domingo, 13 de julho de 2014

10K Lisboa UNICEF- 6 Junho 2014

Mas que grande molha! Acho que nunca tinha feito uma prova com tanta chuva. Mas esta prova não irá ficar na memoria apenas pela chuva de verão mas, principalmente, pela prova onde quase conseguia realizar o grande objectivo do sub40 aos 10km.
Como comentei aqui, esta prova não estava de todo nos meus planos. Quer a distância quer o piso estão longe do meu próximo desafio. Mas o factor solidário e a oportunidade de fazer uma actividade em família acabaram por ditar a inscrição. O dia amanheceu cinzento e logo começaram as dúvidas. Esta era suposto ser uma prova em família, comigo na prova dos 10km e o contingente feminino da equipa na caminhada. Com a chuva teimosamente a cair começámos a reequacionar a participação. Mas num acto de coragem (ou insensatez) colocá-mo-nos a caminho de Lisboa. O raciocínio foi, se os nórdicos não saíssem de casa por causa de umas pinguinhas nunca faziam nada! Vamos lá mas é sair da nossa redoma e aproveitar a vida!

A organização a prever o calor de Julho marcou o início da prova para as 9h30 e por isso às 9H15 estávamos nós e grande parte dos participantes abrigados nas arcadas dos prédios em Entrecampos. Deu logo para ver que estavam poucas pessoas, muito longe do limite das 6000. Segundo os resultados provisórios terminaram a prova dos 10km 590 atletas. A falta de divulgação, a divulgação tardia e a chuva não terão ajudado.
Ainda sequinho... Correr ou rolar eis a questão...
A 5 minutos do início despeço-me das meninas e dirijo-me para a partida. Até este momento ainda não sabia muito bem o que ia fazer. Se ia testar o "red-line" ou rolar pelas avenidas da capital e por isso deixei-me ficar mais ou menos a meio do pelotão. Sob uma chuva persistente lá esperei pelo sinal da partida com o speaker a tentar animar a malta com algumas piadas, como por exemplo: "para o ano prometemos fazer a corrida no verão já percebemos que no inverno com a chuva é difícil...".

Às 9h30 em ponto é dada a partida mas não sem antes mais um momento sui generis quando, à minha volta toda a gente começa a cantar música de coro! Era um grande grupo do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
O contingente feminino a postos para enfrentar os elementos! 
O percurso seguia em direcção ao Saldanha, onde invertia o sentido. Como sempre a adrenalina de prova é mais forte que a minha razão e parti muito rápido. Vou ultrapassando sempre atletas e sou surpreendido pelo beep do 1ºkm do relógio em menos de 4 minutos. Está decidido, vou tentar atacar o meu record.

Mantenho um ritmo forte e pouco antes de chegar ao Saldanha começo a ver os primeiros atletas já em sentido contrário, e de repente aparece o retorno. Ainda estou a tentar perceber porque vi tão poucos atletas à minha frente quando oiço o 2º beep, 3'57. É lá!
A descer do Saldanha: Epá, isto até parece fácil! (foto Correr Lisboa)
Apenas corri 2 vezes pela Avenida da República e a verdade é que aquilo não é assim tão plano como parece de carro. Primeiro há os túneis, nesta prova passámos por 7! Mas a parte mais complicada é mesmo entre o Campo Pequeno e o Saldanha, a inclinação é pequena mas existe (cerca de 1000m a 2%). Já vinha a quebrar um pouco o ritmo, mas na segunda passagem não consegui manter o sub 4'e acabei por fazer o km mais lento com 4'23.

Depois foi aproveitar a descida até aos Restauradores e tentar recuperar o tempo. Já na Avenida da Liberdade alcanço o grupo da caminhada e lá vejo as minhas meninas, encharcadas até aos ossos mas com bom espírito e a bom ritmo!
Ao 5km: Tudo fixe e obrigado pelas fotos! (foto Correr Lisboa)
Começo a acreditar que os sub40 são possíveis. Continuo a acelerar mas sou surpreendido pelo sinal do relógio para os 10km quando ainda falavam uns bons metros para a meta. Ou a prova tem mais que os 10km ou  o relógio ficou baralhado e tem-me dado indicações erradas durante toda a prova. A realidade é que nesse momento percebi que ainda não seria aqui que faria os sub40. 

Picado por um outro atleta, a 200m da meta ainda tenho força para um sprint final. Termino a prova em 40m56s, novo recorde aos 10km por quase 2 minutos. Já depois em casa, e corrigindo o track, o percurso terá tido cerca de 10,2km o que daria um tempo estimado aos 10km de 40m05s! Grrrrrr, nem oficial nem oficioso. 
Finalmente a meta! (foto Correr Lisboa)
As minhas heroínas! (foto Correr Lisboa)
Esperei pelas caminheiras e depois foi ir directo para o metro para regressar a Entrecampos que já chegava de molha. No dia seguinte ainda tive mais uma surpresa quando nos resultados provisórios fiquei em 25º em 590 atletas, a minha melhor posição de sempre!

Acabou por ser uma manhã bem passada. A Margarida adorou andar à chuva, a Mafalda dormiu, e todos ajudámos a UNICEF.
Ainda a recuperar de 10,2km no redline! (Foto organização UNICEF)

7 comentários:

  1. uuuuh tão perto! E sem treino especifico nenhum. Vai cair em breve, de certeza. Deu-me pena naquela primeira foto vê-las à chuva, mas depois na ultima já dá pra ver se que divertiram eheh Qual é a criança que não gosta de andar a chapinhar..?

    Bem, e sábado? Tudo pronto? Até lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que a "paciência" para treinar para tempos aos 10km não há muita... :) Por isso se os resultados melhorarem será mesmo por arrasto.
      A Margarida adorou e depois quando lhe deram a medalha ficou toda inchada!
      Para sábado... bom, para sábado será como se poder... :) Será sobreviver até à praia!
      Abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns, PR ou não, foi um tempo excelente!!
    E deixa lá estar a chuva... agora vinha a calhar para o fim-de-semana. Só pedia uns chuviscos, vá! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi PR, só não foi sub40 mas acredito que chegarei lá!
      Não sei se já viste a previsão para sábado em Sintra... Nublado, max 21ºC e possibilidade de chuviscos ao início da manhã. :) Acho que a tua cunha está a funcionar!
      Já fizeste o upgrade para o k50? :)
      Bjnhs.

      Eliminar
    2. Rute, foi assim que ele me enganou :P eheh Tudo aos 50!

      Eliminar
  3. Parabéns Rui! Tens que agradecer aos Esquilos de Monsanto! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio! É verdade, a minha evolução nestes seis meses foi impressionante, e muito graças aos treinos às 6h da manhã em Monsanto.
      Grande abraço e já falta pouco... :)

      Eliminar