quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Regresso à Terra...

E após 3 semanas nas nuvens, no passado Domingo acordei para a "dura" realidade que não sou um Deus do Atletismo.

Várias vezes tenho ouvido pessoas comentarem que com o passar do tempo o nosso cérebro retêm mais facilmente os momentos maus do que os bons. Não sei se é assim para muita gente, mas para mim, talvez por ser entusiasticamente optimista, é exactamente ao contrário."Esqueço" demasiado facilmente os momentos difíceis e retenho em gloriosa apoteose os momentos fantásticos. Por este motivo, após a Maratona, mal me deixou de doer as pernas tornei-me um snob das corridas. Sentia que tudo podia e nada era demasiado longe. Procurava afincadamente uma próxima prova, e não podia ser uma prova qualquer. Agora olhava com desdém para provas de 10km, com interesse reduzido para as meias e apenas as superiores a 40km valiam a pena pesquisar. Para verem o grau de demência a lista de provas que andei a ver incluíam: Maratona de Madrid, Maratona de Liverpool, Maratona de Paris, MIUT, Ultra Trail de Sesimbra...

Mas como é que tudo isto está relacionado com o treino de Domingo?

Este ano decidi que ia aproveitar a hora extra devido à mudança de hora, não para dormir com é habito, mas para correr. Deste modo às 7h estava a sair de casa rumo ao Jamor, a correr.
Objectivo: Jamor!
O objectivo era fazer um bom longão, fazer os 8km até ao Jamor pela Marginal em ritmo de Maratona, em torno dos 5min/km (ritmo esse que só existe na minha cabeça porque na Maratona propriamente dita km's nesse tempo foram quase inexistentes...), depois explorar o Complexo do Jamor incluindo uma passagem pela zona florestal (porque agora o foco vai ser as provas de trail e no mínimo Ultras...) e por fim regressar a casa pelo mesmo caminho.

Este era o plano, agora a realidade... 

Logo aos 2km tive que parar por motivos técnicos: fechei mal o camelback e metade da água já tinha encharcado a mochila, as costas e os calções, e por isso fiz praticamente todo o treino ensopado. Os km iam passando mas o ritmo poucas vezes chegava aos 5min/km e estava a custar-me. 

Embora passe todos os dias à "porta" do complexo do Jamor nunca tinha corrido na zona da pista de canoagem (apenas na zona florestal na Corrida das Localidades). Dei umas voltas em torno da pista e pelas "ilhas". Distraído com a paisagem achei que era tempo de passar ao "trail mode" e meti-me por um atalho bem inclinado que me levou até à entrada do Estádio Nacional. Cheguei ao topo com o coração a saltar-me do peito e sem fologo para continuar a trilhar... Optei por me deixar ir na descida em alcatrão de volta ao terreno mais plano.

Ainda dei mais umas voltas ao complexo mas com 12km nas pernas comecei a temer que não conseguisse regressar a casa... Voltei para a Marginal e iniciei o doloroso regresso a casa. Sentia as pernas presas, os músculos pareciam pedras. Pensei várias vezes na nota de 10€ que levo sempre na mochila e se a deveria entregar aos senhores da CP...
O "retorno"... ou talvez não...
Fui aguentando e para me distrair ia fazendo contas ao número de km's que faria se chegasse a casa. Os meus treinos longos são sempre planeados ao pormenor com muito pouco espaço para o improviso, desse modo sei sempre quantos km's vou fazer. Mas no Domingo com tanto improviso perdi-me nas contas. Quando estava a chegar ao passeio Marítimo, onde tenho várias referências, chego à conclusão que se for directo para casa não chego aos 21km... Não pode ser! Então uma pessoa levanta-se cedo, com frio, encharcado, a sofrer e não faz sequer uma Meia! Não, não e não. Toca de dar mais uma voltinha ao rabo da baleia para fazer os 22km. E assim foi...quase...quando cheguei ao ínicio da rampa perdi a luta psicológica com as minhas pernas e atalhei pela Marina...

Fiz 22km certinhos em 1h53. Não foi muito mau, mas custou-me imenso e acho que não conseguia dar mais um passo. Fiquei a pensar como é que consegui terminar a Maratona, só pode ter sido muita sorte.

Este choque com a realidade teve um lado bom, fez-me colocar as minhas prioridades na ordem certa. Há coisas muito mais importantes do que coleccionar medalhas... Há muito trabalho para se conseguir alcançar um objectivo dessa magnitude e há que saber apreciar o caminho.

10 comentários:

  1. Eu dou-te uma ajuda numa dessas provas... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois, "essa" prova é mesmo a única que poderá ser "riscada" no meu plano...

      Eliminar
  2. Hehehe....achei um piadão a este teu "poste", pq acho que nos acontece a todos. Então pensavas que era sempre a abrir, Sr.Maratonista? ..olha....faz uma ou duas semaninhas de treininhos calmos, e depois volta a tentar...vais ver o que acontece :)
    E mesmo assim, 5,09min/km não é nada mau....quando comecei a ler pensei que tivesses andado muito mais lento.
    Vai fundo nesses objectivos que tens, mas sempre com a preparação mínima necessária, e uma boa dose de loucura para te chegares à frente - uma inscrição feita e paga é uma das maiores motivações que se pode ter :)
    Eu estou aqui com este paleio todo, e meti-me numa que sinceramente ainda não sei como vou sair dela...a UTAM, exactamente 3 semanas após a Maratona de domingo :D...mas como bom tuga, e na companhia de outros malucos havemos de dar saída à coisa.
    Grande abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos, o ritmo até nem foi muito mau mas o estado em que fiquei foi desalador. A tecnica da inscrição paga é efectivamente um grande factor motivacional!
      Força ai nas tuas "loucuras" e uma grande prova no Domingo!
      Um abraço!

      Eliminar
  3. Por vezes temos dias em que as pernas e o corpo é que mandam e quanto a esses dias não á nada a fazer. Elas é que mandam. E teres completado a Maratona, ora não foi sorte, foi muito treino e muita força!!!! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, pois neste treino foram mesmo as pernas que mandaram... eu costumo ter bastante "resistência" psicologica mas ao ver a rampa do "Rabo da Baleia" foi como bater no "muro mental"... Mas esta semana foi completamente diferente! Mais pormenores em breve! ;)
      Boas Corridas! Bjnhs.

      Eliminar
  4. Eu tinha pegado na nota e chamado um táxi ;D
    Beijinhos,
    Alexandra (mãe do Pedro, amigo da Margarida)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra! Acho que com 10€ não chegava a Oeiras de taxi ;)
      Bjnhs!
      PS - A Inês já me tinha mostrado o teu blog e por isso a "Menina Rabina" era-me familiar!

      Eliminar
  5. Somos sempre menores que pensamos, mas não podemos nos entregar fácil, depois da prova tem que deixar o corpo descansar senão ele cobra o preço.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderEliminar
  6. Olá Ju. Obrigado pelo comentário. Às vezes é muito fácil abrandar e deixar o corpo recuperar, fico sempre com a sensação que vou perder toda a forma que custou tanto a ganhar...
    Boas corridas, Bjnhs.

    ResponderEliminar