quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Murphy’s Law

Na terça-feira acordei super bem disposto. Era dia de treino de corrida e a menos de duas semanas da Maratona era tempo de começar a reduzir na intensidade. Tinha pensado ficar no ginásio e fazer um fartlek na passadeira, mas estava uma manhã tão bonita e com a ameaça de chuva para o fim da semana achei que devia aproveitar a rua.

Já algumas vezes tinha passado no Parque do Vale do Silêncio, mas desta vez decidi fazer um treino exclusivamente no local. Quem conhece o parque sabe que a volta do caminho principal é uma autêntica montanha russa! E viva as Rampas! A ideia era fazer 5 voltas ao parque e depois regressar ao clube. O problema é que uma das extremidades do parque termina numa escadaria o que é algo chato, pelo que decidi ignorar as escadas e contornar o quarteirão adjacente (o hospital do SAMS) pelo passeio para as evitar.

O treino estava a correr muito bem, bom ritmo com poucas quebras nas subidas e as rampas a fazerem o seu trabalho a nível cardio.

E agora a razão do titulo. Na última volta, já no ponto de retorno, na zona do hospital a correr no passeio, para me desviar de um senhor com uma criança coloco mal o pé e faço um entorse feio. Só não fui parar ao chão porque me consegui agarrar a um sinal de trânsito. Não consegui continuar. Vi a maratona a ir pelo ar e vieram-me lágrimas aos olhos (e não foi pela dor).

Este ano já tinha torcido este mesmo pé duas vezes, com a diferença que das outras vezes tinha conseguido continuar a correr e após a corrida com um pouco de gelo tinha ficado bem. Desta vez foi um pouco mais agressivo, e após o treino não conseguia andar sem coxear e à noite estava bastante inchado.

Tenho feito gelo e massajado com Voltaren e hoje praticamente não tive dores. Acho que já daria para correr, mas vou ficar bem quietinho (pelo menos até Domingo) para ver se recupero. Agora o problema é saber se ficará suficientemente bem para aguentar a Maratona, e também o facto de não treinar o que é um problema quer físico como psicológico (acho que estou a ficar um pouco “agarrado” e nos dias em que não treino sinto-me mal disposto e quase consigo sentir a cintura a alargar…).

Já estive mais pessimista, agora só me resta esperar e ver como estou em 9 dias.

14 comentários:

  1. Olá Rui

    Espero que isso não passe dum susto (não há preparação de Maratona sem sustos).
    A falta que o treino te irá provocar é apenas a nível psicológico. O trabalho físico está feito portanto agora é teres muita paciência e não cederes à tentação de ir correr cedo demais para deixar a coisa consolidar.

    FORÇA!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João. Hoje foi efectivamente um dia dificil, acho que já conseguia correr, mas tive de me conter para dar mais uns dias para o pé recuperar.
      Um Abraço.

      Eliminar
  2. Gelo, descanso, colocar o pé elevado e massagens. Tenta arranjar um pé elástico para estabilizar o pé. As melhoras! um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio. Não me lembrei do pé elástico, tenho de ver se encontro um que comprei à uns tempos.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. O João e o Sílvio já disseram praticamente tudo. O treino físico está feito, por isso, o melhor a fazer agora é dar descanso ao pé para recuperar. Se calhar mesmo para a prova o uso de pé elástico é de considerar porque vai ser um esforço grande para uma zona que ainda pode estar fragilizada.
    Abraço e rápida recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago. Não tinha pensado na hipotese de levar um pé elastico para a corrida. Tenho de ir investigar!
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Rui, é pena esse percalço, não posso dar conselhos porque não entendo do assunto mas já conheço a tua capacidade de recuperação e faço fé nela. Não te iludas porque certamente vais ter que suar com o Sol previsto para o dia da prova. Talvez esse percalço tenha sido a forma de te fazer abrandar na altura certa. Eu desde Domingo ainda não voltei a correr. Talvez hoje um pouco. Abraço e melhoras. Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fernando. Vamos lá ver se consigo mesmo recuperar, mas pelo menos assim tão tenho a tentação de não abrandar neste últimos dias. Depois do treino de Domingo acho que estas em excelente condição de terminar a Maratona!
      Um grande Abraço.

      Eliminar
  5. Oi Rui, espero que já esteja se sentindo melhor e que a dor tenha te abandonado completamente e já tenha retornado os treinos de corrida.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ju. Já estou melhor e praticamente não tenho incomodo no dia a dia, mas estou com receio que tenha ficado com o pé fragilizado para aguentar com a Maratona... Vamos ver...
      Bjnhs.

      Eliminar
  6. Olá Rui, não há-de ser nada isso do pé. Tem calma, o treino tá feito. Já corri uma vez com um pé elástico e senti-me bem. Tenho a certeza que domingo dia 6 entrarás no clube dos maratonistas.
    Abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos. Ontem fui finalmente fazer um treino levezinho e correu bem. Eu quero muito acreditar que vai ser possível mas a menos de uma semana começam a aparecer as borboletas na barriga...
      Boas Corridas!

      Eliminar
  7. Força Rui! Estamos a torcer pelas tuas melhoras e por uma excelente prova no dia 6 :)

    (já pensas-te em analisar a passada e verificar se as sapatilhas sao as mais indicadas? nós fizemo-lo em Lisboa e ficamos boaquiabertos :P )


    Até já e boas corridas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Ainda nunca fiz uma análise "profissional" mas a escolha de sapatilhas foi feita com muito atenção e notei uma grande diferença quando mudei para umas com mais suporte (tenho tendência para pronadar). Mas se calhar vou aproveitar a feira da maratona para fazer essa análise mais pro.
      Boas corridas, Bjnhs.

      Eliminar