segunda-feira, 27 de maio de 2013

Perdido no Alentejo

(ou como fiz 18km "à força")

Este fim de semana tive de ir à terra. Como não consegui correr toda a semana devido a uma dor no gémeo esquerdo (fruto da "dobradinha" do fim de semana passado) decidi que iria correr no sábado de manhã.

O plano era acordar cedo, antes que o resto da família acordasse, e ir fazer um treininho rápido de 8km, só para testar o "hardware". Quando corro em Beja normalmente vou para a "variante", uma ciclovia que circunda a cidade. Mas desta vez, inspirado pelos vários relatos na blogosfera sobre trail, decidi ir correr pelo campo nos arredores de Beja.

No sábado, e após um par de minutos de discussão com as minhas pernas lá sai da cama. Desloco-me para o inicio do percurso e começo a ligar a "telemetria": Relógio, Check! Sensor FC, Check! Foot POD,Check!   MP3, Check! Endomondo, Check! Só na preparação começo logo a ficar cansado...

Uma das razões que me inibe de ir correr para o campo são os cães. Passo a explicar. Existem algumas casas ao longo dos caminhos rurais, e todos elas têm cães, enormes e que ao passarmos parecem ser possuídos pelo espírito de Cérbero. "Normalmente" os portões estão fechados mas tenho o trauma que de alguma forma se vão escapar e atacar-me (já me aconteceu, mas ia de bicicleta e consegui escapar só com uns arranhões).

Então um pouco receoso lá comecei a minha corrida. Mas passado os primeiros km já estava mais calmo e pude apreciar a paisagem e a tranquilidade da planície. Ainda era cedo e o ar estava fresco. Quando me lembrei que agora não posso "só" pensar na corrida, tenho de pensar também no meu blog! :) Por isso, pela 1ª vez, parei a meio de um treino para tirar uma foto!

A dicotomia cromática do trigo alentejano (artístico, não? ;))
E foi mais ou menos por aqui que tudo começou a sair do planeado. É muito giro ir ao google earth e planear o trajecto, mas in loco, com poucos pontos de referencia e com culturas diferentes da foto do google earth (o Alentejo está a transformar-se num olival intensivo...) não virei no sítio certo. Continuei em frente e quando comecei a perceber que pela distância percorrida já devia estar no sitio errado, em vez de voltar para trás continuei em frente: "Eventualmente há-de surgir um caminho para a esquerda...". E apareceu, mas já ia no 7km...

Acabei por ir parar a uma estrada de alcatrão que conhecia bem e lá consegui ver o castelo ao fundo.
O Castelo de Beja lá bem ao fundo...
Como se pode ver a estrada era muito estreita e sem qualquer berma, não me estava a sentir muito seguro com os carros a passar. Pelo que, num momento de estupidez insanidade vi um caminho mais ou menos na direcção que queria e decidi segui-lo. E assim continuei a admirar a fauna. Vi um par de lebres a fugir à minha frente, um milhafre a fazer uma picada e uma perdiz a voar. Os km's iam passando e comecei a ficar preocupado.  No 14km percebi que já tinha passado por alí! Estava a fazer o caminho inicial ao contrário. Comecei a fazer contas de cabeça e cheguei à conclusão que ainda tinha mais 4km pela frente.

A partir do 15km começou a custar. Já começava a fazer calor. O último km foi feito em sofrimento, por esta altura já nem os cães me preocupavam, só tinham um pensamento: "Tenho de continuar a correr para chegar a casa rapidamente para ver se não se zangam muito comigo por estar atrasado..."

Acabei por correr 18km em 1h31m, o treino mais longo que alguma vez fiz (sim, nem na preparação para a meia o fiz)! Mal tinha chegado ao carro tocou o telemóvel. Era a minha mulher preocupada a saber por onde andava.


Notas finais. Foi algo estúpido meter-me sozinho por caminhos que não conhecia e ainda por cima sem levar água ou mantimentos (se bem que estava relativamente perto da cidade). Mas foi um dos melhores treinos dos últimos tempos. Mal posso esperar por fazer um trail a sério!


10 comentários:

  1. Boa! Ganhaste um rico e longo treino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E bem rico que ele foi! Ontem parecia que tinha sido atropelado por um tractor!

      Eliminar
  2. Um bom treino! E se os cães se soltassem seria uma óptima oportunidade de treinar séries ou sprint(estou a brincar, naturalmente..)!! Quando sei que vou passar em aldeias com fortes probabilidades de haverem cães pela rua, costumo levar comigo um apito ultrasónico que, teóricamente espanta os bichos, embora não seja garantido que todos sejam sensiveis à frequência do som do apito. Caso não resulte, resta correr com toda a força e ver quem é que desiste primeiro... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Séries, muito boa! Não tinha pensado nessa perspectiva! :) Ver quem desiste primeiro foi a técnica que utilizei na outra vez, mas ia de bicicleta...Tenho de pesquisar esses apitos.

      Eliminar
  3. Belo treino. Mas ficou a faltar levares o telemóvel. É indispensável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu levava o telemóvel com o GPS activo e tudo! Mas não me lembrei de olhar para o percurso registado a não ser no fim... Sou distraído mas não sou (totalmente) imprudente. :)

      Eliminar
  4. Ora boas Rui, bem bom esse "treininho"...já me aconteceram enganos destes muitas vezes, acabando por fazer mais kms do que inicialmente previsto...sabes o que disse Kilian Jornet, quando bateu o record de subida a uma montanha qualquer na Grécia (não me lembro agora do nome), mesmo tendo-se enganado no percurso e por isso ter feito uma distância mais longa? .... qualquer coisa do tipo ...."fixe...assim corri mais uns kms". É esse o espirito.
    Eu quando me aventuro por zonas que não conheço bem, nunca saio sem qualquer coisa para beber e telemóvel (e já agora papel higiénico :D). Inscreve-te numa prova de Trail - vais adorar!!!
    Aquele abraço e força aí nas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, obrigado pelas dicas. O papel higiénico é uma excelente ideia! E sim, com esta aventura aprendi que levar água é obrigatório. Em relação à prova de trail, está nos meus planos lá para depois do verão, talvez a Corrida do Monge. Até lá já tenho a "agenda" demasiado preenchida, do ponto de vista da minha mulher :) com provas de estrada. Boas corridas!

      Eliminar
  5. Boas Rui. Ao ler o seu texto fez-me lembrar uma aventura semelhante que tive precisamente nesse caminho. Só que eu fui ter até Beringel e depois voltei para Beja pela estrada. É natural de Beja? Actualmente eu estudo em Lisboa ( vivo em São Marcos) mas os meus pais vivem em Beja e sempre que os vou visitar tenho uma aventura deste género. Só que corro sempre sozinho e assim não tem tanta graça. Com que frequência vai a Beja? Depois temos que combinar umas corridinhas. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola André. Sim sou natural de Beja mas já estou a viver em Oeiras há alguns anos. Actualmente só vou a Beja muito esporadicamente (já lá vão os tempos de estudante em que ia todos os fds a "casa"). Numa próxima oportunidade terei todo o gosto de combinar uma corrida, correr acompanhado é muito mais divertido! Abraço.

      Eliminar