sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Corrida do Aeroporto 2014 - 19 Outubro 2014

Esta é uma das minhas provas de 10km favoritas e, a par da Corrida do Tejo, uma que tento nunca falhar apesar do meu recente interesse por outro tipo de desafios.

Mais do que uma corrida é um momento de socialização. Como referi no post do ano passado, não só trabalho no aeroporto como o ginásio que dá apoio ao evento é o ginásio que frequento. Desde modo para além da malta do trabalho que nos últimos tempos tenho "desencaminhado", nesta corrida o número de pessoas conhecidas é enorme e é sempre uma grande festa.

Outra fantástica característica desta prova, que se está a tornar habitual nas corridas organizadas pela HMS, é que tem uma grande componente familiar. Desde as corridas para os mais pequenos como a disponibilização de uma área vedada com as mais variadas actividades para as crianças ficarem enquanto os mais crescidos faziam a sua prova. Obviamente que inscrevi a Margarida e desta vez nem tive de falsear a data de nascimento uma vez que já é uma "Bambi" de pleno direito!
A Bambi em grande estilo! (Foto: Gustavo Figueiredo Photography)
Infelizmente o pai da atleta é um néscio e meteu na cabeça que as provas das crianças eram às 9h30. Afinal eram às 9h15 e quando chegámos ao Terminal de Carga já os bambis estavam alinhados na partida... Com uma grande sensação de dejavu lá fomos a correr para a partida e depois de explicar a situação a um simpático elemento da organização fomos correr com os mais crescidos. Assim, a minha bambi correu o dobro da distancia devida, num grupo de atletas mais crescidos e conseguiu não ficar em último!
Muito envergonhada a receber o seu prémio. (Foto: Gustavo Figueiredo Photography)
Passado o stress inicial da corrida da Margarida era altura de começar a pensar na minha prova. O meu objectivo era simples: diverti-me! Depois da loucura que foi a Corrida do Tejo, queria fazer uma prova sem sofrimento e apenas pelo prazer de correr com amigos. Juntei-me ao Duarte e ao Carlos e combinámos correr juntos para um tempo próximo dos 50min.

Num ápice estavam a dar a partida e lá seguimos nós todos contentes. O 1ºkm foi o mais lento de toda a prova. A confusão inicial habitual e o facto de começarmos logo a subir não estarão isentos de culpa. Mas depois entrámos no ritmo e fomos sempre muito certinhos, ligeiramente mais rápido do que os 5'/km. Ligeiramente mais rápidos nas descidas, e mais lentos nas subidas. 
Os atletas! (e um gajo de azul)
Este ano o percurso era um pouco diferente mas mantinha os pontos de interesse como a passagem na Pista Moniz Pereira, no Parque Urbano da Alta de Lisboa com a sua ponte de madeira e pelo Parque das Conchas. A maior diferença foi a retirada das voltinhas pelos caminhos de terra da Quinta das Conchas e para compensar uma ida pela nova avenida até quase à 2ªCircular. Eu acho que assim ficou muito melhor. Aquelas subidas íngremes em terra batida pareciam um pouco fora de contexto numa prova de 10km de estrada. Mesmo assim a subida acumulada aumentou ligeiramente em relação ao ano passado. Em relação ao percurso o único ponto mais fraco é mesmo a passagem pela rua que dá acesso à Quinta das Conchas, muito inclinada e em empedrado o que a torna liminarmente perigosa. O percurso desta prova não é propriamente plano, mas como o meu amigo Duarte diz: quando corremos 1'/km acima das nossas capacidades toda a subida parece uma descida com uma inclinação esquisita.

Desta vez decidi levar a câmara, fica aqui o registo muito pessoal da Corrida do Aeroporto 2014.

Fui sempre a chagar para mantermos o ritmo e chegámos ao 9ºkm com uma folga bastante confortável para o nosso objectivo. O problema era que o último km era sempre a subir e quando o relógio apitou para os 10km ainda estávamos a uns bons 200m da meta. Para mim, este foi o único ponto menos bom de uma organização irrepreensível (na altura ainda dei o benefício da dúvida pois o relógio tem a precisão que se sabe, mas depois outros atletas queixaram-se do mesmo e já em casa verifiquei que a distância foi mesmo 10,2km).

Nos últimos metros o "Coração de Cavalo" (aka Duarte) larga no seu sprint louco e mesmo com o relógio a marcar uma velocidade instantânea abaixo dos 3'/km não o consigo acompanhar. No entanto, desta vez, espera por mim reduz a velocidade e passamos a meta juntos com um tempo de 49m28s. Pouco tempo depois chega o Carlos que tinha ficado ligeiramente para trás.
Acabadinhos de chegar! Jorge, fizeste quanto tempo? :P
E estava feita a prova. Recolhemos o íman, o saco com as águas e o gelado e ficámos mais um pouco para ouvir o sorteio das duas viagens. Ainda deu para conhecer o Manuel Nunes que após correr uma Maratona foi ao Aeroporto esticar as pernas. Foi pena a tshirt este ano não ser, como habitualmente, da Asics e de ser completamente branca na parte da frente mas a verdade é que o meu maior problema com a tshirt é: onde raios é que eu vou guardar tanta tshirt...
E numa prova familiar não podia faltar a foto de família!
Foi uma manhã muito bem passada mas no final fiquei com aquela sensação de ter copiado num exame... De me ter posto à prova e não me ter esforçado...

8 comentários:

  1. Espectáculo as tuas meninas :) ....é um orgulho enorme ver os nosso filhotes a correr, não é? Quanto a ti, malandrice é o que é :) ....tens que fazer uma limpeza ao armário....mas olha que custa...fiz uma à pouco tempo e foi difícil desfazer-me de algumas camisolas...mas teve que ser....para já só as muito especiais é que estão a salvo da 2ª limpeza que deverá estar para acontecer :)
    Dá-lhe....Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto ainda me deixam correr ao lado dela o que é ainda melhor! :) Malandro eu! Sim é capaz...
      Já só falta uma semana! Grande abraço!

      Eliminar
  2. Epá estava tanto sol que tive que ver o filme com óculos de sol! Mas que bela corridinha higiénica que fizeste... Deve muito fixe ver os nossos filhos a correrem! :) Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o verão regressou! E tu já compraste sapatilhas para a neve? :P Foi uma corrida divertida e boa para o ego!
      Grande abraço!

      Eliminar
  3. Ohhh que gira a correr com o papá :) e com os mais crescidos.
    O registo da prova via filme fica muito engraçado.
    Também fiz a prova, claramente que os tempos não têm nada haver, e aquela subida final matou-me. O meu relógio claramente que registou mais coisa menos coisa como 10,2 km também, mas achei que tinha sido falha do meu.

    Boas provas ;)

    ResponderEliminar
  4. Parabens Rui!

    Sim, o nosso maior problema é onde por tanta t-shirt, mesmo a treinar 4 ou 5 vezes por semana não conseguimos dar cabo delas.
    boa semana!

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  5. hahahaha ali ao minuto 2 estavas a fugir de um terrorista ou quê? :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro viajar para correr e foi uma grata surpresa encontrar um blog de Portugal com dicas tão legais.

    Quem sabe um dia não consigo correr uma prova como essa em outro continente? :)

    ResponderEliminar