segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Corrida do Tejo 2013 - 15 Setembro 2013

Este Domingo foi dia de mais uma Corrida do Tejo, foi a minha 5ª participação.

Tenho uma relação muito especial com esta prova. Foi a minha primeira prova e efectivamente o motivo porque comecei a correr (objectivo 1). Termina a 500m da minha casa e grande parte do caminho que percorre é o local da maioria dos meus treinos.

Sempre foi uma prova muito popular e se não me engano a prova com mais participantes a nivel nacional. Longe da exuberancia de outros anos (desta vez não ouve estrelas da tv a animar ou ecrans gigantes com videos motivacionais ou contagens decrescentes dignas de um lançamento espacial), este ano penso que a organização esteve menos bem. Não foi pelo facto de terem feito uma corrida mais simples mas por terem alterado coisas que estavam bem. Refiro-me obviamente à questão do transporte.

Numa prova que termina a 10km da partida, penso que a organização deve assegurar a ligação entre os 2 pontos. Se não foi possivel negociar com a CP a gratuitidade do transporte, o minimo que podiam ter feito era ter publicado no regulamento e não enviar um email na véspera a dizer "LEMBRA-TE". Não havia nada para lembrar porque nunca tinham alertado para a alteração em relação a todas as edições anteriores. Mas como não bastasse o "Bilhete" era um recibo em papel termico que mal consegue sobreviver dentro da carteira quanto mais a uma corrida. Cheguei à estação de Oeiras mais cedo que o costume e já estava uma confusão na bilheteira (incluindo um polícia de plantão), imagino que mais perto da hora da prova se tenha instalado o caos. Havia mesmo necessidade de toda esta má imagem?

O segundo ponto negativo foi a questão dos blocos de partida. Se nas edições anteriores já era criticado os critérios algo elevando dos blocos, este ano não só não criaram blocos mais acessiveis (50min, 60min por exemplo) como decidiram eliminar o último bloco (48min) e dividir ainda mais a "elite" (com os 37min). Devido ao caracter popular da prova não entendo a opção, ainda para mais quando continuam a não ser rigorosos na admissão. Mesmo partindo da linha da frente do bloco 45min tive de ultrapassar pessoas que claramente não deviam estar ali.

A pose para a foto (ou os segundos em que não estive a melgar para fazerem uma meia)
Bom, agora que já tirei isto cá de dentro posso voltar à minha prova. Nesta prova tenho tido sempre  companhia e este ano não foi diferente. Dois amigos que habitualmente também participam nesta corrida voltaram e às 8h40 estávamos a caminho de Algés.

Fomos conversando, comigo sempre a chagar para ver se começam a correr a sério, e já perto das 9h30 decidiram ir para a partida (acho que foi porque sabiam que eu ia para os blocos e os ia deixar em paz). Devido às várias declarações de intenções de participação na blogosfera, estive todo o tempo a ver se reconhecia algum blogger, ia ficando com um torcicolo no pescoço e não vi ninguém.
Como não reconhecia ninguem decidi fazer um autoretrato
Sem pompa ou outro sinal audivél, às 10h em ponto começámos a correr. Até este ponto não sabia muito bem o que ia fazer, se por um lado há 3 meses que não treino velocidade, por outro eram "só" 10km. Mas assim que comecei a correr a decisão ficou tomada, sem pensar em RP ia correr em velocidade e ver quão mais "lento" estava com o treino para a Maratona. Estava a sentir-me muito bem e antes do km 2 já estava a passar a bandeira do sub45.

Para não variar ia sempre olhando para o relogio e verificando o andamento mas era dificil manter o ritmo. As pernas pareciam que queria rolar a outra velocidade e embora as pulsações até nem estivessem muito altas manter o ritmo era muito dificil. Claramente o "chip" actual não se coaduna com este tipo de provas mais curtas. 

Fui ultrapassando atletas ao longo de toda a prova e fiquei muito satisfeito com a minha prestação nas subidas. Normalmente é aqui onde sinto mais dificuldades e onde começo a ver muitos atletas a passar por mim. Mas desta vez consegui manter o ritmo mesmo na subida de Santo Amaro, e quando vi a placa do km 9 foi meter o pé no acelerador. 
A voar para a meta...
Terminei a prova com um tempo de chip de 43:30 a pouco mais de 40s do meu tempo no ano passado e Record na distância. No entanto com uma grande diferença, fiz a prova sem "sofrimento", sem aquela sensação de que o coração vai saltar do peito a qualquer momento. No ano passado não tinha registo de pulsações mas acredito que tenha sido uma média de bpm bem mais agressiva. Até porque hoje estava impecável e comecei logo o dia com um treininho de 19km ritmo.
À chegada já bem mais quentinhos e "quase" convertidos (ou não...)
O "meu" harém ( 3 já conta como harém!)
Foi uma manhã muito bem passada e apesar das vicissitudes esta prova continuará a ter um lugar especial no meu arquivo de memórias. Gostei imenso da tshirt, o logotipo deste ano estava o máximo.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo grande tempo!

    Boa continuação rumo ao dia 6!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Rui....este prova mostra que estás em excelente forma...e é normal chegares ao fim assim...afinal andas a treinar distâncias longas, a recuperação é super-rápida e fica aquela sensação que falta qualquer coisa.
    Eu acho que a camisola tb ajudou, é que essas cores inspiram qualquer um (mesmo que não saibam disso)...e nisto eu sei que tás de acordo comigo :)
    Grande abraço...tá quase, quase....

    P.S. e continua a chagar essa malandragem dos teus amigos, que um a um vão cedendo...é não desistir!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a cor da tshirt era a melhor, mas achei melhor destacar apenas o logotipo para não ferir susceptibilidades ;) A "conversão" tem sido dificil... agora a técnica é falar em provas internacionais para ver se pega.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Parabéns pelo tempo e pela prova sem grande sofrimento. É do melhor, não é? :)

    Continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
  4. Esses pontos negativos devem chegar até a organização da prova, quando a prova é boa e atrai muitos corredores esse tipo de constrangimento e falha não devem ocorrer. Parabéns pelo tempo mesmo que tenha sido um pouco acima do que fez no ano passado correr sem sofrimento é algo em que focar muito mais que no tempo.
    Boa semana
    Bons treinos
    JU

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui! Percebes agora quando digo que gosto de terminar as provas bem e a sorrir?? É tão melhor, não é? E às vezes cometemos loucuras em acelerar e fazer com que o coração nos salte pela boca para baixar uns dois ou três segundos no RP...
    Não troco isso por um sorriso! Prefiro esperar mais tempo e bater esse RP com a tal boa disposição e felicidade estampada no rosto!
    Parabéns pela prova e, acima de tudo, pelo harém!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Boa prova Rui! Devemos ter andado sempre a par um do outro mas sem nos ver-mos...As nossas fotos da reta da meta diferem apenas em 10 segundos...
    Continuação de bons treinos. Abraço!

    ResponderEliminar