terça-feira, 23 de julho de 2013

A Maratona e os treinos

Quando comecei o blog não estava a pensar escrever sobre os meus treinos, mas também não estava a treinar para a Maratona. Nas próximas semanas (ver o contador à direita) até à Maratona a minha participação em provas irá ser muito diminuta e portanto os potenciais posts também seriam diminutos. Por outro lado o planeamento, preparação e execução dos treinos têm sido tão entusiasmantes que decidi alterar a "politica de publicação" aqui no estaminé e falar nos meus treinos das últimas semanas.

No passado sábado completei a 5ª semana do meu plano de preparação. Até agora tenho conseguido cumprir os 4 treinos semanais de corrida (mais os treinos de ginásio) no seguinte ciclo:

Domingo: Descanso
Segunda: IndoorCycling
Terça: Corrida (Séries) + Musculação
Quarta: Corrida (Recuperação)
Quinta: Corrida (Médio-Longo Ritmo)
Sexta: Pilates
Sábado: Treino Longo

Como só tenho tempo de treinar logo de manhã, tenho mantido a minha rotina de ir todos os dias bem cedinho para o ginásio (porque fica à porta do meu trabalho e antes das 7h a 2ª circular ainda é transitável), com a diferença que nos dias de corrida venho para a rua. Ao principio o pessoal pensava que eu era um pouco estranho, chegava ao ginásio, deixava o saco e ia para a rua correr só voltando para o banho. Agora acho que já se habituaram.

A verdade é que estas corridas entre o aeroporto e o Parque das Nações têm sido muito agradáveis e o único senão é ter sempre a pressão do tempo para não chegar depois das 9h ao trabalho. A avenida de Berlim custa um pouco, por causa dos carros e dos semáforos (o facto de ser uma subida de quase 3km no final do treino também não ajuda) mas vale a pena para poder desfrutar o amanhecer junto ao Tejo. Este é o log do treino da passada quinta-feira: 18km ritmo.


Quando lia sobre a preparação para a Maratona havia um ponto comum a grande parte dos relatos, as dificuldades dos treinos longos. No entanto, para mim, esses têm sido os melhores treinos. Desde o planeamento do percurso (para acertar nos km certos), passado pela preparação na véspera dos abastecimentos e finalizando na corrida em si. Os últimos 2 foram feitos sozinho e foram muito bons. Praticamente desde que comecei a correr o meu objetivo sempre foi a velocidade, fazer os 10km mais rápido, com o coração sempre no "redline". Nestes treinos longos a pulsação mal passa dos 65% e permite-me desfrutar o momento.

Por uma questão mais logística (sair e chegar a correr de casa) do que estratégica (efectivamente irá ser o inicio do percurso da Maratona) tenho feito estes treinos entre Oeiras e Cascais. Adoro ir correr e ter o passeio marítimo praticamente só para mim. É uma sensação de liberdade incrível ir a correr a um sitio onde antes só ia de carro. Tenho sentido-me muito bem durante a corrida e no final fico com a sensação que podia continuar mais uns km's. E mesmo depois embora com as pernas um pouco doridas não fico prostrado (como aconteceu no final das meias que já fiz). Este foi o meu treino de Sábado.


Em conclusão, estou super entusiasmado (ou com a "pancada" da Maratona como a minha mulher carinhosamente se refere). Para motivação até comecei a ler "Nascidos para Correr" mas isso fica para outro post.

16 comentários:

  1. É uma pancada que dá bem forte! Mas que nos muda ao cortarmos aquela meta :)

    Força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, agora é continuar a preparação e confiar que nos levará ao Parque das Nações! Bons treinos!

      Eliminar
  2. Força Rui! Mostra a raça alentejana! 1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo de volta! Podemos ter a "fama" de fazer tudo devagar mas pelo menos temos uma propensão para a resistência ao calor! Quando voltar de férias temos de combinar outro treino! Um abraço!

      Eliminar
  3. Rui, estou a ler esse livro. Estou a gostar assim-assim. Para motivação não acho que seja o melhor livro. É um bom livro para problematizar algumas coisas, para nos fazer reflectir sobre outras... Mas para motivação...

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que ainda estou muito no inicio e ao ritmo a que estou a ler acho que a maratona irá terminar primeiro. Tenho de ver se aproveito as férias para dar um avanço. Também comprei o do Kílian Jornet que é capaz de ser mais motivacional.
      Boas corridas (preferencialmente em terra para preparar para o dia 17 ;)!

