terça-feira, 21 de maio de 2013

BES RUN CHALLENG3 - Sintra

Em uma palavra: Es pec ta cu lar!

Sim, dito uma silaba de cada vez para vincar bem o sentido. O percurso, a paisagem, a minha prestação, a prestação do meu corpo (olá joelho), a organização e até as duas queijadas no final estiveram cinco estrelas. Já marquei esta prova como a "greatest move" de 2013 no movescount.

Tudo a postos para o inicio do desafio!
Mas voltemos ao inicio. Como não conhecia muito bem a zona e para aproveitar a deslocação a Sintra, fomos logo de manhã buscar o dorsal. Estava pouca gente e o tempo de espera foram zero segundos, mal entrei na tenda já estava uma menina a acenar para ir para a bancada dela. Depois de almoço aproveitámos para passear (pouco que tinha de poupar as pernas) por Sintra e fomos comer uns travesseiros (é essa a comida pré prova dos grandes atletas, não é?).

Fomos para a zona da partida e encontrei-me com uns amigos que também vinham à "escalada". Quando nos preparávamos para ir espreitar a partida começam a cair umas "pinguinhas", só tivemos tempo de correr para debaixo de um toldo antes que começasse o "diluvio". Mas tão veloz como surgiu assim passou, o problema é que faltavam 10 minutos para o inicio e mais de 2000 pessoas para entrar nas boxes da partida. Após alguma confusão lá consegui entrar no sub50 mesmo antes de começarem a juntar todas as boxes.

Os "escaladores" e o "emplastro" (fofinho!)
E assim começámos.

Os primeiros 1.5km até à vila foram frustrantes. Estava tudo com medo da descida e constantemente a travar. Eu bem queria avançar um pouco mais, mas era impossível e achei que não valia a pena estar a furar. Assim que a inclinação se inverteu começou a haver mais espaço e pude ultrapassar outros atletas (e outros tantos passaram por mim, incluindo um ou outro blogger). A "rampinha" com 3km e 200m de ganho vertical foi um desafio. A parte psicologicamente mais difícil foi após 2km a subir chegarmos a uma zona em que a estrada serpenteava pela colina e era possível ver um "carreiro" de atletas com 4 níveis "ai que ainda falta subir tanto...". Eu corro sempre a ouvir música, mas desta vez decidi não levar. E foi uma decisão acertada. Adorei correr pela natureza e "sentir" a aura da serra.


Após o abastecimento de água começámos a fazer o percurso de "ida" até ao retorno e "volta", com 4km e um perfil menos agressivo. A estrada "encolhia" e ficávamos só com uma faixa o que dificultava a progressão mas consegui manter um bom ritmo.

No km8 encontrámos a "Grande Rampa" no acesso ao Palácio da Pena. Aqui vi muitos atletas a quebrar e a andar, mas eu lá ia repetindo o meu mantra "não vou andar, não vou andar"(nada obsessivo...) e consegui escalar o cume. A partir daqui foi 1km numa descida vertiginosa em empedrado até à meta. Fui sempre com muito cuidado, controlando sempre a descida ( e não deixando que me controlasse a mim) e rezando para que não me derrubassem. Os últimos metros eram, finalmente, em alcatrão o que possibilitou uma chegada a alta velocidade.
A chegar: "Gémeos? Onde estão os meus gémeos..."
Terminei a prova com tempo oficial de 52'41'' e de chip 52'06''. Curiosamente a classificação geral e de chip foram a mesma 382º, ultrapassei tantos atletas como aqueles que me ultrapassaram!


Para  o percurso e a minha forma actual fiquei muito satisfeito com a minha prestação. Quando terminei o meu relógio anunciava que o tempo de recuperação necessário era de 21h, tempo para a minha próxima prova 16h (hum......).

A já habitual foto da consagração

4 comentários:

  1. Parabéns pela prestação e pela satisfação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Depois de 2 meses a correr a meio gás soube muito bem poder dar 100% numa prova.

      Eliminar
  2. Sim sr...isso é que foi uma grande prova. Tendo em conta o percurso acidentado e com tantas subidas fizeste um excelente tempo. Parabéns!
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar