quinta-feira, 12 de junho de 2014

"Mon parcours course à Genève"

Esta semana A semana passada tive de ir em trabalho a Genebra. Era uma viagem curta mas a ideia de ir fazer uma corridinha por terras Suíças começou mal tive a confirmação da mesma. Comecei logo a pensar numa "Hora do Esquilo" pelas margens do lago, mas "infelizmente" os voos estavam todos cheios e só me conseguiram marcar avião para o dia anterior à reunião logo de manhãzinha. Lá tive a "chatice" de me levantar às 4:30 para ir para o aeroporto e ter uma tarde inteira em Genebra sem "nada" para fazer... Obviamente que o treino curto na manhã antes da reunião se transformou num longo na tarde agora disponível.
Os Pirenéus a 35000 pés de altitude... um dia quero correr alí!
Ia a ser um 2 em 1: conhecer a cidade que nunca tinha visitado a fazer aquilo que mais gosto de fazer, correr! Nos dias que antecederam a viagem, não tive muito tempo para planear um grande percurso. Tirei um mapa de Genebra, coloquei-o no OruxMaps e vi, muito por alto, um circulo de cerca de 40km que me levaria do hotel pelos principiais pontos de interesse da cidade e de volta ao hotel. A ideia era ir num ritmo de passeio uma vez que o principal era admirar as vistas!

Chegado a Genebra, check-in no hotel e siga para que se faz tarde! Para uma viagem de um dia imaginem em que consistia 80% da minha mala? :) Com uma meteorologia perfeita, 18ºC e céu pouco nublado, não podia pedir melhor.
O hotel em forma de donut
Mal saio do hotel tenho logo a sensação que isto vai correr muito bem. Primeiro há ciclovias por todo o lado, não há cá calçada de pedras irregulares. Ao longo de todos estes anos levei cá uma lavagem cerebral da rectidão suiça que no início até tinha receio de correr nas ciclovias não tivesse a cometer um qualquer delito. Mas rapidamente percebi que os peões convivem pacificamente com as bicicletas e vi imensas pessoas a correr. Depois mal me aproximo de uma passadeira os carros param imediatamente e cedem passagem, neste aspecto exactamente como em Portugal... Só os semáforos são uma seca... Levam imenso tempo e o sangue tuga empurra-me para furar o sinal. Mas, mais uma vez, o receio de ser condenado judicialmente por passar um sinal vermelho para os peões faz-me respeitar TODOS os semáforos que encontrei pelo caminho, mesmo quando não estavam a passar carros! Cidadão exemplar!
A ciclovia junto ao aeroporto com a linha a separar os peões dos ciclistas
Os primeiros kms, entre o Aeroporto onde ficava o hotel e as margens do Rio Rhone, são efectuados por uma zona moderna de edifícios de escritórios. Mas, sempre guiado pelo Oruxmaps, rapidamente entro num sistema de caminhos que me levam até às margens do rio. Passo uma das inúmeras pontes pedonais e para minha surpresa chego a um bosque que ladeia o rio quase até ao centro da cidade. Sem esperar tenho a oportunidade de correr nuns trilhos fantásticos, sempre em single-tracks num sobe e desce constante. Não me aventuro muito nas descidas porque estou com as sapatilhas de estrada e já estão um pouco lisas mas aproveito para recuperar nas inúmeras escadas que encontro.
Escadas! Para treinar para os ESS...
Single-tracks encavalitados junto às margens do rio
Com algum pesar deixo o bosque e sigo em direcção ao centro da cidade. Aqui o plano passa por ir de parque em parque até ao ponto de interesse seguinte. Passo pela "Plaine de Plainpalais", pelo "Mur des Réformateurs" e deembulo durante algum tempo pela "Vieille-Ville". Sigo na rota dos parques e corro no "Parc Alfred Bertrand", pelo "Parc de la Grange" e chego finalmente às margens do lago.

O que mais me capta a atenção é a água cristalina, a água do aquário das tartarugas da minha filha está habitualmente mais turva que aquela àgua do lago. Após mais uma eternidade para passar uns semáforos, começo a contornar o lago pelo passeio junto à linha de água. Faço quase 7km neste registo e passo por mais alguns incontornáveis de Genebra, como o "Jeu d'Eau","Île Rousseau" e a "Square de Alpes".

O jacto de água é verdadeiramente impressionante, agora o de Paço de Arcos parece um repuxinho mortiço... Não resisti e, mesmo a ter que andar devido à quantidade de pessoas, fui quase até à base do jacto.
O jacto em contra luz!
A foto postal em Genebra
Continuo a picar os parques da cidade e corro pelos "Jardin Anglais", pelo "Parc Mon Repos" e chego finalmente ao "Jardin Botanique" que marca o fim do percurso junto ao lago. Demoro-me a passar neste jardim, principalmente numa zona de caminhos estreitos que simulam os vários tipos de bosques da Suiça, simplesmente lindo.

Tento entrar numa das estufas do jardim mas já está fechada... Estranho, olho para o relógio e já são quase 17h! Tinha combinado ir jantar com uns primos e já estava a ficar atrasado! Tento atalhar caminho em direcção ao hotel e já não consigo ir ver o edifício das Nações Unidas. Ainda passo ao lado da missão dos EUA mas até tenho medo de ligar a câmara e por isso não há fotos, mas é um edifício impressionante, completamente forrado a paneis solares.
Os caminhos do Jardim Botânico
O edificio da World Health Organization no campus das Nações Unidas
Como já estava a ficar atrasado esta é a altura em que corro mais de seguida quase sem paragens, mas ao passar num supermercado tenho que parar e fazer um "abastecimento" de emergência que já estava a ficar esfomeado. Felizmente existem inúmeras fontes de água pela cidade, todas assinaladas como potaveis e todas marcadas no meu mapa, o que foi muito útil.

Regressei ao hotel quase 5h30 depois de ter saído (4h40 de tempo de corrida) e com quase 37km. Foi um bom treino longo mas o mais importante foi ter conhecido uma linda cidade de uma forma original.
Obviamente que levei a minha câmara e com ela fiz a minha 2ª tentativa de realizador de trazer por casa. Fica aqui o registo do "Mon parcours course à Genève"!


12 comentários:

  1. Gente rica é outra coisa! Só boa vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui a trabalho! :P O treino foi só um feliz aproveitamento de tempo!

      Eliminar
  2. Espectáculo. Tb gosto muito de Genebra...ainda esta semana estive lá, mas só de passagem...nunca lá tinha corrido lá...mas hoje corri pelas tuas palavras e pelo teu vídeo que está 5 estrelas (e a escolha musical tb está impecável).
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, a minha filha quando viu o video disse logo: Olhá papa é a musica que estás sempre a ouvir! :)
      Abraço.

      Eliminar
  3. Olha outro.... Mas isto agora é só treinos internacionais de "meter-nojo"?? :P
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Temos de aproveitar todas as oportunidades de colocar bandeirinhas de treinos no mapa mundo do Sport Tracker!
      Bjnhs e boas corridas!

      Eliminar
  4. Muito bom, deve ser uma cidade muito gira para se correr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso da cidade, só é pena o custo de vida ser completamente proibitivo...

      Eliminar
  5. Boas Rui,
    Cada momento da vida é para ser aproveitado da melhor maneira.
    bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! O tempo passa demasiado depressa para adiarmos o que nos deixa feliz.
      Boas corridas, Abraço.

      Eliminar
  6. O teu sorriso na "foto postal" diz tudo:)
    Abraços e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou uma grande foto! E uma grande história para contar às filhas.
      Boas corridas, abraço.

      Eliminar