      Eliminar
  4. Somos todos diferentes por isso o facto de ser comum nos relatos de Maratonista, a dificuldade dos treinos longos, parece que isso não se aplica a si, no entanto, no meu caso pessoal, quando também contribuo para essa maioria e afirmar que tenho algumas dificuldades nos treinos longos, não me refiro propriamente a 18 km (não sei se já fez maiores), mas sim quando o treino deve ter por exemplo 28 km, 30 km, 32 km ou 34 km, distâncias em treino que considero necessárias na preparração de uma Maratona.

    No meu caso, as dificuldades são mais a nível psíquico que outra coisa. A motivação para me manter tanto tempo em corrida contínua em treino, a dificuldade de ter companhia com o mesmo objectivo (e ritmo) e também são-me difíceis pelo tempo dispendido neles e que sempre tenho de roubar à família e a outras actividades também importantes e necessárias. Daí a preparação de uma Maratona, para mim, é precisamente o que é de facto difícil. Depois, se a prepração foi adequada, a Maratona é canja (quase). Isto aplica-se a pessoas que farão a Maratona com o mesmo objectivo com que eu sempre as fiz: corrẽ-las com muito prazer e chegar ao fim. Se falarmos em objectivos em termos de tempos, então a conversa já será outra.

    Bons treinos.

    Está a treinar para Lisboa, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, eu não estava a fazer um louvor aos treinos sozinhos, antes pelo contrário, o meu 1º treino longo foi com companhia e foi de longe o mais agradável. A ideia que eu queria passar era que os treinos longos sozinho não estavam a ser tão "maus" como estava à espera. Se bem que só no proximo é que chegarei aos 28km... E sim, estou a treinar para 6 Outubro.

      Boas corridas!

      Eliminar
  5. Bons treinos para a maratona!
    Penso que vais conseguir um bom tempo, pelos tempos que tens conseguido em treinos(abaixo das 3h30 ou até das 3h15)!
    Ainda falta muito tempo e tens a grande virtude de ser metódico e disciplinado, por isso vai ser um sucesso!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Quando coloquei os meus tempos da meia e dos 10km no MyAsics, este profetizou o tempo de 3h30 para a maratona. No entanto, e como é a primeira, estou a planear fazer mais perto das 4h. Vamos ver como corre o resto da preparação.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Força nesses treinos Rui!
    Quando o bichinho da maratona nos ataca, nunca mais nos larga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa, agora é sempre em contagem decrescente até dia 6/10! Bons Treinos!

      Eliminar
  7. Olá Rui, obrigado por partilhares informação sobre os teus treinos - é que podemos aprender uns com os outros, além de servir de motivação - eu acho importante.
    Neste momento estou a preparar uma Meia Maratona, plano esse que serve como base para a Maratona do Porto a 3 de Novembro. Os nossos planos são parecidos, 1x series, 1x ritmado e 1x longo..+ treinos a rolar...a diferença é que eu faço em média 5 treinos por semana mas apenas faço corrida - devia fazer musculação, mas não arranjo motivação para isso.
    Não acho que essa subida de 3km no final seja má....subidas dão força e resistência...eu tenho "sorte" de só ter sobe e desce (e algum bem acentuado) na minha zona.
    Quanto aos treinos longos, percebo o teu ponto de vista...tb gosto de fazer treinos sozinho, eu e os meus pensamentos. Mas gosto mais de os fazer com companhia....treina-se na mesma e o tempo passa (quase) a voar. O problema muitas vezes é o grupo ter mais ou menos o mesmo nível. Pronto...acho que já me alonguei demais...mas isto das Maratonas entusiasma...
    Continua assim motivado (vais ter semanas em que não apetece, mas é forcar um bocadinho que a motivação volta num instantinho) - boa sorte e continua a partilhar as tuas experiências.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos pelo teu comentário. No Sábado podemos trocar mais dicas ;) Um Abraço.

      Eliminar
  8. Conheço bem a Av. Berlim! Não é muito inclinada, mas é looooonga! :)
    Eu cá gosto de ler sobre os treinos dos outros, é sempre uma partilha útil, mesmo que não estejamos no mesmo nível de preparação.

    Continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute, eu sei que a definição de íngreme é diferente para a malta dos trails :P mas o troço entre o P.Vale do Silencio e a 2ª circular parece-me bem inclinado! Boas corridas!

      Eliminar