quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Corrida do Aeroporto 2013 - 20 Outubro 2013

No passado Domingo foi dia de regressar às provas depois da Maratona. Fui participar na Corrida do Aeroporto.

Esta corrida é muito especial para mim. Primeiro porque trabalho no Aeroporto e portanto há mais gente conhecida. Depois porque o ginásio que apoia o evento é o "meu" ginásio, mais gente conhecida incluindo muitos dos treinadores que embora não "corram" de forma sistemática vão fazer a prova. Essencialmente é muito convivio, antes depois e durante! Este ano ainda mais forte porque foi a minha estreia a correr pelo "Clube TAP". Como possivelmente já perceberam trabalho na TAP. Muito recentemente o Clube dos trabalhadores reactivou a secção de Atletismo e esta foi a primeira corrida em que pude participar. 

Este ano com os aviões a descolar para Sul  possibilitavam um enquadramento perfeito!
Cheguei um pouco mais tarde do que gostaria até porque ainda não tinha o dorsal. Esta também foi uma novidade para mim, estar a meia hora da hora de partida e ainda não ter o dorsal. Picuinhas/Metódico como sou, ao fim de 5 minutos de estar sem sucesso à procura do colega com os dorsais, comecei logo a stressar... Felizmente lá o consegui encontrar mas acabei por não ter muito tempo para confraternizar porque já estava quase na hora e ainda tinha muitas caras conhecidas para cumprimentar. Espero numa próxima oportunidade poder rectificar a situação, esperei tanto tempo para fazer parte de uma equipa que tenciono dedicar-me a este projecto.

Mais uma vez tive a companhia do meu amigo Duarte, embora desta vez tenha começado a dizer que ia na descontra e nos tenhamos separado logo na partida. No entanto acabou por fazer uma prova espectacular quebrado o seu RP... Quem é que faz um RP numa prova desta! Duarte, para a próxima vou contigo e é para fazer em 50 min!
A posar para a foto e o pelotão a formar-se...
Entre conversas e fotos fomos para o "garrafão" quando já lá estava muita gente, devemos ter ficado no último terço. Quando se deu a partida foi o caos. Já não tinha uma partida assim há muito tempo. Nas últimas provas ou tenho saído de uma box, ou eram provas do Torneio das Localidades em que toda a gente saía a assapar ou era a maratona onde toda a gente saía no controlo.

Acabou por ser divertido porque assim fui ultrapassando muita gente e cada vez que via alguém conhecido  gritava um força, o que nos primeiros km foi bastante frequente. Gosto muito do percurso desta prova, não é dos mais fáceis nem propício a bater records (tás a ouvir Duarte) mas é variado e nada monótono. Desde a passagem na pista Moniz Pereira, e a sensação que estamos a correr sobre almofadas. Passando pelo Parque Urbano da Alta de Lisboa em que atravessámos a ponte sobre o lago (eu não senti, mas o Duarte diz que quando passou pela ponte esta vibrava de tal modo com as passadas dos atletas que chegou a temer que fosse parar à água...). E claro a volta no Parque das Conchas, com todo o sobe e desce associado. Com um D+ de 110m é uma prova dura, mas termina numa descida de 500m que permite um sprint supersónico e um final saturado de endorfinas!


Com a dose extra de adrenalina, comecei a prova cheio de punjança. Mesmo com todas as ultrapassagens até ao km4 a média ficou perto do 4:15 por km. O km4 coincide com o "retorno" no Parque Urbano, uma curva apertada seguida de uma subida de quase 1km, mas mesmo aqui consegui manter um bom ritmo, em torno dos 4:30. No km5 encontro o único abastecimento, mas como o dia até está fresco opto por não recolher a água. O percurso fica mais plano e até à descida para a entrada na Quinta das Conchas começo a sentir-me um pouco cansado, mas as pulsações estão OK e tenho a sensação que estou a manter um bom ritmo, mas não ia...

Segue-se a entrada na Quinta das Conchas, para mim, a pior parte do percurso. É uma descida algo ingreme em empedrado e que com a chuva da noite estava molhada e escorregadia. Mas vale a pena, porque a seguir entramos na Quinta e para além de um excelente percurso temos gente a ver e a puxar pelos atletas. Como seria de esperar o ritmo baixou um pouco, 4:45 nos km 8 e 9. O último km, já em alcantrão, e com o final a descer, voei para a meta.
Desta vez não tem som, mas estou a rir-me porque a Margarida está ao berros a puxar por mim! :)
O primeiro "hum" foi quando o relógio apita para os 10km antes de chegar à rotunda, a uns 200m da meta: "Ok, a prova é um pouco "maior" mas deve dar para os 45min". O segundo "hum" foi quando parei o relógio e vi 45:15: "Ah! Como é possivel já passar dos 45', devia ter alguns segundos de folga...". Mas não tinha, aquele km após o abastecimento, em plano, onde pensava que estava no ritmo foi feito quase nos 5 minutos por km. Não consigo perceber o que se passou, lembro-me de ter passado por um grupo com um "sargento" que estava sempre a berrar com o grupo para correrem mais depressa. Devo ter-me distraído  e parece que as pernas engrenaram na velocidade da Maratona, e não avisaram o resto do corpo...

