terça-feira, 27 de outubro de 2015

3ª Corrida Montepio - 25 Outubro 2015

Uma semana depois de ter feito a Maratona, onde retirei "apenas" 21' ao tempo do ano passado, o bom senso continuou na estratosfera e fui fazer mais uma prova de 10km. 

Como a maioria das corridas de 10km, também esta não estava propriamente no meu planeamento. Mas as razões para participar eram mais que muitas: o carácter solidário, o facto de (mais uma vez) poder disfarçar a coisa como uma actividade familiar, porque a equipa do Clube TAP ia participar e fundamentalmente porque desde as corridas de Setembro fiquei obcecado com os muito ansiados sub40...
A equipa do Clube TAP finalmente em foto!
Antes de correr a Maratona parecia muito boa a ideia ir tentar bater o RP dos 10km uma semana depois (só para lembrar que sou um optimista), a realidade é que embora tenha recuperado muito bem o desgaste de uma Maratona não passa em 7 dias...

Chegámos cedo ao Rossio, até porque a Margarida ia participar na Corrida dos Pelicas. Na realidade esta seria uma verdadeira actividade familiar. A Margarida nos Pelicas e nas actividades, eu nos 10km e a equipa Inês/Mafalda nos 5km carrinho de bebé!

O tempo estava chuvoso e embora a temperatura estivesse boa, antes de começarmos já estávamos todos ensopados.
Tudo pronto? Vamos lá!
O principal motivo que me levou a considerar o devaneio do ataque ao RP foi a ausência de desnível desta prova. Mas com as pernas ainda pesadas e o facto de, devido a uma confusão na inscrição, ter escrito no meu dorsal sub60, o que significava 2ª vaga e montanhas humanas a ultrapassar, as expectativas na linha de partida eram baixas.

Cerca de 5min depois da 1ª vaga de atletas ter saído (Elite, sub40 e sub50) lá foi dada a partida para o 2º grupo (sub60 e +60) onde eu me encontrava. Uma pequena nota só para dar os parabéns à HMS por mais esta inovação. Acho que funcionou muito bem e é definitivamente o caminho para este tipo de provas com milhares de atletas. Apenas penso existir um detalhe a melhorar, na meta devia existir um cronometro para cada vaga. Todos sabemos o poder dos segundos a passar na recta da meta.

Os primeiros metros ainda fui dentro do pelotão a tentar cuidadosamente ultrapassar devido ao piso escorregadio. Mas 150m a correr a 5'18/km deixaram-me num estado de nervos e frustração que não resisti e fui para o passeio. Com a adrenalina a bombear lá fui eu a assapar passeios da Rua do Ouro abaixo como se, efectivamente, tivesse roubado alguma coisa! Os 400m seguintes até à curva para a Praça do Município foram corridos a 3'45/km. Mas na curva o bom senso retornou e voltando para o alcatrão reduzi muito a velocidade, até porque vi pelo menos 2 atletas no chão... Mas a verdade é que o sprint permitiu-me ultrapassar o grosso do pelotão e a partir daí já consegui correr sem grandes desvios. Passa a primeira placa de km e o relógio apita 4:00, quase que pulava de alegria.
Sempre com cuidado nas curvas! (Foto mBm)
Obviamente que iria pagar o preço de tanta parvoíce e desde praticamente o 2km que me estava a custar manter o ritmo dentro dos 4'/km. A partir do 4km todas as células do meu corpo gritavam para que parasse. No 5km estava pronto para falecer. Quem já fez séries de 400m conhece a sensação naquela última série em que o coração parece querer sair e que o único pensamento é que só um louco se submete a tamanha tortura. Foi o que eu senti durante praticamente toda a prova. A sorte azar é que sou mais teimoso que uma porta e permaneci (é a minha palavra)! Felizmente as pulsações estavam no visor secundário do relógio e nem tive tempo de olhar porque caso contrário não teria continuado com a tortura. A média na prova foi de 182bpm, a média da 2ª metade foi de 187bpm...

