sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rock’n’Roll Maratona de Lisboa – Estatística

Como já referi algumas vezes, tenho a pancada da estatística. Os meus colegas de trabalho estão sempre a gozar comigo que até para ir ao wc tenho uma folha de excel, são pessoas muito sensíveis… Após alguns dias a matutar decidi fazer uma análise estatística aos resultados da Maratona de Lisboa.

Comecei por procurar na internet estatística de outras maratonas e descobri este site com a análise de todas a maratonas efetuadas nos Estados Unidos em 2012.

Perfil Demográfico

Dos 1837 atletas que terminaram a prova apenas 203 foram mulheres, cerca de 11%.


Esta disparidade contrasta com os dados dos EUA onde a proporção anda em torno dos 60/40 (60% homens, 40% mulheres). Para encontrar uma proporção semelhante nos EUA temos de recuar até ao início dos anos 1980.

Os dados da prova que consegui não têm informação da idade dos atletas, apenas o escalão. Desta forma não é muito fácil fazer uma caracterização da idade, uma vez que o escalão Sénior abarca atletas de uma faixa etária muito grande (18-35). No entanto, mesmo com esta ressalva, o escalão com maior número de atletas masculinos é o 40-44 e nas mulheres o Senior, o que está em linha com os dados das grandes maratonas internacionais. 

1088 atletas tinham mais de 40 anos - 59%. Este é um valor elevado quando comparado com os EUA - 46%.

Terminaram a prova atletas de 40 Nacionalidades. Sem grande surpresa eis o Top10 dos países com mais atletas. Uma nota curiosa terminaram a prova 4 Noruegueses, os 4 com quem eu falei no regresso de Metro.

Tempos Médios

O tempo médio da prova foi 4h13m39s, o que revela uma prova relativamente rápida, a média em 2012 nos EUA foi 4h30m21s. Não esquecendo as condições em que a prova se realizou, muito calor e muito Sol.

Por escalão, no sector feminino, sem grande surpresa o mais rápido é o Senior. É o escalão com o maior número de atletas onde as profissionais representam uma parte significativa.
Já nos homens, o escalão mais rápido é o M35. Os séniores e os M40 têm praticamente o mesmo tempo médio, não esquecendo que os atletas profissionais com tempos estratosféricos são séniores. Mas mesmo a diferença para os 2 escalões seguintes é muito pequena, sendo que o tempo do M50 é mesmo inferior ao M45. Estes dados vêm confirmar a ideia que com o aumentar da distância da prova o factor idade tende a esbater-se.


Cerca de 40% dos atletas terminaram em menos de 4h e 88% em 5h. A “hora de ponta” foi entre as 3h45 e 4h45, 57% dos atletas chegaram nesse intervalo.

Nos EUA em 2012 30% dos atletas terminaram em menos de 4h e apenas 70% em menos de 5h.

O quadro seguinte mostra o número por tempo e por escalão.

Não existem dados para contabilizar os DNF.

Conclusão

Estes dados revelam que embora o número de atletas seja relativamente pequeno, tendem a estar bem preparados (tempo médio inferior à média nos EUA e apenas 12% dos atletas acima das 5h). O tempo médio é certamente influenciado pelo facto da percentagem de mulheres ser muito pequena, mas mesmo o tempo médio dos homens é inferior à média americana. A Maratona atrai atletas mais veteranos, esse factor é ainda mais notório em Portugal com quase 60% dos atletas com mais de 40 anos.

6 comentários:

  1. Interessante Rui....quer dizer que ficaste bem abaixo da média, e logo na estreia...nada mau!!
    Abraço

    P.S. Estou com os teus amigos...sofres mesmo da pancada das estatísticas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, obrigado por leres! Estive a ler uns artigos estrangeiros (um tanto a dar parar o snob) sobre o facto de as maratonas estarem a ficar cada vez mais lentas e a decertar contra a nova vaga de "maratonistas" acima de 5h. E fiquei curioso sobre como se classificaria a "minha" maratona.
      Um abraço.
      PS-Até a Inês que lê os meus posts todos decidiu que ia passar este...

      Eliminar
  2. São dados muito interessantes, realmente o atleta começa a correr mais tarde ou obtêm melhores resultados depois de uma determinada faixa etária. Para mim tem a ver com a dificuldade de praticar esportes coletivos o que é mais frequente em atletas mais jovens a facilidade de reunir amigos e bater uma bola. Desse jeito para manter a forma o atleta inicia a corrida um pouco tarde. As mulher estão chegando acredito que logo essa estatística vira para o nosso lado. É o primeiro ano da prova e mesmo assim a média de tempo ficou ótima, muitos reclamaram do calor mesmo, mas parece que se prepararam bem para ela.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ju. Efetivamente nunca tinha pensado nisso, mas faz bastante sentido. Uma das minhas maiores restrições de ir a treinos em conjunto é a falta de disponibilidade para conseguir conciliar com a familia e o trabalho.
      Boas corridas, Bjnhs.

      Eliminar
  3. Excelente trabalho Rui.
    Dá para ter uma ideia da quantidade de gente doida que temos em Portugal a correr maratonas :)
    Fiquei mesmo curioso foi em saber, ao todo e em Portugal, quanto Portugueses é que já participaram em Maratonas.
    Era interessante saber, neste universo de 10 milhões de Portugueses aventureiros, quantos já embarcaram nesta aventura.
    grande abraço

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Manuel. Essa estatística será muito dificil de realizar. Até porque também há muita gente a correr "ultras" que acabam por ser mais frequentes e com logistica mais facilitada.
      Obrigado por leres, boas corridas.
      Um abraço.

      Eliminar