quarta-feira, 18 de junho de 2014

Marginal à Noite 2014 - 14 Junho 2014

Em equipa ganhadora não se mexe, e sendo assim, este ano repeti a dose na Marginal à noite. Como expliquei no post do ano passado, embora a partida seja a menos de 500m da minha casa apenas no ano passado participei pela primeira vez nesta prova, e logo com uma grande equipa!

Este ano voltei a desafiar a malta do trabalho a vir fazer os 8km na Marginal de Oeiras. Desta vez com mais tempo comecei a plantar a ideia e a espicaçar o espírito competitivo e consegui que 5 colegas se juntassem para fazermos um género de competição do departamento. Juntámos ainda as respectivas companheiras, mais alguns dos filhos e a equipa "Só Mais um Blog de Corrida" tinha este ano 14 elementos!
A grande equipa "Só Mais Um Blog de Corrida"!
O chamariz tornou a ser o jantar cá em casa que, para não variar, durou até quase às 20h45. Depois foi enxotar o pessoal porta fora e deslocar-mo-nos para a partida. Ainda tentei colocar um passo agressivo na caminhada para ver se não ficávamos muito atrás, mas com paragens para fotos e mijinhas à última da hora ficámos quase no fim do garrafão. 

Sinceramente não percebi a ideia da organização ao dividir a zona da partida transversalmente, metade das faixas da marginal para os dorsais com chip e a outra metade para quem ia sem chip. Eu ia para a festa e para tentar motivar o pessoal, mas é sempre chato numa "corrida" ter que "andar" e ultrapassar pessoas que claramente não estavam ali para correr. Não estou a dizer que não deveriam estar ali, apenas que deviam partir após os que estão para correr ou no mínimo tentar seguir o mais à direita possível.
São 21h15... claro que temos tempo para tirar mais uma foto...
E assim, quase 2min depois do "tiro" de partida conseguimos finalmente ultrapassar o pórtico. Os primeiros metros foram o caos, com ultrapassagens, acelerações e travagens. De imediato perdi de vista os restantes elementos da equipa tendo apenas ficado junto do meu amigo Duarte. Nota para o próximo ano, é muito giro levar a tshirt do evento mas depois é impossível seguir alguém na confusão, para a próxima levar uma tshirt de cor contrastante com a cor do ano.
Os atletas do "Torneio EO"!
O meu grande objectivo para esta prova era servir de lebre e levar o pessoal a fazer os 8km em menos de 40min, papel que encarnei com toda a convicção! Embora tivesse perdido o resto do pessoal, passei toda  a prova a puxar pelo Duarte. A motivá-lo, a manter o ritmo nas zonas mais difíceis e até a ir buscar a água para que evitasse a confusão junto do abastecimento.

Foi uma prova simpática e divertida, de trás para a frente e por isso sempre a ultrapassar o que ajuda na motivação mas desgasta mais rapidamente. Com muita animação e muita gente... demasiada gente... Numa das ultrapassagens, no exacto momento que me preparava para a manobra, a senhora, por sinal bem robusta, decide levantar os cotovelos quase ao nível dos ombros. Já embalado não consigo evitar o contacto e quase perco o equilíbrio. Mas o que me chateou deveras foi ao mesmo tempo ouvi-la dizer para a amiga: "Vês, assim já não nos ultrapassam". Aquilo mexeu comigo de uma maneira que tive de me voltar para trás e xingar a dita senhora.

Seguimos num ritmo sempre ligeiramente abaixo do 5'/km e quando alcançamos o 7km a prova está feita, a partir daqui é sempre a descer e aproveitar para um sprint final. Continuo sempre a puxar pelo Duarte e alguns metros depois da placa dos 7km lá começamos a alargar a passada. Tomo a dianteira e acelero um pouco, nada demais porque o rapaz parece que já está nos limites. E qual é a minha surpresa quando o ingrato, a poucos metros das meta acelera e passa por mim a rir. Já não dá tempo de acelerar para o alcançar e passo a meta 4s depois do campeão da EO.

Com um tempo de chip de 38:38 ficou bastante aquém do tempo do ano passado, mas o objectivo era também bastante diferente. O grande vencedor do "torneio EO" percorreu a prova 38:33 no que foi uma grande prestação(principalmente com a quantidade de minis e bolo brigadeiro que enfardou antes da prova, e não há aqui qualquer ressentimento), com um ritmo médio de 4:54/km dá excelente perspectiva para que consiga fazer os 50min na Corrida Tejo. Parabéns Duarte. De resto toda a equipa está de parabéns com prestações de grande superação. Para a posteridade fica a classificação final.
Só ficou a faltar o Luís que se inscreveu sem chip mas que terminou em 49'
Depois foi tempo de esperarmos pela malta da caminhada e ficarmos no convívio para vermos o fogo de artifício que encerrou a nossa festa e as festas de Oeiras. Muito obrigado a todos os convivas e até para o ano!
Obrigado e até para o ano!

8 comentários:

  1. Hehehe....jantarzinho para "motivar" o pessoal..tá bem abelha....e belo amigo aí o Duarte...parabéns ao pessoal todo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia que garantir uma boa equipa! E para isso investir em comida e minis! :)
      Abraço.

      Eliminar
  2. Então saltaste uma prova? Esta prova para mim já está marcada no calendário... para não ir! Muita gente, muita confusão para o meu gosto. Tens que conseguir levar esse pessoal para os trilhos! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo à espera deste teu comentário! :P É a primeira vez que salto um post de uma prova mas haviam "enormes" pressões editoriais para publicar este post. :) Este fs devo publicar o do Mendro.
      É muita confusão e é por isso que vou em modo de festa. E claro, esqueci-me de referir no post, mas desta vez saiu a custo zero porque me inscrevi quando a SportZone dava 100% em cartão.
      É o próximo passo! Ou quem sabe a um esquilo para ficarem logo vacinados!
      Abraço!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Vou ficar alerta e numa próxima oportunidade vou melgar até ires comigo a uma prova de trilhos! Claro que podes sempre cair da cama às 6h e ires um dia aos Esquilos! ;)

      Eliminar
  4. Para o ano já sabes, é enfardares mais minis e brigadeiros! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, é isso mesmo! Vou já começar a preparação ali na pastelaria da esquina!
      Bjnhs.

      Eliminar