Pouco oxigénio chegava ao cérebro mas quando passei no 7km  comecei a fazer contas. Já estava quase 10'' atrás do objectivo, pode não parecer muito mas para mim era uma enormidade e desanimou-me. O 8km foi o mais lento da prova e eu só já pensava: só falta sofrer 2kms, o último a adrenalina resolve.
Calçada? O que é isso? Sofrer? O que é isso? (Foto PortugalRunning)
E a verdade é que a passagem da placa do 9km devolve-me o animo e nem a horrível calçada na Ribeira das Naus me afecta. Avanço decidido e quando faço a cuidadosa curva para o Terreiro do Paço tudo se dissolve e arranco num sprint que nem eu sabia que ainda tinha. Foram 500m a 3:45 com uma média 190bpm. Nestes últimos metros, para não perder a concentração, nem olhei para o relógio e o contador da meta marcava o tempo da 1ª vaga pelo que não servia de referência, eram só as minhas pernas e a meta. 

Quando finalmente parei o relógio e vi 39:36 nem queria acreditar! Tinha conseguido! Sou SUB40! Talvez o objectivo em termos de corrida que durante mais tempo persegui! 
Até as pálpebras estavam cansadas.
Depois fui procurar a Inês e a Mafalda que tinham ido fazer os 5km da "caminhada" a correr e passei mais uma vez a meta com elas.

Acima de tudo, foi uma grande manhã em família, todos encharcadinhos. E pronto, agora posso deixar de "correr aquecimentos".
Foto molhada!

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Sílvio! Também já não deves estar muito longe! :)
      Abraço!

      Eliminar
  2. UAU! Sub 40min!!!!!
    Muitos parabéns Rui!
    E parabéns a toda a família :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa! Foram quase 4 anos desde que passei o sub45 e meti na cabeça o sub40.
      Bjnhs.

      Eliminar
  3. Eh lá!!!!!! SUB40?!?!?!?!?!? MUITOS PARABÉNS!!!!!

    Que espectáculo de tempo!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Bem!! Parabéns!!! E agora qual o prox obj? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! E antes demais bem vinda à comunidade de bloggers de corrida. ;)
      A próxima prova será a Maratona do Porto, mas será mais para gozar a vista. Depois irei voltar aos trilhos.
      Boas corridas.

      Eliminar
  5. Aquuuueeellllllllllaaaaaaaaaaa máquina!

    Muito bom, belo RP e ainda mais nessas condições!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! O comentário de um amigo quando viu o meu post foi: "Afinal na maratona foste a poupar", se calhar tem razão, ou então sou mesmo desprovido de bom senso. :)
      Abraço.

      Eliminar
  6. Parabéns Rui por este Sub40! Entraste num grupo onde só entram os melhores! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo! Agora só tenho de conseguir repetir a proeza para não ficar com a sensação que me infiltrei no grupo indevidamente! :)
      Abraço e até dia 8!

      Eliminar
  7. Espetacular!

    O meu grande objetivo dos 10kms também é ser sub40. Queria consegui-lo já em Dezembro na São Silvestre, mas deixa lá ver se é possivel.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Eduardo. Força ai no objectivo! Mas a SS de Lisboa é capaz de não ter o "perfil" adequado (muita gente + Marques) ;)
      Abraço!

      Eliminar
  8. Bloqueaste-me??? Já comentei por aqui ontem ... ;)
    Muitos parabéns ... tás uma maquina ... grande tempo, e apenas uma semana depois da Maratona ... fonix.
    Abraço e até dia 8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Carlos esses treinos de 30km a velocidades supersónicas andam a provocar-te alucinações... :P Eu nem tenho a supervisão dos comentários ligada!
      É verdade, há gente assim mesmo parva que bate RP na semana seguinte a uma Maratona... E depois anda a semana a coxear... Vamos ver como estou para a semana!
      Abraço.

      Eliminar