quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Adeus 2014...

Truz truz truz... Está ai alguém? Ouvi dizer que isto é um blog de corrida mas posts está quieto... Se calhar já punhas um "trespassasse" na entrada... Pode ser a tua resolução de Ano Novo!



É verdade, mea culpa, nos últimos meses tenho andado muito desleixado. Podia culpar a falta de tempo ou mesmo o facto de não ter participado em nenhuma prova nos últimos meses, mas a verdade é que tenho tido muita preguiça. Eu até começo a escrever, como são testemunho os 3 ou 4 posts que tenho semi escritos, mas depois o momento passa e acabo por desistir e não os terminar.

Mas embora a actividade literária tenha esmorecido na ponta final do ano, a actividade física tem continuado em bom ritmo. Ainda hoje completei mais um dos meus treinos especiais "2/3 Maratona Rise&Shine", o último de 2014. Foram 28km pelas ruas adormecidas de Lisboa com o nascer do sol à beira Tejo. Acordar de madrugada a meio da noite tornou-se uma necessidade para conseguir encaixar estes treinos, e devido à "logística", nunca consegui convencer ninguém a acompanhar-me. Mas até tem sido bom. Dizem que sou o gajo introspectivo e estas horas permitem-me tempo para assentar ideias. Em oposição às corridas em trilhos em que um só cérebro é insuficiente para coordenar toda a actividade e assim evitar testar o principio físico da gravidade.

Tenho continuado a balancear os treinos de estrada com os de trilhos, e embora não tenha participado em provas nos dois últimos meses, fiz dois treinos épicos em Sintra com a malta da "Hora do Esquilo".
Sintra Non Stop - Grande treino com a elite dos "Esquilos"... Um "rolador" com 1150m D+ num ritmo no limiar do RedLine! 
Mula-GuinchoVelho-Peninha
Mas este é o dia dos balanços e dos números e por isso não posso passar ao lado de alguns.

Se 2013 foi o ano da Maratona, 2014 foi o ano da Ultra-Maratona! Na realidade foram 2 oficiais e mais 1 não oficial, sem contar com a repetição da Maratona de estrada em Lisboa. Mas se tivesse de escolher uma palavra para 2014 teria de ser "Trail". Depois de anos a desdenhar o pessoal que largava a estrada para se dedicar aos trilhos, também eu caí no engodo e fiquei agarrado. Muito graças às companhias. Perdi a conta às vezes que acordei às 5:25 para ir correr para Monsanto com uns "loucos" e até arranjei um outro louco para me acompanhar das minhas ultra loucuras. Continuo a gostar de correr em alcatrão e mais de metade dos km's de 2014 foram feitos com sapatilhas de estrada.

Mas chega de conversa e vamos lá aos números!

Corridas: 225
Distância: 2898 km (1718 em estrada, 1180 em trilhos)
Tempo: 278h 
Ganho de elevação: 46750m

Quando olho para os "objectivos" que escrevi no início do blog quase me dá vontade de rir. Foram mais 1000km que em 2013 e se o ano tivesse mais uma semana alcançava a barreira dos 3000. Foram em média quase 5 treinos por semana a que ainda é preciso juntar as 26 aulas de Spinning e outras tantas de Pilates. Foi sem dúvida o ano mais activo de sempre e os resultados surgiram, não só na conquistas das distâncias mas também com novos RP nos 10km, Meia e Maratona.

Mais uma vez contei com a paciência e o apoio da minha linda esposa. Embora tente sempre minimizar o impacto na vida familiar é ela a minha pedra angular. Obrigado!

A todos um grande 2015 com saúde e cheio de boas corridas! Termino com o resumo do último treino de 2014 e um convite para me acompanhar num próximo "Lisboa Rise and Shine!".

6 comentários:

  1. Que grande ano Rui...2014 foi espectacular...parabéns. Que 2015 seja ainda melhor...tudo de bom para ti e para os teus.
    Grand abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! Um grande ano para ti também e já estou a tentar reservar o 1 de Maio!
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Rui, que números impressionantes!

    Um feliz ano de 2015!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom ano para ti também! E obrigado por continuares a visitar aqui o meu cantinho!
      Abraço!.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Sérgio! E um excelente 2015 de corridas!
      Abraço.

      Eliminar