terça-feira, 18 de junho de 2013

Marginal à Noite - 15 Junho 2013

Finalmente consegui participar na Marginal à Noite. Embora a partida (e chegada) desta prova seja a menos de 500m da minha casa, ainda não tinha tido a oportunidade de participar. Este ano não só decidi participar como ainda convenci o pessoal do trabalho a alinhar! Ao todo haviam 15 atletas e ainda mais alguns penetras.
Os atletas!
Claro que tive de prometer jantar cá em casa mas fiquei arrebatado com a quantidade e entusiasmo dos colegas que consegui convencer.Obviamente que tivemos todos os cuidados que os grandes atletas têm antes das provas. Comemos e bebemos até 45min antes da prova, saímos de casa praticamente em cima da hora e ainda fomos na galhofa até à partida.

Mais um momento de galhofa concentração para a prova.
No entanto eu era um homem numa missão, tinha andado a armar-me e tinha dito que ia fazer menos de 35min, pelo que às tantas tive de os deixar e ir furar o pelotão para não sair cá de trás. Mas numa prova desta dimensão e à hora que cheguei foi uma tarefa inglória. Lá me mentalizei que os primeiros km iam ser a furar e esperei pela partida.

A multidão à minha frente...
Após o que me pareceu uma eternidade (40 segundos) lá passei o pórtico e comecei a correr. Felizmente a prova começava com uma subida o que deu logo para separar o "trigo do joio". Reparei que havia menos gente na linha divisória das faixas e decidi ir por lá. O problema é que de 10 em 10 metros havia um poste, o que se tornou quase numa dança (3 passos, desvia, mais 3 passos, desvia). Mas pelo menos consegui manter um bom ritmo tendo feito o 1ºkm (que era praticamente todo a subir) em 4:14.

Só uma foto com cara de parvo para não ficar muito texto de seguida!
Eu conheço muito bem o percurso e sabia exactamente o que me esperava mas a verdade é que eu não sou um animal nocturno. Sempre funcionei melhor de manhã e os meus treinos acontecem sempre ao raiar do dia. Entre o 1km e o ponto de retorno fui um pouco em sofrimento, sentia-me desconfortável e estava a ser muito difícil manter o ritmo.

Mas no retorno tudo mudou. Psicologicamente o passar a metade da prova foi muito positivo, e depois adivinhem quem eu vi uns metros à minha frente... a Filipa Elvas! Deu-me uma pica e qual galgo de corrida lá fui em perseguição. Consegui ultrapassa-la no 6km e depois já estávamos no 7km, só faltava um e agora era sempre a descer. Aproveitei a inclinação e acelerei até à meta. E agora adivinhem lá outra vez quem me passou a 2 metros da meta.
"Game On" Filipa! Da próxima desempatamos! ;)
Fiz os 8km (pelo relógio foram apenas 7.9km) em 33:19 (tempo oficial 34:08 380º na geral).


Após passar a meta fui rapidamente buscar as bebidas e a banana (mas fiquei um pouco desapontado por não haver medalha, assim não tenho recordação para colocar no placar) e comecei a fazer novamente o percurso para ver se via o resto do pessoal.

Vi passar o trio da "minha equipa" que fez a prova a correr e ainda troquei umas palavras com o Sílvio. Já perto do 6km encontrei o resto da malta que ia a  andar e terminei (novamente) a prova com eles.

Foi uma grande festa com direito a fogo de artificio e tudo!

10 comentários:

  1. Bom tempo! Esta foi provavelmente a minha última participação nesta prova, tem gente a mais e é curta demais para mim. Só fui para ser o reboque para a minha mulher... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efectivamente é muito curta. Mas é um optimo chamariz, porque é curta, porque é à noite e porque há festa a seguir (e no meu caso antes!). Espero que para o ano também a possa correr com a minha mulher! Abraço.

      Eliminar
  2. Rui, duas coisas:
    1º Nunca te "piques" com uma mulher! Elas são fogo! Toma e aprende! :D
    2º Também andas numa de "evangelizar" colegas de trabalho. Junta-te ao clube. Para a Marginal levei 11 comigo!

    Excelente prova! Mesmo sendo ultrapassado em cima da linha da meta por uma craque!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, parece que este foi o fds das corridas para "evangelizar" ;) Espero que com tanta "pregação" surjam alguns convertidos!

      Eliminar
  3. Grande marca e parece que estás numa de despique com a Filipa Elvas :)

    Boa continuação!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei extraordinário que no meio de tanta gente, em duas provas consecutivas, terminasse ao mesmo tempo que uma personalidade. Agora é só esperar pela próxima! ;) Abraço

      Eliminar
  4. Parabéns Rui, boa marca - sei bem o que custa fazer estes ritmos com tanta gente pelo meio. Agora o que gostei mesmo de ler, foi teres conseguido mobilizar esse pessoal todo para a corrida (mesmo que tenhas sido "obrigado" a pagar o jantar :D)
    Abraço e boas Corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, e esta até nem foi das mais exasperantes (as das pontes são bem piores). Em relação à mobilização para a "caminhada" até não foi muito difícil, mas a passagem para a "corrida" é que vai ser mais difícil... ;) Um abraço.

      Eliminar
  5. Parabéns pelo tempo!
    E fizeste um bom trabalho ao convenceres QUINZE pessoas a acompanhar-te!! Cá por mim, o que fechou o negócio, foi o jantar... ;)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Efectivamente nada como encher o bandulho antes de ir correr 8km! ;) Bjnhs.

      Eliminar