quinta-feira, 23 de maio de 2013

GP Porto Salvo - 19 Maio 2013

E após 16 horas de ter terminado o BES RUN CHALLENG3 em Sintra, estava novamente na linha de partida para mais uma prova a contar para o Troféu das Localidades de Oeiras. Desta vez em Porto Salvo organizada pelo Clube Recreativo Leões de Porto Salvo.
Com mural personalizado e tudo!
Felizmente esta prova, na escala das corridas do troféu, era relativamente "facil". Com cerca de 6km e 60 de ganho de elevação, com uma boa descida no início ("boa" no sentido que permite correr rápido ao contrário das descidas "más" em que temos de ir a travar) e obviamente uma equivalente "subidinha" nos últimos km's.

Mais uma vez tive o privilégio de ser acordado às 7 da manha pela pirralha e por isso chegámos relativamente cedo à zona da partida. Desta vez a organização proporcionou muita animação existindo inclusive actividades para as crianças (que a minha filha muito apreciou).

Duas Flores...

As várias corridas iam sendo efectuadas e entretanto tive o prazer de conhecer o João.

Seguindo o meu "guião" para estas provas, assim que chegou a primeira atleta da 4ª corrida comecei a fazer o meu aquecimento. Desta vez como estava fresco fiz um aquecimento mais longo e fui rolando, mas tanto rolei que às tantas estava meio perdido e fiquei com receio de não conseguir regressar à zona da partida a tempo. Felizmente fui dar ao percurso da prova e segui os atletas que ainda estavam a completar a 4ª corrida.

Para não me tornar muito repetitivo digamos apenas que por mais que me esforce nunca consigo partir no 1º terço do pelotão (mais ou menos onde me encontro na classificação geral) e acabo por sair quase no fim. O que me obriga a um esforço adicional nos primeiros metros (incluindo alguns exercícios de força de ombros). Mais uma vez tinha o meu grupo de apoio que me tirou outra fotografia profundamente artística...

Já descobriram onde estou? Ajuda: Sou o único atleta a acenar... O Meu relógio gostou da atenção.
Desta vez o plano era deixar as minhas pernas definir o ritmo, até porque estavam bastante desgastadas do dia anterior. Mas mais uma vez a adrenalina da partida e o facto do 1ºkm ser a descer levou a que fosse feito em 3'42. Obviamente que depois tive de reduzir e a subida no 5km foi um pesadelo. Desta vez o meu mantra era: "Mas porque raio é que eu me meto nestas coisas?"


O último km foi algo interessante. Só um aparte para quem não está familiarizado com a pontuação do troféu:  não são contabilizados os tempos efectuados mas posição do atleta no seu escalão, pelo que é habitual existirem grandes despiques na meta. Os primeiros 500m (do último km) eram uma descida com 20m de perca de elevação. Nesta descida e como estava em modo "poupança" sou ultrapassado por um atleta que seguia completamente descontrolado (com uma tshirt igual à minha). Mas mal acaba a subida o fulgor acaba.Os últimos 500km eram uma subida com os mesmos 20m de elevação. Eu acabo a descida e tento manter um ritmo forte, volto a ultrapassa-lo e nesse instante parece que ganha vida e tenta acompanhar-me. "Infelizmente" (para ele) a subida ainda tinha 500m e quebrou antes de chegar à meta.

Eu, o outro atleta e a Meta
Fiz os 5.8km em 25m38s (13.7km/h) o que resultou (mais uma vez...) no 26º lugar no escalão. Desta vez à chegada apenas houve a garrafa de água habitual e uma senha para o sorteio de uma bicicleta. No entanto os meus gémeos estavam a desistir de mim e acabei por me ir embora antes do sorteio.
A foto para a recordação.

E pronto, foi assim a minha estreia em correr 2 provas no mesmo fim de semana. E a minha mulher ainda diz que as corridas ditam a nossa vida... ;)

Um grande obrigado ao meu trio de apoio e à sua paciência para este meu hobbie estilo de vida.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente tempo! Ainda por cima com o empeno de Sintra do dia anterior.... Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio. Os meus gémeos "adoraram" o fim de semana. Esta semana tive de parar completamente com a corrida para os recuperar.

      Eliminar
  2. Parabéns por mais uma e foi um prazer conhecermo-nos

    Um abraço e até à próxima

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Rui!!! A minha neta está linda.

    ResponderEliminar