quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A Vida, o Blog e a Maratona

Manter um blog é uma tarefa que consome muito tempo, principalmente para quem a vocação para escrever é algo duvidosa. Era algo que eu sabia desde praticamente o dia 1 do "Só mais um blog de Corrida" mas que se tornou enorme nos últimos tempos.

Não, isto não é um post de despedida, é assim mais um post de redimição. Pela primeira vez não consegui terminar um post em tempo útil e, associado ao facto de não ter participado em provas durante mais de um mês, levou a uma ausência demasiado prolongada.

A  verdade é que o tempo disponível diminuiu consideravelmente e entre treinar ou escrever acho que compreendem qual foi a opção. Embora as idas a Monsanto à Hora do Esquilo se tenham tornado mais difíceis, a verdade é que tenho corrido bastante, tendo inclusive batido em Agosto o meu record de km num único mês.

Alguns dos eventos a que fui mereciam posts para a posteridade mas já interiorizei que não vai acontecer.

Irá ficar por registar os épicos treinos na noite de Sintra com a malta do Trail da Salamandra e como fiz, já para lá da meia noite, o trilho das pontes sozinho depois de ter perdido contacto com o grupo da frente e não saber se vinha alguém atrás, certamente uma história para mais tarde recordar.
Trail da Salamandra LX - Mas que grande estreia na Salamandra! 26km em grande ritmo!
Ou a "Corrida à Sexta" por terras Algarvias onde fiz o Trail de Sta Catarina Fonte do Bispo. Mais uma corrida nocturna com malta muito divertida.
Corridas às Sextas - Trail de Sta Catarina Fonte do Bispo. 12km, 500m D+ a ritmo alucinante. Muito bom!
Também irá ficar por contar o dia em que depois do trabalho convenci a malta a ir para Monsanto correr pelos trilhos (achei o que percurso "Trepador" era um bom cartão de visita). E como ali algures a meio da subida do cozido cheguei a temer pela minha integridade física tal era o estado de espírito dos meus convivas.
Trail EO. Um treino diferente mas com muito bom espírito! 
Ou ainda o meu mini-trail pessoal na Madeira e como fiquei sequioso de correr "à séria" pelas veredas da ilha. E como ao regressar ao continente fui logo pesquisar o MIUT e depois de ler sobre o assunto achei que era "Trail" a mais para a minha camioneta.
O "meu urban trail no Funchal". O bichicho de correr pela Madeira cá ficou...
A palavra "MARATONA" não está no titulo deste post apenas para chamar à atenção. De facto no próximo domingo irei estar em Cascais para "tentar" completar aquela que será a minha segunda Maratona de estrada. E porque "tentar", porque ao contrário do ano passado, em que durante 4 meses vivi, sonhei, treinei, respirei Maratona, este ano a "preparação" não existiu.

Ponderei seriamente em escrever um post apenas sobre a minha "preparação", iria chamar-lhe "Como NÃO preparar uma Maratona" mas depois achei que bastaria colocar aqui neste os tópicos e assim, ter uma justificação para quando a Dª. Maratona não fizer prisioneiros...

Ponto 1: Não fazer um plano de treinos. 
Uma das partes mais exigentes da preparação é ter que seguir um plano de treino. Ter sempre aquela dor na consciência ao faltar a um treino ou ter que se levantar às 5 da manhã porque o plano diz para ir correr um longo. O melhor é mesmo nem fazer plano e correr o que bem me apetece. Correr com os amigos, correr em trilhos, correr quando posso e como me dá prazer.

Ponto 2: Não fazer treinos de séries.
Isso de correr séries doi muito. Só de pensar que tenho de ir correr séries dá-me logo uma soneira que nem o despertador me acorda. O melhor é mesmo ir correr com a malta em trilhos que é muito mais divertido.

Ponto 3: Não fazer treinos longos.
Longos exigem muito tempo, são uma seca e doem muito. Só de pensar que tenho de me levantar às 5h da manhã faz-me logo esquecer de ligar o despertador. Correr um par de horas por Monsanto deve fazer o mesmo efeito, certo? Para descargo de consciência ir correr 32km duas semanas antes só para ter a certeza que não me fico pelo Cais do Sodré.

Ponto 4: Não dizer a ninguém que vai correr outra Maratona.
Com uma preparação deste gabarito o melhor é nem dizer a ninguém para não me pressionar. Ao contrário do ano passado em que até o familiar do amigo do vizinho me tinha ouvido falar da Maratona, este ano, praticamente ninguém sabia. Até à Inês só lhe disse há poucas semanas o que correu muito bem! A minha esposa é um espectáculo e não se importou nada de ter de ficar com as duas pestes o dia inteiro enquanto eu me vou escalfar.

Ponto 5: Apesar dos pontos anteriores, planear um ritmo para a Maratona de forma a melhorar o tempo do ano passado em que se preparou durante 4 meses seguindo um rigoroso plano de treinos.
Porquê não sonhar? Se consigo manter esse ritmo confortavelmente basta multiplicar por 42, certo?

E pronto, termino este post com a promessa que no Domingo cá voltarei para contar o resultado da minha não preparação.

Vejam o comic completo em aqui. Vale mesmo a pena!

5 comentários:

  1. Olha...valeu a pena esperar este tempo todo para ler esta tua "posta", já me ri aqui a valer...tás bem disposto :) ....gostava de saber os pormenores das aventuras que mencionas logo de inicio, mas pronto guarda-as só para ti egoísta :P
    Quanto à Maratona, não acho que vás ter grandes dificuldades em terminar...os treinos em trilhos, as Ultras, etc, dão-nos uma resistência que nos permite encarar a Maratona com outra confiança...faze-lo a grandes ritmos é que já é outra história :) ....é isso que está a acontecer comigo...este ano já passei a distância da Maratona por 5 ou 6 vezes, com algum empeno, mas nada comparável quando andava apenas na estrada...
    Muita força para domingo, fico a torcer para que corra tudo bem e quem sabe, não possas tirar algum tempo ao tempo do ano passado.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Belo e divertido post. Valeu a espera do tempo que andaste fugido do blog.
    No meu caso, o familiar do amigo do vizinho, já sabe que vou correr a maratona. :)
    Força nisso para domingo e se me vires dá-me um empurraozinho, porque vou precisar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Deixa-te de merdas e bate lá o teu RP na Maratona! A preparação que tens feito nos trilhos vai ajudar-te. És capaz é de sofrer um pouco mais, mas vai ser mais saboroso! Um abraço e força

    ResponderEliminar
  4. Força para a Maratona! Um abraço
    (Também lá estarei para tentar a minha 3ª)

    ResponderEliminar