência devo estar no topo.
      Boas Corridas!

      Eliminar
  4. Terças, quintas e sextas - está anotado mentalmente! ;)
    Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute. Existem treinos todos os dias das 6h às 7h. À quarta é alcatrão nos restantes dias trail. À terça e quinta são os treinos mais duros e à segunda e sexta os mais acessíveis. Habitualmente as sextas são conhecidas por "Fluffy Friday" e são provavelmente o melhor dia para experimentar. Mas o melhor é mesmo aderires ao grupo "Loucos Trail Running" no FB.
      Boas corridas! Bjnhs.

      Eliminar