quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O meu "trail" em Porto de Mós

Fui passar o último fim de semana a Porto de Mós. Ia ser um fim de semana muito ocupado mas o plano de preparação não podia ser descurado, e para mais, toda aquela paisagem estava mesmo a pedir para ser "trilhada"!
Porto de Mós visto da Ecopista
Na semana anterior analisei com afinco o google earth para planear a minha corrida, e numa das pesquisas na net descobri que existe uma ecopista bem perto da Vila. O percurso desta ecopista percorre a antiga linha de caminho de ferro que fazia o transporte de carvão das minas da Bezerra para a Central Termoelétrica de Porto de Mós, tendo sido renovada recentemente. Segundo o site do município o percurso é circular com cerca de 13km, apenas esqueceram de referir que só 8km estão "renovados" e os restantes fazem parte de um percurso pedestre que está mais ou menos sinalizado...

Estava tudo estudado e às 7h estava a sair na companhia do meu amigo Fernando que também se está a preparar para a sua 1ª maratona. Tínhamos de estar de volta às 9h mas não me quis arriscar a sair mais cedo para não começar a correr ainda de noite por sítios que não conhecia.

Começámos logo bem com o GPS do meu telemóvel a não querer cooperar. Como não podiamos perder mais tempo decidimos começar a correr e tentar encontrar o caminho apenas pelas minhas memórias do google earth... tudo para correr bem...
Fernando, está tudo controlado, sem stress...
Obviamente que falhámos o caminho que tinha planeado e fomos dar a um estradão que não tinha o aspecto de "ecopista". Como não vi marcações ao fim de alguns km decidimos voltar para trás. Na zona da pedreira conseguiamos ver, uns 200m mais acima, a famosa ecopista pelo que decidimos tomar um estradão que parecia lá levar. Primeiro o estradão começou a inclinar e passámos a andar. Depois o estradão passou a "carreiro" com a inclinação sempre a subir. Estavamos efectivamente a aproximar-mo-nos do objectivo mas a certa altura já estavamos simplemente a caminhar no meio das estevas e os últimos metros foram "escalados" literalmente na vertical!
Finalmente a Ecopista! Vitória!
 A minha noção era que deviamos seguir para sul e assim fizemos. O percurso era lindíssimo com algumas passagens por desfiladeiros cortados na pedra e até um túnel entre as duas vertentes. Foram 3,5km que custaram muito a fazer, não só porque o dia já estava a aquecer mas porque embora não parecesse era uma subida constante. Só depois de descarregar o treino é que me apercebi do desnível do percurso.
Espera Fernando que tenho de tirar fotos para por no blog!
Ao km 10, bem no cimo do percurso encontrámos finalmente um mapa e percebemos os nossos erros. A ecopista não está "renovada" em todo o percurso circular,apenas em parte. No início, no estradão, estávamos a ir na direcção correcta só que devido a escassa inexistente marcação pensámos que estávamos no caminho errado. Os km que tínhamos feito da ecopista era suposto serem já o regresso. Agora não tínhamos outra solução a não ser voltar para trás, tornar a fazer toda a ecopista, e já eram 8h20... A sorte é que agora era sempre a descer.

Alcançámos a chegada com um total de pouco mais de 20km e com apenas 15min de atraso (claro que ainda tínhamos de recuperar, tomar banho e comer mas isso são pormenores...).

Adorei este treino. Não só pelo percurso: na natureza, em montanha, deslumbrante. Mas principalmente pela companhia. Nesta longa preparação para a maratona fiz praticamente todos os treinos sozinho, e embora não tenha sentido desmotivação por isso, foi muito divertido ter um companheiro nesta aventura. Obrigado Fernando!

8 comentários:

  1. Oi Rui, o Lugar parece lindo mesmo, e se a ecopista estivesse toda sinalizada aposto que não se perderiam, muito legal ter cia para esses treinos mais longos, divide-se o esforço e parece que acaba mais rápido.
    Beijos
    Bons treinos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju, foi realmente muito bom ter companhia. Quando parámos para ver o mapa, nem queria acreditar que já estávamos a correr à mais de uma hora.
      Boas corridas! Bjnhs.

      Eliminar
  2. Oh Rui temos que fazer um treino destes lá para a nossa gloriosa cidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Sílvio, o problema será encontrar um desnível de 400m... :) Mas aqui ao pé (Sintra) temos desnivel com fartura! Temos de combinar um treino para depois do Rock'n'Roll!
      Boas Corridas, um abraço.

      Eliminar
  3. Sim já tenho tudo alinhavado para prepararmos o Ultra de Sesimbra. :)

    ResponderEliminar
  4. Rui, obrigado pela bela documentação da nossa memorável corrida em Porto de Mós. Fico-te muito agradecido pela boa preparação da corrida, por teres abrandado o ritmo para podermos ir juntos, por teres levado a minha água na tua mochila e por teres deixado aqui este testemunho desportivo e de amizade. Espero que esta corrida tenha sido a primeira de muitas. E como já sei que tiveste o percalço no pé, reforço os votos de boa recuperação. Abraço. Fernando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando. Não tive de abrandar assim tanto ;) Temos é de treinar mais as descidas em trail :) Obviamente que temos de repetir até para aproveitar a tua excelente forma! Um grande abraço.

      Eliminar