quarta-feira, 10 de julho de 2013

O desafio do Sílvio

Ou o meu primeiro "longão".

Na semana passada o Sílvio partilhou o seu "sonho". Fazer 31km para comemorar o seu 31º aniversário.

Desafiou a blogosfera a acompanhá-lo e mal li o seu post fiquei logo super entusiasmado. Primeiro porque se encaixava na perfeição no meu plano de preparação para a maratona. Segundo porque iria ser o percurso  ideial, o inverso da maratona e permitia-me terminar em casa. E por fim, porque poucas vezes tenho o prazer de fazer treinos acompanhado e por isso sempre que tenho a oportunidade é ver-me a fazer os possíveis e impossíveis para alinhar!

Desde logo defini que não iria fazer todos os 31km. O objectivo é preparar-me para maratona e não queria forçar e arriscar-me a "ganhar" um empeno (não vou escrever a palavra começada por l...), muito menos no dia mais quente do ano. O plano era fazer metade do percurso até à Praia de Santo Amaro.

Às 7:10 estava a chegar à estação do Cais do Sodré e tinha à minha espera a "organização" da "prova". Sim porque tivemos direito a dorsal, um percurso previamente reconhecido e na mochila do Sílvio havia mantimentos sólidos e líquidos para um batalhão!
O dorsal personalizado e tudo!
Depois de feitas as apresentações dos 5 atletas e da foto para a posteridade (tirada por um taxista ai à centésima tentativa), lá iniciámos o nosso treino. Depois da adaptação inicial depressa encontrámos um ritmo confortável e lá fomos Tejo abaixo. Fomos sempre na conversa e quando chegámos a Algés nem queria acreditar que já tínhamos feito 10km! O tempo literalmente voou. Até este ponto eu não conhecia muito bem o percurso e já mais tarde, em casa, ao rever o treino há zonas que eu não me lembro de ter passado, só para verem o quão "distraído" com a conversa eu ia.
Os atletas!
O Paulo ia mantendo o ritmo qual relógio suíço e num piscar de olhos estava a anunciar que estávamos nos 15,5km e devíamos iniciar o retorno. O plano era eu continuar em frente mas estava a ser tão agradável que decidi continuar mais um pouco. E esta foi a melhor parte do treino. Estava a soprar uma breve brisa mas era o suficiente para nos arrefecer e com uma vista espectacular sobre o Tejo com a ponte no fundo. Ao analisar o treino reparei que nestes 2 km embora tenhamos mantido praticamente o mesmo ritmo a minha pulsação passou dos 160 para os 150 bpm. O calor têm efectivamente um impacto brutal no nosso corpo.

Já perto dos 18km achei que tinha de dar voz à razão e anunciar que estava na hora de deixar o grupo e voltar para trás. Ainda estava a uns 5km de casa mas como me estava a sentir tão bem (e estava atrasado) decidi "engrenar" o ritmo de maratona (ou pelo menos espero que venha a ser o ritmo de maratona). O último km já foi feito em esforço mas globalmente estava muito bem. Foram 22,8km em 2h14m o que representam quer um record de distância como de tempo em corrida (a minha maior distância era a meia maratona).

Como comentei no relato do Sílvio: Foi um excelente treino em excelente companhia!

9 comentários:

  1. Parabéns Rui... rumo à Maratona! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Fico muito contente por saber que gostaste! Correr com companhia num treino é outra coisa. O tempo passa mais rápido porque vamos distraídos a conversar, a paisagem era boa e a companhia ainda era melhor! Por mim pode ser para repetir um "evento" deste género, seja organizado por mim ou outra pessoa. Fico muito agradecido por me teres ajudado a cumprir o meu plano. Bons treinos! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente para repetir! :) E da próxima para fazer até ao fim! Um abraço.

      Eliminar
  3. Este tipo de treino faz-se muito melhor acompanhado. Sempre que eu e os meus amigos estamos a preparar uma maratona, os chamados longões são sempre em equipa por isso mesmo. Os de ritmo durante a semana já é cada um por si, pá os níveis são diferentes.
    Força aí para a maratona...vai ser em Lisboa certo?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade. Só agora comecei a fazer treinos mais longos e comecei a perceber a importância de companhia. Até porque neste consigo falar! Nos treinos de velocidade não há folgo remanescente para construir frases. Sim, será a Maratona de Lisboa a 6 de Outubro! Um Abraço.

      Eliminar
  4. Sem dúvida que a companhia é muito importante nestes treinos mais longos e ajuda o tempo a passar. Tanto que acabaste por fazer mais kms do que tinhas planeado! Bom sinal para esses treinos da Big M.! :)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi efectivamente extraordinário a forma como o tempo passou. Nunca me tinha acontecido a correr. Com tanta gente a fazer treinos longos, acho que vou começar a melgar a malta dos blogs para os longões. Bjnhs.

      Eliminar
  5. Tive muito gosto em integrar o grupo e ajudar o Sílvio a cumprir o objectivo que tanto ambicionava. Agora é continuar os treinos rumo a 6 de outubro e, quando quiseres fazer longos acompanhado, já sabes como me contactar. Abraço e bons treinos.

    ResponderEliminar