No final tivemos direito à medalha pin magnético, uma maçã e 2 garrafas de água, o que foi óptimo porque estava cheio de sede, talvez não tenha sido grande ideia não beber no abastecimento...

Embora o resultado não tenha sido exactamente o esperado, fui muito feliz nesta prova. Em termos competitivos, a velocidade média foi exactamente a mesma da prova do ano passado, e no ano passado estava a treinar velocidade (foi na altura em que estabeleci o meu RP nos 10km). Mas fundamentalmente porque foi um óptimo convívio! Até para o Ano!
A foto de família, desta vez sem a "medalha" porque o iman tem a mania de não segurar nas pessoas...





16 comentários:

  1. Boa prova, e acredito que seja normal depois de uma maratona sentir um pouco o ritmo, mesmo assim, é legal confraternizar com os colegas de trabalho e amigos.
    Parabéns
    Bjs
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ju! Foi muito porreiro, é muito raro correr com tanta gente conhecida.
      Boas corridas! Bjnhs.

      Eliminar
  2. Os ritmos não saírem pouco depois de uma Maratona é mais que normal, por isso e olhando tb que saíste de trás do pelotão, que o percurso não é plano, fizeste uma boa prova. Aproveita enquanto que a pequerrucha não nasce, pq depois vais fazer 55 em vez de 45min....já estou a ver e o teu amigo Duarte a puxar por ti :D
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carlos, pois é, parece que o melhor é mesmo aproveitar os últimos cartuchos! ;) O ritmo até estava a sair, o problema é que tenho de ir muito concentrado e sempre a controlar no relógio, mal me distrai comecei logo a abrandar.
      Boas Corridas! Um abraço.

      Eliminar
  3. Mesmo depois da Maratona, com todo o desgaste a que foste sujeito, fazer os 10k, ainda por cima com aquela subida tramada nas Conchas, é muito bom! Parabéns :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Tenho mesmo de voltar à Quinta das Conchas.
      Boas corridas!

      Eliminar
  4. Gostava de ter feito esta corrida! Tenho lido que são 10km com alguma dificuldade, o que é bom! Nesta fase da vida, tenho de começar a apostar em subidas!
    Continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Anabela ficou mesmo a faltar a animação do pessoal do sapatinho voador (sim, voces estão em grande na reportagem de Arga). Nos últimos tempos também comecei a sentir o apelo das subidas... ;) Já viste a prova de Casainhos? Boas corridas, bjnhs.

      Eliminar
  5. Por acaso esta é uma prova bem pertinho de casa que nunca fiz...
    Assim provas mais duras é que é bom! :p os 15 segundos foi do respeitinho ao sargento. ;)
    Parabéns, bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Rute, pois para a malta do trail 110m de D+ é aperitivo ;P Pois foi, o gajo não se calava! Boas corridas!

      Eliminar
  6. Apenas 2 semanas depois da maratona fizeste um optimo tempo nesta prova não muito fácil. Eu gostei do percurso, achei interessante e variado. Se não estivesse tão refilona e mal-disposta provavelmente teria gostado ainda mais :)

    A ponte sobre o lago foi realmente uma zona crítica. Era demasiado estreita para ultrapassagens e com tanta gente a correr em cima senti também alguma vibração. Mas assim é que é bom, adrenalina hehehe :)

    Beijinhos e continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a nossa disposição inicial é fundamental para podermos desfrutar de qualquer evento. Em relação à ponte, é o mal de sermos eng, o Duarte diz que o que lhe vinha à cabeça era que até os militares não marcham nas pontes! :)
      Boas Corridas, Bjnhs.

      Eliminar
  7. Sempre a carburar! Assim é que é! Bom tempo! Um abraço

    ResponderEliminar
  8. eiii! Quero ver os meus royalties por direitos de imagens na minha conta até amanhã sff!

    Quando a corridas abaixo dos 50min, vou só ali buscar os patins e estou pronto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, dou-te 50% dos lucros deste post... Actualmente tenho 54 visualizações, onde queres os 27 clicks? :P

      Não, não é de patins mas 2014 vai ser o meu ano da lebre! Estou cá com uma fezada!

      Eliminar