terça-feira, 11 de junho de 2013

BES RUN CHALLENG3 - Lisboa (Corrida de Santo António)

E à 3ª lá consegui fazer uma prova 10km como uma prova de 10km. Em Cascais, devido ao joelho, foi um passeio. Em Sintra foi... Sintra, não propriamente uma típica prova de 10km. Em Lisboa finalmente consegui correr uma prova de 10km ao meu ritmo para a distância.

Chegámos ao local cerca de uma hora antes, e mal saímos do metro começamos logo a sentir a chuvinha miudinha para arrefecer o pessoal. Encontrá-mo-nos com uns amigos que também vinham ao triplo desafio e siga para a praça! O Rossio estava animado e já se viam pessoas a aquecer. Sinceramente não percebo os atletas que aquecem quase uma hora para uma prova de 10km... Normalmente o meu aquecimento resume-se a 5 min de corrida muito lenta(e só se estiver frio) e uns alongamentos para libertar as articulações. E foi o que fiz na companhia da Jéssica Augusto. Ok, ela passou por mim a alta velocidade que nem consegui tirar uma fotografia.
Vêm a Jéssica? Não? Pois ia muito rápida.
Mais uma vez a entrada nas caixas de partida foi caótica. Se em Sintra culpei a chuva e a falta de espaço, em Lisboa a culpa foi mesmo da organização. Só abriram as entradas (pelo menos a dos 50') quando faltava menos de 10min para a prova o que causou muita confusão. Para ajudar à festa há sempre os espertos que tentam entrar sem o dorsal adequado o que atrapalha ainda mais. No entanto, admiro o esforço de criar várias caixas de partida e o rigor no seu acesso. Apenas abria as caixas com mais tempo.

Concentradíssimo! 
E lá começámos. O 1km foi o habitual zig zag, a sorte foi que dava para correr pelo passeio pelo que consegui desde o inicio manter o ritmo forte. Quando o relógio sinaliza o 1km olho e vejo 4:12. Ok, se calhar demasiado forte. Reduzo um pouco e até ao 1º abastecimento (perto dos 4km) lá sigo a rolar. Como o tempo estava fresco optei por não ir buscar água e segui em frente. Daqui até ao retorno foi a parte mais difícil para mim.Comecei a sentir o cansaço e o facto de ainda não termos passado o meio da prova desmoralizou-me. Este foi o km mais lento.
Aqui vou eu muito cool atrás das "lebres".
Logo depois do retorno vejo, uns metros à minha frente, uma rapariga e um rapaz que seguiam a um bom ritmo. Marco-os como lebre e passo os 2km seguintes a tentar aproximar-me. Quando consigo finalmente ultrapassa-los devo te-la picado porque acelera e torna a passar-me. E assim vamos os três neste passa e ultrapassa até que oiço o relógio marcar o 9km. Ai penso: falta apenas 1km, acho que está na hora de ser eu a lebre, vamos acabar com o sofrimento (o meu). Alargo o passo e mesmo com a ligeira subida  acelero. Sinto os meus "companheiros" a acompanhar e faço o ultimo km em 3:51.

Chego à recta da meta e o relógio marca 43:14 Nice!

Olho para o lado, preparando-me para o habitual "Boa Corrida", quando reparo no nome do dorsal da rapariga: Filipa Elvas. Fiquei tão chocado que acabei por apenas sorrir que nem um parvo e não disse nada. Afinal não é todos os dias que fazemos uma prova com uma estrela do atletismo nacional!


O tempo oficial foi de 43:44 e o de chip 43:11. Não foi RP mas ficou a uns escassos 23 segundos e mais importante demonstrou-me que praticamente consegui recuperar a minha forma pré-lesão! E ainda levei um manjerico para casa!
Não é um manjerico mas é uma Flor!

Globalmente o BES RUN CHALLENG3  foi sem dúvida um excelente desafio, pelos percursos, pela  organização (ao nível do melhor que se faz por cá) mas principalmente pelo conceito das 3 corridas numa prova. E claro pela medalha que faz um vistão no placard no trabalho!




17 comentários:

  1. Bela medalha, bela prova e que linda " manjerica ". Parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, e efectivamente a medalha não passa despercebida a quem entra no meu gabinete!

      Eliminar
  2. A "Flor" no final é o melhor dos prémios!
    Excelente prova, Rui! Parabéns!

    E continuação de boa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Passou a ser a minha fotografia talismã. Todos os posts de provas têm que ter a minha flor!

      Eliminar
  3. Grande tempo e ter como uma lebre alguém que realizou o que a Filipa fez...
    E a medalha é linda!

    Parabéns! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A verdade é que não a reconheci durante a prova, só quando terminámos é que vi quem era e confirmei o nome no dorsal.

      Eliminar
  4. Olá filho parabéns pela prova que fizestes gostamos de tudo em especial da flor final, bejs dos avós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pai! Obrigado pelo comentário e pela paciência! ;) Beijinhos.

      Eliminar
  5. Parabéns pelo grande tempo! Quem me dera fazer um tempo semelhante! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio! Já não deves estar muito longe. Quem faz aqueles km's finais depois de subir ao Mendro em menos de 4:30 está no bom caminho! Um abraço.

      Eliminar
  6. Parabéns! Foi um tempo "Canhão"! Boas corridas!

    ResponderEliminar
  7. Boa prova :)
    A medalha é bonitinha mas a flor é o melhor prémio! :)
    Boas corridas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta. Estou a ver que colocar fotografias fofinhas foi uma excelente decisão de Marketing! ;) E obviamente que não há nada melhor do que ter um "piolhinho" a gritar "Papá Papá!" ao ver-nos passar a correr.

      Eliminar
  8. Que engraçado. Também reparei nessa rapariga, tanto na etapa de Sintra como na de Lisboa, e não sabia que era uma estrela no nosso atletimos. Boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiona. Teve a sua glória mediática há uns meses quando acabou a Maratona da Muralha da China. Como somos mais ou menos colegas (trabalhamos na mesma empresa embora não a conheça pessoalmente) acabou por despertar a minha atenção e dai a ter reconhecido na corrida. Boas corridas!

      Eliminar
    2. Sim, claro. Depois de ler este post fui fazer pesquisa e fez-se luz. Recordo-me perfeitamente de ouvir a notícia de que a única mulher que tinha terminado a prova era uma portuguesa mas não decorei o nome. Boas corridas!

      Eliminar