domingo, 11 de maio de 2014

"Só mais um blog de corrida..." - 1º Aniversário!

Há exactamente um ano publiquei o primeiro post do "Só mais um blog de corrida...". É extraordinário como parece que o tempo voa, e este ano não foi excepção. Mas o que é ainda mais incrível para mim é ver a evolução ao longo deste ano.

Há um ano atrás estava a sair da lesão que me colocou de poisio durante mais de 2 meses, fruto de um regime de treinos demasiado intensos para a  forma da altura. Participava em provas curtas e rápidas e estava focado em completar o Troféu das Localidades de Oeiras. As Meias-Maratonas eram eventos esporádicos e correr "no mato" era um conceito completamente impensável para mim. Lembro-me, inclusive, de ter visto uma entrevista ao José Guimarães do "De Sedentário a Maratonista" em que comentava a participação numa ultra, e de me ter interrogado o que levaria alguém a querer correr ultra maratonas... :)

O primeiro click ocorreu algures no final de Maio quando comecei a aumentar as distâncias dos treinos. Primeiro acidentalmente, depois com intenção e finalmente desafiado. Comecei a apreciar as virtudes dos treinos longos e das velocidades mais moderadas. Daí a começar a treinar para a Maratona foi um instantinho.

A Maratona foi o meu grande desafio, a grande barreira que julgava completamente inalcançável e que proporcionou um momento de enorme realização pessoal. Pela primeira vez segui um plano de treinos e durante mais de 4 meses treinei como nunca tinha treinado antes.

O segundo click aconteceu pouco depois. Já andava com a curiosidade de correr em trilhos tendo mesmo,  no verão, participado numa prova na Pampilhosa da Serra respondendo ao desafio da Anabela (Run Baby Run). Mas os trilhos só se entranharam num treino em Monsanto à "Hora do Esquilo". Desde então tenho sido presença assídua nos treinos dos "Loucos Trail Running".

Um dos objectivo deste blog era servir de guarda recordações, para me ajudar um dia mais tarde a recordar aqueles pormenores que desaparecem com o tempo. Neste campo foi um sucesso, mesmo só com um ano, por várias vezes já tornei a reler um post antigo só para me recordar daquela corrida.

Outro objectivo era manter-me motivado e contrariar aqueles momentos mais letargicos, e no processo se servisse para motivar um ou outro leitor ocasional melhor. Nunca fiz muito para divulgar o blog e por isso as mais de 13000 visualizações foram algo surpreendentes.

Curiosamente o post mais lido foi o "Há Esquilos em Monsanto!", com cerca de 400 visualizações é de longe o mais visitado. Não sei se vêm à procura de esquilos de verdade ou se realmente procuram informações sobre os famosos treinos à "Hora do Esquilo". Se assim for e se me virem em algum treino digam que passaram por aqui! ;)

Sem grande surpresa a maior "Fonte de tráfego" é o Blog do João Lima, que foi também o primeiro a comentar o blog logo no post original.

A palavra chave mais utilizada para aqui chegar foi "blog corrida". :) As "vantagens" de ter colocado estas duas palavras no nome do blog...

E claro não podia deixar de mencionar um outro enorme beneficio da criação do blog que nem me passava pela cabeça há um ano, a "descoberta" de um companheiro de treino e aventuras!

O meu foco mudou completamente, agora só penso em trilhos. Já corri uma Ultra Maratona e está outra na calha. Não quer dizer que tenha abandonado o alcatrão, mas só em doses mais moderadas. Por este motivo decidi alterar a foto de capa aqui do estaminé, até porque esta é minha!


13 comentários:

  1. Epa acho que conheço essa paisagem de qualquer lado... Sintra chama por nós... ;) um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo primeiro ano, que espero venham a ser muitos mais, sinal que continuas a correr e a relatar as tuas aventuras. Eu gosto deste teu cantinho, e continuarei a ser um fiel seguidor :)
    E pá....e outra coisa engraçada são as tantas coisas em comum que temos... :)
    Abraço e força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, também espero que continue a arranjar tempo para escrever... ultimamente não tem sido fácil...
      Espero que estejas a recuperar bem, as melhoras.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Boa, parabéns Rui! Já seguia o teu blog muito antes de ter o meu, quando andava sempre à procura de relatos de preparação para maratonas, e continuo a gostar muito dele.

    Ah, li aí pra cima que vais a Sintra! Eu também! Mas por enquanto não vou em loucuras convosco, fico-me pelos 25km. Lá para o fim do ano penso em voltar aos superiores a 42km (não quero dizer ultra que pode dar azar). Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe pelo incentivo!
      Psstttt... Sintra ainda é "segredo"... Já tinha visto que "gostavas" da página do FB da prova. Devias ter-te inscrito para os 50. Ias connosco que ao pé de ti somos umas lesmas, fazias a prova na boa e ficavas logo ultra "curado" das experiências traumáticas! ;)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Não brinques, vocês estão a anos luz nestas coisas do trail! Mas olha que agora fiquei tentado... será que dá para mudar?? hmmmmm

      Eliminar
    3. Oh Filipe não sabia que os anos luz eram assim tão curtos... :P E olha que na prova curta não passas na Quinta da Regaleira!

      Eliminar
  4. Parabéns por este ano e que venham muitos mais anos como este ou ainda melhores!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! Ao aninho de vida já corre:)
    Abraço

    ResponderEliminar