sábado, 11 de maio de 2013

Só mais um blog de Corrida

Porquê mais um blog de corrida? A verdade é que nunca me tinha passado pela cabeça criar um blog. Sempre fui mais leitor do que escritor até porque nem tenho muito jeito para escrever (sim isto é um disclaimer para o caso de encontrarem algum erro ortográfico, concordância ou incoerência).

Já algum tempo que corro embora só tenha começado a entrar em provas mais consistentemente em 2012.
A Corrida Tejo foi a minha primeira prova e continua a ser a minha referência anual
Apesar de passar imenso tempo na Internet e nos últimos tempos a actividade física em geral e a corrida em particular estar no topo dos meus interesses, nunca me tinha dedicado a ler os blogs de corrida nacionais.

O ponto de viragem foi no passado mês de Março, quando após um treino mais agressivo começou a doer-me o joelho. Parei o resto da semana até porque na semana seguinte ia correr a Meia Maratona de Lisboa. A dor passou e embora sentisse que algo não estava completamente bem "ataquei" a meia qual queniano estouvado. Os primeiros 5km (que incluíam a descida até alcantara mas isso não interessa...) fiz em 21'27'' mas quando passava o primeiro abastecimento começo a sentir novamente a dor no joelho. Abrando ligeiramente e vou controlando a dor até que chega o empedrado no Terreiro do Paço. Ai o meu joelho cede e a dor aumenta consideravelmente. Como sou altamente casmurro continuo a correr (mais arrastar-me, os último km's foram feitos a mais de 6'/km) até ao final. No 15km estive quase a desistir mas depois vi a minha claque (a minha mulher e filha) a gritar por mim o que me deu a força para acabar, o que fiz em 1h45'. Nunca me tinha custado tanto terminar uma prova e a verdade é que não deveria ter terminado porque quando acabei mal conseguia andar e "ganhei" uma lesão no joelho que ao fim de 2 meses ainda não está completamente resolvida.

Ao passar pela "claque" (não sou o Luís) :)
Esta paragem forçada custou-me muito a nível psicológico, embora continuasse a ir ao ginásio todos os dias, não conseguia correr ou pedalar. Nunca tinha feito tantas aulas de Pilates seguidas, deviam ver o meu "core" (ou talvez não...). Na procura de mais informações sobre a lesão acabei por encontrar a comunidade de bloggers e fiquei viciado. Se não podia correr pelo menos podia ler as corridas dos outros e isso ajudou-me imenso a ultrapassar essa fase.

Apesar de já utilizar uma aplicação web para guardar os dados das minhas corridas, percebi (através da leitura dos blogs) que estava a faltar algo que somente números não dão. A minha percepção da corrida, a forma como me senti e todos os pequenos detalhes que na altura são fáceis de enumerar mas ao fim de algum tempo acabo por esquecer.

Esta é a razão porque decidi criar este blog, ter uma forma de complementar o dados numéricos e partilhar as minhas aventuras neste "hobbie" que é correr (ou como a minha mulher diz "vivemos em função das corridas" e eu considero que não é no sentido pejorativo).

3 comentários:

  1. Felicidades para o blog e para as corridas! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tb comecei como vc! Parabéns pelo blog!!!
    Abraço
    Vanessa
    www.nossodiariodetreino.wordpress.com

    ResponderEliminar