terça-feira, 1 de outubro de 2013

Resumo Mensal - Setembro 2013

Setembro foi o quarto e último mês de preparação para a Maratona, mas infelizmente não teve a regularidade e a intensidade que estava planeada.


Até começou bem, logo com um treino longo de 32km, batendo o meu record de distância, que espero vir a quebrar no próximo Domingo. :)

Mas depois começaram os contratempos. Neste último mês, fruto da intensidade dos treinos (caimbra no gémeo direito) e alguma má sorte (torcer o pé) tive de abortar 3 treinos e perder outros tantos para recuperar.

Como se não bastasse, a três semanas da Maratona, fui participar na Corrida do Tejo. Ao principio o plano era engloba-la num treino longo, mas depois acabei por fazer apenas os 10km da prova ao meu ritmo para essa distância. No dia seguinte ainda tentei remediar a coisa com um treino de 19km bem ritmado (no total foram 29km a 4:38 em menos de  20h), mas não é a mesma coisa. O último treino longo foi no dia 8 de Setembro...

Devido a estes contratempos acabei por passar mais tempo no ginásio do que estava planeado.


Em termos de corrida os números foram:
Treinos: 17
Distância: 220km
Tempo: 19:17:58s
Passo Médio: 5:15 min/km
Ganho de Elevação: 1614m
Frequência Cardiaca Média: 157 bpm
Calorias: 15487 cal

Foi um mês com muitos altos e baixos em termos de motivação e moral. Se comecei o mês super positivo, a cada "susto" lá ia a confiança cá para baixo. Depois vinha um treino bom e recuperava um pouco a disposição. O facto de o último treino longo ter sido a 8 de Setembro também não ajuda a minha confiança (o plano contemplava mais 2). Acho que se a Maratona tivesse sido a 6 de Setembro em vez de 6 de Outubro estaria muito melhor, pelo menos psicologicamente (o treino de dia 8 foi épico, em Beja, 32.6km em 2h48, com os BPM certinhos e só 4min na zona 4).

Esta semana tem sido muito ligeira mas tem corrido bem, o importante é não estragar tudo agora que estou praticamente na linha da partida. As borboletas na barriga já começaram a fervilhar...

8 comentários:

  1. Estavas em casa nesse treino, foi tudo perfeito como é natural... Vai correr tudo bem, vais ver... Se não falarmos mais antes da corrida, boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio e força ai no "outro lado" da prova para a 1h40! Boa corrida, um abraço.

      Eliminar
  2. Força para domingo e para a estreia de sonho :)

    ResponderEliminar
  3. Ó Rui....é evidente que mais um treinito longo seria o ideal, mas olhando bem a todo o percurso é minha opinião que a preparação foi excelente. Vai correr tudo muito bem...não sei qual o teu objectivo de tempo (mas desconfio :) )....o mais importante na primeira é acabar, ganhar experiência para as próximas...vai ouvindo o teu corpo, nada de exageros na euforia da primeira metade, controla-te pq vais precisar de toda a energia possível entre os 32-40km...respeito pela distância, acredita nas tuas capacidades e sofre o que tiveres de sofrer....imagina-te a cortar aquela meta, o que vais sentir.....multiplica isso por 1000 :D....muita força para domingo, estou contigo.
    Grande abraço e vê lá se domingo à tarde colocas aqui um post só a dizer que te juntaste ao clube :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos. À e tal o objectivo é acabar... mas pretendo colocar um ritmo em torno dos 5:15 - 5:20. Pelos treinos penso que seria capaz de ir um pouco mais longe, mas a partir dos 32km é território desconhecido... E mais vale prevenir do que "reclamar" (provébio verificado em mais de 10 fontes). Obrigado por todos os conselhos e prometo que coloco logo aqui a noticia (ou o obituário)! Um grande abraço!

      Eliminar
  4. Boa sorte no Domingo
    Estarei na torcida aqui, força e confiança e vá vencendo um km de cada vez.
    Bons Km´s
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ju. A expectativa é muita mas estou confiante!
      Boas Corridas!

      Eliminar